FORMAÇÃO, PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RECORTE DOS 30 ANOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA UEPB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEMOS, Elaine MELO DE BRITO COSTA
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/251
Resumo: A reflexão sobre formação, pesquisa e pós-graduação tem como eixo inspirador os 30 anos de criação do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba, em que nuances da minha trajetória profissional e acadêmica desde a formação são trazidas como pano de fundo para aproximar a leitura, especialmente de estudantes da área, vislumbrando a possibilidade de desmistificar a pesquisa, ainda em sua formação, transcendendo a visão utilitarista para conclusão de curso, mas encantando-se pelos questionamentos que ela proporciona na formação do sujeito-ético. Dentre outros desafios e perspectivas dessa reflexão na tríade formação, pesquisa e pós-graduação destacamos ainda que as universidades possam criar e intensificar seus investimentos no âmbito da pesquisa, criando uma política seja através de seus próprios programas além de parcerias com outros órgãos de fomento; os professores entendam a pesquisa também em seu cotidiano de sala de aula e possam formar grupos de pesquisa, cujas produções poderão consolidar as linhas de pesquisa e, posteriormente, desdobrá-las em cursos de pós-graduação; a CAPES possa se tornar mais sensível a especificidade de cada área de conhecimento e região do país, no sentido de descentralizar a pós-graduação do eixo sul e sudeste, como também compreender a Educação Física não somente pelo viés da saúde.
id IFRN-3_9c933a8ab4a577dda6856b0a9862a7c4
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/251
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO, PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RECORTE DOS 30 ANOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA UEPB.A reflexão sobre formação, pesquisa e pós-graduação tem como eixo inspirador os 30 anos de criação do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba, em que nuances da minha trajetória profissional e acadêmica desde a formação são trazidas como pano de fundo para aproximar a leitura, especialmente de estudantes da área, vislumbrando a possibilidade de desmistificar a pesquisa, ainda em sua formação, transcendendo a visão utilitarista para conclusão de curso, mas encantando-se pelos questionamentos que ela proporciona na formação do sujeito-ético. Dentre outros desafios e perspectivas dessa reflexão na tríade formação, pesquisa e pós-graduação destacamos ainda que as universidades possam criar e intensificar seus investimentos no âmbito da pesquisa, criando uma política seja através de seus próprios programas além de parcerias com outros órgãos de fomento; os professores entendam a pesquisa também em seu cotidiano de sala de aula e possam formar grupos de pesquisa, cujas produções poderão consolidar as linhas de pesquisa e, posteriormente, desdobrá-las em cursos de pós-graduação; a CAPES possa se tornar mais sensível a especificidade de cada área de conhecimento e região do país, no sentido de descentralizar a pós-graduação do eixo sul e sudeste, como também compreender a Educação Física não somente pelo viés da saúde.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2009-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/25110.15628/holos.2009.251HOLOS; v. 1 (2009); 17-231807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/251/182Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessLEMOS, Elaine MELO DE BRITO COSTA2022-05-01T20:49:48Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/251Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:49:48Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO, PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RECORTE DOS 30 ANOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA UEPB.
title FORMAÇÃO, PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RECORTE DOS 30 ANOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA UEPB.
spellingShingle FORMAÇÃO, PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RECORTE DOS 30 ANOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA UEPB.
LEMOS, Elaine MELO DE BRITO COSTA
title_short FORMAÇÃO, PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RECORTE DOS 30 ANOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA UEPB.
title_full FORMAÇÃO, PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RECORTE DOS 30 ANOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA UEPB.
title_fullStr FORMAÇÃO, PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RECORTE DOS 30 ANOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA UEPB.
title_full_unstemmed FORMAÇÃO, PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RECORTE DOS 30 ANOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA UEPB.
title_sort FORMAÇÃO, PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RECORTE DOS 30 ANOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA UEPB.
author LEMOS, Elaine MELO DE BRITO COSTA
author_facet LEMOS, Elaine MELO DE BRITO COSTA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LEMOS, Elaine MELO DE BRITO COSTA
description A reflexão sobre formação, pesquisa e pós-graduação tem como eixo inspirador os 30 anos de criação do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba, em que nuances da minha trajetória profissional e acadêmica desde a formação são trazidas como pano de fundo para aproximar a leitura, especialmente de estudantes da área, vislumbrando a possibilidade de desmistificar a pesquisa, ainda em sua formação, transcendendo a visão utilitarista para conclusão de curso, mas encantando-se pelos questionamentos que ela proporciona na formação do sujeito-ético. Dentre outros desafios e perspectivas dessa reflexão na tríade formação, pesquisa e pós-graduação destacamos ainda que as universidades possam criar e intensificar seus investimentos no âmbito da pesquisa, criando uma política seja através de seus próprios programas além de parcerias com outros órgãos de fomento; os professores entendam a pesquisa também em seu cotidiano de sala de aula e possam formar grupos de pesquisa, cujas produções poderão consolidar as linhas de pesquisa e, posteriormente, desdobrá-las em cursos de pós-graduação; a CAPES possa se tornar mais sensível a especificidade de cada área de conhecimento e região do país, no sentido de descentralizar a pós-graduação do eixo sul e sudeste, como também compreender a Educação Física não somente pelo viés da saúde.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/251
10.15628/holos.2009.251
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/251
identifier_str_mv 10.15628/holos.2009.251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/251/182
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 1 (2009); 17-23
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951617633976320