A formação de professores no curso educação física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB): concepções basilares.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTANA, Valesca Daniele de Almeida.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36241
Resumo: Esse estudo tem como objeto a formação de professores, mais especificamente, a formação de professores de Educação Física, pelo curso de igual nome da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), objetivando investigar a(as) orientação(ões) epistemológica(s) basilares do referido Curso. A pesquisa adota o referencial teórico-metodológico o materialismo histórico dialético e o procedimento da análise documental. Os principais documentos escolhidos para essa análise foram a Resolução n° 7, de 31 de março de 2004, do Conselho Nacional de Educação (CNE), a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, o Parecer do Conselho Nacional de Educação e Conselho de Educação Superior (CNE/CES) nº 400/2005, o Parecer CNE/CES nº 255/2012, a Resolução Conselho Federal de Educação Física nº 94/2005, o Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Educação Física da UEPB (2007) e Projeto Pedagógico de Curso de Licenciatura em Educação Física da UEPB (2016). Aponta, como principais resultados, que o curso de Licenciatura em Educação Física da UEPB tem sua formação ligada à herança das raízes europeias da Educação Física, pautadas na abordagem positivista da ciência, do que resulta a ênfase em gestos automatizados e mecânicos, com o objetivo de formar corpos saudáveis que possam melhorar a produtividade do trabalhador.
id UFCG_ed7cf4cae0c2c11ad1ab670d5de7be7a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36241
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A formação de professores no curso educação física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB): concepções basilares.Teacher training in the physical education course at the University State of Paraíba (UEPB): basic concepts.Formación docente en la carrera de educación física de la Universidad Estado de Paraíba (UEPB): conceptos básicos.Formação de professoresConcepções epistemológicasPhysical education courseTeacher trainingConceptions epistemologicaFormación de profesoresCurso de educación físicaConcepciones epistemológicoCurso de educaçãoEducaçãoEsse estudo tem como objeto a formação de professores, mais especificamente, a formação de professores de Educação Física, pelo curso de igual nome da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), objetivando investigar a(as) orientação(ões) epistemológica(s) basilares do referido Curso. A pesquisa adota o referencial teórico-metodológico o materialismo histórico dialético e o procedimento da análise documental. Os principais documentos escolhidos para essa análise foram a Resolução n° 7, de 31 de março de 2004, do Conselho Nacional de Educação (CNE), a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, o Parecer do Conselho Nacional de Educação e Conselho de Educação Superior (CNE/CES) nº 400/2005, o Parecer CNE/CES nº 255/2012, a Resolução Conselho Federal de Educação Física nº 94/2005, o Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Educação Física da UEPB (2007) e Projeto Pedagógico de Curso de Licenciatura em Educação Física da UEPB (2016). Aponta, como principais resultados, que o curso de Licenciatura em Educação Física da UEPB tem sua formação ligada à herança das raízes europeias da Educação Física, pautadas na abordagem positivista da ciência, do que resulta a ênfase em gestos automatizados e mecânicos, com o objetivo de formar corpos saudáveis que possam melhorar a produtividade do trabalhador.The present study has as its objective the training of teachers, specifically, the training of Physical Education teachers, through the course of the same name at the Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), aiming to investigate the basic epistemological orientations of the aforementioned Course. The research adopts the theoretical-methodological framework of dialectical historical materialism and the document analysis procedure. The main documents chosen for this analysis were Resolution No. 7, of March 31, 2004, of the National Council of Education (CNE), Resolution No. 2, of July 1, 2015, the Opinion of the National Council of Education and Higher Council of Education (CNE/CES) nº 400/2005, CNE/CES Opinion nº 255/2012, Resolution Federal Council of Physical Education nº 94/2005, the Pedagogical Political Project of the Degree in Physical Education course at UEPB (2007) and Pedagogical Project for the Degree Course in Physical Education at UEPB (2016). It identifies, as main results, that the Degree in Physical Education course at UEPB has its training linked to the heritage of the European roots of Physical Education, based on the positivist approach to science, resulting in an emphasis on automated and mechanical gestures, with the objective to form healthy bodies that can improve worker productivity.Este estudio tiene como objetivo la formación del profesorado, más concretamente, el formación de profesores de Educación Física, a través del curso del mismo nombre en la Universidad Estadual de Paraíba (UEPB), con el objetivo de investigar la orientaciones epistemológicas básicas del citado Curso. La investigación adopta la marco teórico-metodológico, el materialismo histórico dialéctico y el procedimiento análisis de documentos. Los principales documentos elegidos para este análisis fueron Resolución No. 7, de 31 de marzo de 2004, del Consejo Nacional de Educación (CNE), Resolución No. 2, de 1 de julio de 2015, el Dictamen del Consejo Nacional de Consejo de Educación y Educación Superior (CNE/CES) nº 400/2005, el Dictamen CNE/CES nº 255/2012, Resolución Consejo Federal de Educación Física nº 94/2005, Proyecto Político Pedagógico de la Licenciatura en Educación Física de la UEPB (2007) y Proyecto Pedagógico para la Licenciatura en Educación Física de UEPB (2016). Señala, como principales resultados, que la Licenciatura en La Educación Física en la UEPB tiene su formación ligada a la herencia de raíces europeas de Educación Física, basado en el enfoque positivista de la ciencia, dando como resultado énfasis en gestos automatizados y mecánicos, con el objetivo de formar cuerpos que pueden mejorar la productividad de los trabajadores.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFCGRODRIGUES, Melânia Mendonça.RODRIGUES, M. M.http://lattes.cnpq.br/6786946916201689LIMA, Niedja Maria Ferreira de.LIMA, N. M. F.http://lattes.cnpq.br/1022078411182508FERREIRA, José Luiz.FERREIRA, José Luiz.http://lattes.cnpq.br/2532903444034533SANTANA, Valesca Daniele de Almeida.2023-03-232024-06-21T14:56:51Z2024-06-212024-06-21T14:56:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36241SANTANA, Valesca Daniele de Almeida. A formação de professores no Curso Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB): concepções basilares. 2032. 117 fl. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36241porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-26T16:44:40Zoai:localhost:riufcg/36241Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-26T16:44:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores no curso educação física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB): concepções basilares.
Teacher training in the physical education course at the University State of Paraíba (UEPB): basic concepts.
Formación docente en la carrera de educación física de la Universidad Estado de Paraíba (UEPB): conceptos básicos.
title A formação de professores no curso educação física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB): concepções basilares.
spellingShingle A formação de professores no curso educação física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB): concepções basilares.
SANTANA, Valesca Daniele de Almeida.
Formação de professores
Concepções epistemológicas
Physical education course
Teacher training
Conceptions epistemologica
Formación de profesores
Curso de educación física
Concepciones epistemológico
Curso de educação
Educação
title_short A formação de professores no curso educação física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB): concepções basilares.
title_full A formação de professores no curso educação física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB): concepções basilares.
title_fullStr A formação de professores no curso educação física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB): concepções basilares.
title_full_unstemmed A formação de professores no curso educação física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB): concepções basilares.
title_sort A formação de professores no curso educação física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB): concepções basilares.
author SANTANA, Valesca Daniele de Almeida.
author_facet SANTANA, Valesca Daniele de Almeida.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RODRIGUES, Melânia Mendonça.
RODRIGUES, M. M.
http://lattes.cnpq.br/6786946916201689
LIMA, Niedja Maria Ferreira de.
LIMA, N. M. F.
http://lattes.cnpq.br/1022078411182508
FERREIRA, José Luiz.
FERREIRA, José Luiz.
http://lattes.cnpq.br/2532903444034533
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTANA, Valesca Daniele de Almeida.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Concepções epistemológicas
Physical education course
Teacher training
Conceptions epistemologica
Formación de profesores
Curso de educación física
Concepciones epistemológico
Curso de educação
Educação
topic Formação de professores
Concepções epistemológicas
Physical education course
Teacher training
Conceptions epistemologica
Formación de profesores
Curso de educación física
Concepciones epistemológico
Curso de educação
Educação
description Esse estudo tem como objeto a formação de professores, mais especificamente, a formação de professores de Educação Física, pelo curso de igual nome da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), objetivando investigar a(as) orientação(ões) epistemológica(s) basilares do referido Curso. A pesquisa adota o referencial teórico-metodológico o materialismo histórico dialético e o procedimento da análise documental. Os principais documentos escolhidos para essa análise foram a Resolução n° 7, de 31 de março de 2004, do Conselho Nacional de Educação (CNE), a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, o Parecer do Conselho Nacional de Educação e Conselho de Educação Superior (CNE/CES) nº 400/2005, o Parecer CNE/CES nº 255/2012, a Resolução Conselho Federal de Educação Física nº 94/2005, o Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Educação Física da UEPB (2007) e Projeto Pedagógico de Curso de Licenciatura em Educação Física da UEPB (2016). Aponta, como principais resultados, que o curso de Licenciatura em Educação Física da UEPB tem sua formação ligada à herança das raízes europeias da Educação Física, pautadas na abordagem positivista da ciência, do que resulta a ênfase em gestos automatizados e mecânicos, com o objetivo de formar corpos saudáveis que possam melhorar a produtividade do trabalhador.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-23
2024-06-21T14:56:51Z
2024-06-21
2024-06-21T14:56:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36241
SANTANA, Valesca Daniele de Almeida. A formação de professores no Curso Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB): concepções basilares. 2032. 117 fl. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36241
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36241
identifier_str_mv SANTANA, Valesca Daniele de Almeida. A formação de professores no Curso Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB): concepções basilares. 2032. 117 fl. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744626161025024