PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES COM A INSERÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO UTILIZANDO A TEMÁTICA SABÃO ECOLÓGICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas Filho, Francisco Ferreira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Costa, André Santos da, Silva, Gilberlândio nunes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4714
Resumo: Atualmente as práticas experimentais no ensino de Química se tornaram uma ferramenta essencial para o processo de ensino e aprendizagem. Neste caso, analiza- se que é indispensável a existência de um laboratório nas escolas, para a realização de experimentos, o que não impossibilita a prática destes, uma vez que, é possível trabalhar com outros espaços dentre eles, a sala de aula. A Química pode ser trabalhada com materiais alternativos que estão presentes no cotidiano que são de baixo custo. Neste contexto, o estudo aborda a temática sabão ecológico, obtido com óleo de frituras nas aulas de Química seguindo uma proposta didática implementada numa escola pública de ensino médio do Município de Arara- PB, trabalhando os conceitos de funções orgânicas. As atividades desenvolvidas incluíram exposição de conceitos, aplicação de questionários, atividade experimental, além de resolução de questões de vestibulares/ ENEM referentes ao assunto. Os resultados evidenciaram que a temática sabão ecológico contribuiu para melhor compreensão de conceitos químicos abordados por parte dos alunos, inclusive, desmistificou com base no conhecimento científico, algumas concepções em relação à formação de espuma, à presença de bases na fabricação do sabão e a influência do pH sobre as mãos. Destarte, o tema favoreceu resgatar a cultura de outrora do aproveitamento de gorduras animais e cinzas de fogão a lenha para a produção do sabão que era utilizado no uso doméstico pelos nordestinos para lacrar silos de armazenamento de cereais, contribuído assim, para a conscientização ambiental.Palavras-chave: Sabão ecológico; Proposta didática; Ensino de Química.
id IFRN-3_9e86e21bfe0aa5a32b1c164e6910a011
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/4714
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES COM A INSERÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO UTILIZANDO A TEMÁTICA SABÃO ECOLÓGICOSabão ecológicoProposta didáticaEnsino de QuímicaAtualmente as práticas experimentais no ensino de Química se tornaram uma ferramenta essencial para o processo de ensino e aprendizagem. Neste caso, analiza- se que é indispensável a existência de um laboratório nas escolas, para a realização de experimentos, o que não impossibilita a prática destes, uma vez que, é possível trabalhar com outros espaços dentre eles, a sala de aula. A Química pode ser trabalhada com materiais alternativos que estão presentes no cotidiano que são de baixo custo. Neste contexto, o estudo aborda a temática sabão ecológico, obtido com óleo de frituras nas aulas de Química seguindo uma proposta didática implementada numa escola pública de ensino médio do Município de Arara- PB, trabalhando os conceitos de funções orgânicas. As atividades desenvolvidas incluíram exposição de conceitos, aplicação de questionários, atividade experimental, além de resolução de questões de vestibulares/ ENEM referentes ao assunto. Os resultados evidenciaram que a temática sabão ecológico contribuiu para melhor compreensão de conceitos químicos abordados por parte dos alunos, inclusive, desmistificou com base no conhecimento científico, algumas concepções em relação à formação de espuma, à presença de bases na fabricação do sabão e a influência do pH sobre as mãos. Destarte, o tema favoreceu resgatar a cultura de outrora do aproveitamento de gorduras animais e cinzas de fogão a lenha para a produção do sabão que era utilizado no uso doméstico pelos nordestinos para lacrar silos de armazenamento de cereais, contribuído assim, para a conscientização ambiental.Palavras-chave: Sabão ecológico; Proposta didática; Ensino de Química.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/471410.15628/holos.2017.4714HOLOS; v. 2 (2017); 161-1731807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4714/pdfCopyright (c) 2017 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessDantas Filho, Francisco FerreiraCosta, André Santos daSilva, Gilberlândio nunes da2022-05-01T20:18:50Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/4714Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:18:50Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES COM A INSERÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO UTILIZANDO A TEMÁTICA SABÃO ECOLÓGICO
title PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES COM A INSERÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO UTILIZANDO A TEMÁTICA SABÃO ECOLÓGICO
spellingShingle PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES COM A INSERÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO UTILIZANDO A TEMÁTICA SABÃO ECOLÓGICO
Dantas Filho, Francisco Ferreira
Sabão ecológico
Proposta didática
Ensino de Química
title_short PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES COM A INSERÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO UTILIZANDO A TEMÁTICA SABÃO ECOLÓGICO
title_full PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES COM A INSERÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO UTILIZANDO A TEMÁTICA SABÃO ECOLÓGICO
title_fullStr PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES COM A INSERÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO UTILIZANDO A TEMÁTICA SABÃO ECOLÓGICO
title_full_unstemmed PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES COM A INSERÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO UTILIZANDO A TEMÁTICA SABÃO ECOLÓGICO
title_sort PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES COM A INSERÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO UTILIZANDO A TEMÁTICA SABÃO ECOLÓGICO
author Dantas Filho, Francisco Ferreira
author_facet Dantas Filho, Francisco Ferreira
Costa, André Santos da
Silva, Gilberlândio nunes da
author_role author
author2 Costa, André Santos da
Silva, Gilberlândio nunes da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas Filho, Francisco Ferreira
Costa, André Santos da
Silva, Gilberlândio nunes da
dc.subject.por.fl_str_mv Sabão ecológico
Proposta didática
Ensino de Química
topic Sabão ecológico
Proposta didática
Ensino de Química
description Atualmente as práticas experimentais no ensino de Química se tornaram uma ferramenta essencial para o processo de ensino e aprendizagem. Neste caso, analiza- se que é indispensável a existência de um laboratório nas escolas, para a realização de experimentos, o que não impossibilita a prática destes, uma vez que, é possível trabalhar com outros espaços dentre eles, a sala de aula. A Química pode ser trabalhada com materiais alternativos que estão presentes no cotidiano que são de baixo custo. Neste contexto, o estudo aborda a temática sabão ecológico, obtido com óleo de frituras nas aulas de Química seguindo uma proposta didática implementada numa escola pública de ensino médio do Município de Arara- PB, trabalhando os conceitos de funções orgânicas. As atividades desenvolvidas incluíram exposição de conceitos, aplicação de questionários, atividade experimental, além de resolução de questões de vestibulares/ ENEM referentes ao assunto. Os resultados evidenciaram que a temática sabão ecológico contribuiu para melhor compreensão de conceitos químicos abordados por parte dos alunos, inclusive, desmistificou com base no conhecimento científico, algumas concepções em relação à formação de espuma, à presença de bases na fabricação do sabão e a influência do pH sobre as mãos. Destarte, o tema favoreceu resgatar a cultura de outrora do aproveitamento de gorduras animais e cinzas de fogão a lenha para a produção do sabão que era utilizado no uso doméstico pelos nordestinos para lacrar silos de armazenamento de cereais, contribuído assim, para a conscientização ambiental.Palavras-chave: Sabão ecológico; Proposta didática; Ensino de Química.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4714
10.15628/holos.2017.4714
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4714
identifier_str_mv 10.15628/holos.2017.4714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4714/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 2 (2017); 161-173
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951622427017216