PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES COM A INSERÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO UTILIZANDO A TEMÁTICA SABÃO ECOLÓGICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4714 |
Resumo: | Atualmente as práticas experimentais no ensino de Química se tornaram uma ferramenta essencial para o processo de ensino e aprendizagem. Neste caso, analiza- se que é indispensável a existência de um laboratório nas escolas, para a realização de experimentos, o que não impossibilita a prática destes, uma vez que, é possível trabalhar com outros espaços dentre eles, a sala de aula. A Química pode ser trabalhada com materiais alternativos que estão presentes no cotidiano que são de baixo custo. Neste contexto, o estudo aborda a temática sabão ecológico, obtido com óleo de frituras nas aulas de Química seguindo uma proposta didática implementada numa escola pública de ensino médio do Município de Arara- PB, trabalhando os conceitos de funções orgânicas. As atividades desenvolvidas incluíram exposição de conceitos, aplicação de questionários, atividade experimental, além de resolução de questões de vestibulares/ ENEM referentes ao assunto. Os resultados evidenciaram que a temática sabão ecológico contribuiu para melhor compreensão de conceitos químicos abordados por parte dos alunos, inclusive, desmistificou com base no conhecimento científico, algumas concepções em relação à formação de espuma, à presença de bases na fabricação do sabão e a influência do pH sobre as mãos. Destarte, o tema favoreceu resgatar a cultura de outrora do aproveitamento de gorduras animais e cinzas de fogão a lenha para a produção do sabão que era utilizado no uso doméstico pelos nordestinos para lacrar silos de armazenamento de cereais, contribuído assim, para a conscientização ambiental.Palavras-chave: Sabão ecológico; Proposta didática; Ensino de Química. |
id |
IFRN-3_9e86e21bfe0aa5a32b1c164e6910a011 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/4714 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES COM A INSERÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO UTILIZANDO A TEMÁTICA SABÃO ECOLÓGICOSabão ecológicoProposta didáticaEnsino de QuímicaAtualmente as práticas experimentais no ensino de Química se tornaram uma ferramenta essencial para o processo de ensino e aprendizagem. Neste caso, analiza- se que é indispensável a existência de um laboratório nas escolas, para a realização de experimentos, o que não impossibilita a prática destes, uma vez que, é possível trabalhar com outros espaços dentre eles, a sala de aula. A Química pode ser trabalhada com materiais alternativos que estão presentes no cotidiano que são de baixo custo. Neste contexto, o estudo aborda a temática sabão ecológico, obtido com óleo de frituras nas aulas de Química seguindo uma proposta didática implementada numa escola pública de ensino médio do Município de Arara- PB, trabalhando os conceitos de funções orgânicas. As atividades desenvolvidas incluíram exposição de conceitos, aplicação de questionários, atividade experimental, além de resolução de questões de vestibulares/ ENEM referentes ao assunto. Os resultados evidenciaram que a temática sabão ecológico contribuiu para melhor compreensão de conceitos químicos abordados por parte dos alunos, inclusive, desmistificou com base no conhecimento científico, algumas concepções em relação à formação de espuma, à presença de bases na fabricação do sabão e a influência do pH sobre as mãos. Destarte, o tema favoreceu resgatar a cultura de outrora do aproveitamento de gorduras animais e cinzas de fogão a lenha para a produção do sabão que era utilizado no uso doméstico pelos nordestinos para lacrar silos de armazenamento de cereais, contribuído assim, para a conscientização ambiental.Palavras-chave: Sabão ecológico; Proposta didática; Ensino de Química.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/471410.15628/holos.2017.4714HOLOS; v. 2 (2017); 161-1731807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4714/pdfCopyright (c) 2017 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessDantas Filho, Francisco FerreiraCosta, André Santos daSilva, Gilberlândio nunes da2022-05-01T20:18:50Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/4714Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:18:50Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES COM A INSERÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO UTILIZANDO A TEMÁTICA SABÃO ECOLÓGICO |
title |
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES COM A INSERÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO UTILIZANDO A TEMÁTICA SABÃO ECOLÓGICO |
spellingShingle |
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES COM A INSERÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO UTILIZANDO A TEMÁTICA SABÃO ECOLÓGICO Dantas Filho, Francisco Ferreira Sabão ecológico Proposta didática Ensino de Química |
title_short |
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES COM A INSERÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO UTILIZANDO A TEMÁTICA SABÃO ECOLÓGICO |
title_full |
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES COM A INSERÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO UTILIZANDO A TEMÁTICA SABÃO ECOLÓGICO |
title_fullStr |
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES COM A INSERÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO UTILIZANDO A TEMÁTICA SABÃO ECOLÓGICO |
title_full_unstemmed |
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES COM A INSERÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO UTILIZANDO A TEMÁTICA SABÃO ECOLÓGICO |
title_sort |
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS DE ÁCIDOS E BASES COM A INSERÇÃO DA EXPERIMENTAÇÃO UTILIZANDO A TEMÁTICA SABÃO ECOLÓGICO |
author |
Dantas Filho, Francisco Ferreira |
author_facet |
Dantas Filho, Francisco Ferreira Costa, André Santos da Silva, Gilberlândio nunes da |
author_role |
author |
author2 |
Costa, André Santos da Silva, Gilberlândio nunes da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas Filho, Francisco Ferreira Costa, André Santos da Silva, Gilberlândio nunes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sabão ecológico Proposta didática Ensino de Química |
topic |
Sabão ecológico Proposta didática Ensino de Química |
description |
Atualmente as práticas experimentais no ensino de Química se tornaram uma ferramenta essencial para o processo de ensino e aprendizagem. Neste caso, analiza- se que é indispensável a existência de um laboratório nas escolas, para a realização de experimentos, o que não impossibilita a prática destes, uma vez que, é possível trabalhar com outros espaços dentre eles, a sala de aula. A Química pode ser trabalhada com materiais alternativos que estão presentes no cotidiano que são de baixo custo. Neste contexto, o estudo aborda a temática sabão ecológico, obtido com óleo de frituras nas aulas de Química seguindo uma proposta didática implementada numa escola pública de ensino médio do Município de Arara- PB, trabalhando os conceitos de funções orgânicas. As atividades desenvolvidas incluíram exposição de conceitos, aplicação de questionários, atividade experimental, além de resolução de questões de vestibulares/ ENEM referentes ao assunto. Os resultados evidenciaram que a temática sabão ecológico contribuiu para melhor compreensão de conceitos químicos abordados por parte dos alunos, inclusive, desmistificou com base no conhecimento científico, algumas concepções em relação à formação de espuma, à presença de bases na fabricação do sabão e a influência do pH sobre as mãos. Destarte, o tema favoreceu resgatar a cultura de outrora do aproveitamento de gorduras animais e cinzas de fogão a lenha para a produção do sabão que era utilizado no uso doméstico pelos nordestinos para lacrar silos de armazenamento de cereais, contribuído assim, para a conscientização ambiental.Palavras-chave: Sabão ecológico; Proposta didática; Ensino de Química. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4714 10.15628/holos.2017.4714 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4714 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2017.4714 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4714/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 2 (2017); 161-173 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951622427017216 |