GÊNEROS TEXTUAIS NA INTERNET: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PELA PESQUISA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/26 |
Resumo: | Este artigo descreve uma experiência de educação pela pesquisa implementada no CEFETRN. Fundamenta-se em Demo (2000), para quem ensinar através da pesquisa é ensinar um posicionamento reflexivo, crítico, reconstrutivo e inovador; e em Echeverría (2002), que defende que ensinar por meio da pesquisa é ensinar em valores científicos. Propôs-se à turma a preparação de um artigo. Para sua consecução, a classe foi dividida em grupos. Cada um selecionou um gênero textual encontrado na Internet. Foram distribuídos dois roteiros, realizaram-se encontros em sala para discussão do progresso das pesquisas, cujo resultado foi apresentado em forma de seminário aberto à comunidade. O processo não foi isento de dificuldades, mas os pontos positivos prevaleceram: a integração dos conteúdos da disciplina em uma atividade prática, a construção de conhecimento novo resultante de análise e reflexão; e a reflexão sobre fenômenos cotidianos, para provocar o estranhamento e conseqüente ad-miração daquilo que já se tornou habitual. Palavras-chave: educação, pesquisa, valores científicos, gêneros textuais. |
id |
IFRN-3_a68e021b7565dfb9c53b89d75efa0878 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/26 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
GÊNEROS TEXTUAIS NA INTERNET: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PELA PESQUISAEste artigo descreve uma experiência de educação pela pesquisa implementada no CEFETRN. Fundamenta-se em Demo (2000), para quem ensinar através da pesquisa é ensinar um posicionamento reflexivo, crítico, reconstrutivo e inovador; e em Echeverría (2002), que defende que ensinar por meio da pesquisa é ensinar em valores científicos. Propôs-se à turma a preparação de um artigo. Para sua consecução, a classe foi dividida em grupos. Cada um selecionou um gênero textual encontrado na Internet. Foram distribuídos dois roteiros, realizaram-se encontros em sala para discussão do progresso das pesquisas, cujo resultado foi apresentado em forma de seminário aberto à comunidade. O processo não foi isento de dificuldades, mas os pontos positivos prevaleceram: a integração dos conteúdos da disciplina em uma atividade prática, a construção de conhecimento novo resultante de análise e reflexão; e a reflexão sobre fenômenos cotidianos, para provocar o estranhamento e conseqüente ad-miração daquilo que já se tornou habitual. Palavras-chave: educação, pesquisa, valores científicos, gêneros textuais.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2007-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2610.15628/holos.2004.26HOLOS; v. 2 (2004)1807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/26/26Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessHenrique, Ana Lúcia Sarmento2022-05-01T20:56:44Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/26Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:56:44Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GÊNEROS TEXTUAIS NA INTERNET: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PELA PESQUISA |
title |
GÊNEROS TEXTUAIS NA INTERNET: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PELA PESQUISA |
spellingShingle |
GÊNEROS TEXTUAIS NA INTERNET: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PELA PESQUISA Henrique, Ana Lúcia Sarmento |
title_short |
GÊNEROS TEXTUAIS NA INTERNET: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PELA PESQUISA |
title_full |
GÊNEROS TEXTUAIS NA INTERNET: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PELA PESQUISA |
title_fullStr |
GÊNEROS TEXTUAIS NA INTERNET: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PELA PESQUISA |
title_full_unstemmed |
GÊNEROS TEXTUAIS NA INTERNET: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PELA PESQUISA |
title_sort |
GÊNEROS TEXTUAIS NA INTERNET: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO PELA PESQUISA |
author |
Henrique, Ana Lúcia Sarmento |
author_facet |
Henrique, Ana Lúcia Sarmento |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henrique, Ana Lúcia Sarmento |
description |
Este artigo descreve uma experiência de educação pela pesquisa implementada no CEFETRN. Fundamenta-se em Demo (2000), para quem ensinar através da pesquisa é ensinar um posicionamento reflexivo, crítico, reconstrutivo e inovador; e em Echeverría (2002), que defende que ensinar por meio da pesquisa é ensinar em valores científicos. Propôs-se à turma a preparação de um artigo. Para sua consecução, a classe foi dividida em grupos. Cada um selecionou um gênero textual encontrado na Internet. Foram distribuídos dois roteiros, realizaram-se encontros em sala para discussão do progresso das pesquisas, cujo resultado foi apresentado em forma de seminário aberto à comunidade. O processo não foi isento de dificuldades, mas os pontos positivos prevaleceram: a integração dos conteúdos da disciplina em uma atividade prática, a construção de conhecimento novo resultante de análise e reflexão; e a reflexão sobre fenômenos cotidianos, para provocar o estranhamento e conseqüente ad-miração daquilo que já se tornou habitual. Palavras-chave: educação, pesquisa, valores científicos, gêneros textuais. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/26 10.15628/holos.2004.26 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/26 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2004.26 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/26/26 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 2 (2004) 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951616822378496 |