Gêneros textuais no ensino : uma experiência por projeto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Fabiana Vieira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/6565
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2010.
id UNB_f00da878609331eaaa8ca3c8a78d7582
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/6565
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Gêneros textuais no ensino : uma experiência por projetoLiteratura - estudo e ensinoLetramentoAnálise do discurso narrativoLinguagem e educaçãoDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2010.A presente pesquisa tem, como motivação principal, a busca por meios mais eficazes para o trabalho com a produção textual em sala de aula. Por considerar o estudo de gêneros textuais a maneira, por excelência, de permitir ao aluno a conscientização de todos os processos interacionais que envolvem a produção, distribuição e consumo de textos, é que se procurou mostrar os resultados do trabalho desenvolvido a partir da aplicação do projeto ―Escrita para a vida‖, que previa atividades de análise e produção de gêneros textuais. O projeto foi desenvolvido em escola da rede pública de ensino do Distrito Federal e os textos produzidos pelos alunos durante as seis aulas constituem o corpus da análise. A interpretação dos dados se apóia na abordagem metodológica da análise qualitativa. Como principal referencial teórico, a pesquisa tem a Análise do Discurso Crítica, na contribuição de Fairclough (2001) com a Teoria Social do Discurso e as noções de práticas sociais, práticas discursivas e texto. Entre outras contribuições teóricas importantes, também serviram de apoio, para a noção de discurso, Bakhtin (1996), para a de poder, Van Dijk (2008) e Chouliaraki e Fairclough (1999 apud Magalhães, 2005), para gêneros textuais Marcuschi (2005), Fairclough (2003); e para a do Letramento como prática social, Kleiman (1995 e 2006), Marcuschi (2007) e Heath (1982,1983 apud Kleiman 1995). Nas reflexões sobre os dados da pesquisa, verifica-se a importância do estudo dos gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa, bem como a da organização do trabalho pedagógico por projetos. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research has as main motivation, the quest for more effective ways to work with text production in the classroom. Considering the study of genre the way par excellence to enable the student to awareness of all interactional processes involving the production, distribution and consumption of texts, is that for results of their work from the application of project "Writing for Life", providing activities for analysis and production of genre. The project was developed in public school education in the Federal District and the texts produced by students during the six classes comprise the corpus of analysis. The data interpretation relies on methodological approach of qualitative analysis. As the main theoretical framework, research has Critical Discourse Analysis, the contribution of Fairclough (2001) with the Social Theory of Speech and the notions of social practices, discursive and text. Among other important theoretical contributions, also provided support for the notion of discourse, Bakhtin (1996), for power, Van Dijk (2008) and Chouliaraki and Fairclough (1999 apud Magalhães, 2005), to genre Marcuschi (2005 ), Fairclough (2003) and for the Literacy as social practice, Kleiman (1995 and 2006), Marcuschi (2007) and Heath (1982.1983 apud Kleiman 1995). In the reflections on the research data, there is the importance of studying the genre in the Portuguese language classes as well as the organization of work for teaching projetcts.Instituto de Letras (IL)Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP)Programa de Pós-Graduação em LinguísticaCorôa, Maria Luiza Monteiro SalesNunes, Fabiana Vieira2011-01-24T17:27:29Z2011-01-24T17:27:29Z2011-01-242010-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNUNES, Fabiana Vieira. Gêneros textuais no ensino: uma experiência por projeto. 2010. 171 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/6565info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-25T19:53:17Zoai:repositorio.unb.br:10482/6565Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-25T19:53:17Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Gêneros textuais no ensino : uma experiência por projeto
title Gêneros textuais no ensino : uma experiência por projeto
spellingShingle Gêneros textuais no ensino : uma experiência por projeto
Nunes, Fabiana Vieira
Literatura - estudo e ensino
Letramento
Análise do discurso narrativo
Linguagem e educação
title_short Gêneros textuais no ensino : uma experiência por projeto
title_full Gêneros textuais no ensino : uma experiência por projeto
title_fullStr Gêneros textuais no ensino : uma experiência por projeto
title_full_unstemmed Gêneros textuais no ensino : uma experiência por projeto
title_sort Gêneros textuais no ensino : uma experiência por projeto
author Nunes, Fabiana Vieira
author_facet Nunes, Fabiana Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Corôa, Maria Luiza Monteiro Sales
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Fabiana Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura - estudo e ensino
Letramento
Análise do discurso narrativo
Linguagem e educação
topic Literatura - estudo e ensino
Letramento
Análise do discurso narrativo
Linguagem e educação
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-07-19
2011-01-24T17:27:29Z
2011-01-24T17:27:29Z
2011-01-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NUNES, Fabiana Vieira. Gêneros textuais no ensino: uma experiência por projeto. 2010. 171 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/6565
identifier_str_mv NUNES, Fabiana Vieira. Gêneros textuais no ensino: uma experiência por projeto. 2010. 171 f. Dissertação (Mestrado em Linguística)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/6565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580805482708992