EXCELÊNCIA EM GESTÃO COMO AGENTE PROMOTOR DA COMPETITIVIDADE NAS MPE’S

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Motta, Karla
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Luna, Monica, Santos, Jerônimo, Romero, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4461
Resumo: As microempresas e empresas de pequeno porte (MPEs) possuem elevada relevância socioeconômica nacional, decorrente da quantidade de unidades existentes, massa salarial e empregos por elas gerados. Essas empresas enfrentam graves problemas de competitividade, que ocasionam o encerramento precoce das suas atividades, dentre os quais se destacam as falhas na gestão organizacional, o que estimula a busca de soluções para a questão. A inovação organizacional é vista como uma alternativa para esta situação, por contemplar a execução de novo método de gestão, aplicável nas práticas de negócios da empresa, na organização do local de trabalho ou nas relações externas. Este trabalho tem o objetivo de apresentar oportunidades para incremento da competitividade em 449 MPEs do Rio Grande do Norte, identificadas a partir da aplicação da Matriz de Competitividade. A fundamentação teórica do presente estudo aborda três dimensões: (i) competitividade nas MPEs; (ii) excelência em gestão; (iii) inovação organizacional. São apresentados os procedimentos metodológicos empregados no projeto e os indicadores decorrentes da sua execução operacional. Os resultados da pesquisa são discutidos mediante: identificação das práticas de gestão presentes nas empresas pesquisadas; verificação do alinhamento das práticas de gestão identificadas aos critérios tomados como referência para o diagnóstico; identificação de oportunidades para inovação organizacional. Constatou-se que existem oportunidades para inovação organizacional incremental no universo pesquisado, cuja implantação tende a endereçar as empresas avaliadas ao incremento da competitividade. Destacam-se entre elas a adoção de práticas de elaboração de estratégias, planos e mensuração de resultados pelas MPEs.
id IFRN-3_ac6c583f655c5978dd04069614d85358
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/4461
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling EXCELÊNCIA EM GESTÃO COMO AGENTE PROMOTOR DA COMPETITIVIDADE NAS MPE’SMicroempresas e empresas de pequeno porte (MPEs)CompetitividadeExcelência em GestãoAs microempresas e empresas de pequeno porte (MPEs) possuem elevada relevância socioeconômica nacional, decorrente da quantidade de unidades existentes, massa salarial e empregos por elas gerados. Essas empresas enfrentam graves problemas de competitividade, que ocasionam o encerramento precoce das suas atividades, dentre os quais se destacam as falhas na gestão organizacional, o que estimula a busca de soluções para a questão. A inovação organizacional é vista como uma alternativa para esta situação, por contemplar a execução de novo método de gestão, aplicável nas práticas de negócios da empresa, na organização do local de trabalho ou nas relações externas. Este trabalho tem o objetivo de apresentar oportunidades para incremento da competitividade em 449 MPEs do Rio Grande do Norte, identificadas a partir da aplicação da Matriz de Competitividade. A fundamentação teórica do presente estudo aborda três dimensões: (i) competitividade nas MPEs; (ii) excelência em gestão; (iii) inovação organizacional. São apresentados os procedimentos metodológicos empregados no projeto e os indicadores decorrentes da sua execução operacional. Os resultados da pesquisa são discutidos mediante: identificação das práticas de gestão presentes nas empresas pesquisadas; verificação do alinhamento das práticas de gestão identificadas aos critérios tomados como referência para o diagnóstico; identificação de oportunidades para inovação organizacional. Constatou-se que existem oportunidades para inovação organizacional incremental no universo pesquisado, cuja implantação tende a endereçar as empresas avaliadas ao incremento da competitividade. Destacam-se entre elas a adoção de práticas de elaboração de estratégias, planos e mensuração de resultados pelas MPEs.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2016-09-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/446110.15628/holos.2016.4461HOLOS; v. 4 (2016); 269-2831807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4461/1531Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMotta, KarlaLuna, MonicaSantos, JerônimoRomero, Fernando2022-05-01T20:21:05Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/4461Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:21:05Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv EXCELÊNCIA EM GESTÃO COMO AGENTE PROMOTOR DA COMPETITIVIDADE NAS MPE’S
title EXCELÊNCIA EM GESTÃO COMO AGENTE PROMOTOR DA COMPETITIVIDADE NAS MPE’S
spellingShingle EXCELÊNCIA EM GESTÃO COMO AGENTE PROMOTOR DA COMPETITIVIDADE NAS MPE’S
Motta, Karla
Microempresas e empresas de pequeno porte (MPEs)
Competitividade
Excelência em Gestão
title_short EXCELÊNCIA EM GESTÃO COMO AGENTE PROMOTOR DA COMPETITIVIDADE NAS MPE’S
title_full EXCELÊNCIA EM GESTÃO COMO AGENTE PROMOTOR DA COMPETITIVIDADE NAS MPE’S
title_fullStr EXCELÊNCIA EM GESTÃO COMO AGENTE PROMOTOR DA COMPETITIVIDADE NAS MPE’S
title_full_unstemmed EXCELÊNCIA EM GESTÃO COMO AGENTE PROMOTOR DA COMPETITIVIDADE NAS MPE’S
title_sort EXCELÊNCIA EM GESTÃO COMO AGENTE PROMOTOR DA COMPETITIVIDADE NAS MPE’S
author Motta, Karla
author_facet Motta, Karla
Luna, Monica
Santos, Jerônimo
Romero, Fernando
author_role author
author2 Luna, Monica
Santos, Jerônimo
Romero, Fernando
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Motta, Karla
Luna, Monica
Santos, Jerônimo
Romero, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Microempresas e empresas de pequeno porte (MPEs)
Competitividade
Excelência em Gestão
topic Microempresas e empresas de pequeno porte (MPEs)
Competitividade
Excelência em Gestão
description As microempresas e empresas de pequeno porte (MPEs) possuem elevada relevância socioeconômica nacional, decorrente da quantidade de unidades existentes, massa salarial e empregos por elas gerados. Essas empresas enfrentam graves problemas de competitividade, que ocasionam o encerramento precoce das suas atividades, dentre os quais se destacam as falhas na gestão organizacional, o que estimula a busca de soluções para a questão. A inovação organizacional é vista como uma alternativa para esta situação, por contemplar a execução de novo método de gestão, aplicável nas práticas de negócios da empresa, na organização do local de trabalho ou nas relações externas. Este trabalho tem o objetivo de apresentar oportunidades para incremento da competitividade em 449 MPEs do Rio Grande do Norte, identificadas a partir da aplicação da Matriz de Competitividade. A fundamentação teórica do presente estudo aborda três dimensões: (i) competitividade nas MPEs; (ii) excelência em gestão; (iii) inovação organizacional. São apresentados os procedimentos metodológicos empregados no projeto e os indicadores decorrentes da sua execução operacional. Os resultados da pesquisa são discutidos mediante: identificação das práticas de gestão presentes nas empresas pesquisadas; verificação do alinhamento das práticas de gestão identificadas aos critérios tomados como referência para o diagnóstico; identificação de oportunidades para inovação organizacional. Constatou-se que existem oportunidades para inovação organizacional incremental no universo pesquisado, cuja implantação tende a endereçar as empresas avaliadas ao incremento da competitividade. Destacam-se entre elas a adoção de práticas de elaboração de estratégias, planos e mensuração de resultados pelas MPEs.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4461
10.15628/holos.2016.4461
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4461
identifier_str_mv 10.15628/holos.2016.4461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4461/1531
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 4 (2016); 269-283
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951622352568320