A RELAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA COM O CONHECIMENTO MATEMÁTICO E SEU ENSINO: UM ESTUDO LONGITUDINAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
DOI: | 10.15628/holos.2018.5724 |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5724 |
Resumo: | O presente estudo está inserido no campo da Educação Matemática e de forma mais direta relaciona-se à formação dos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de levantamento descritivo-analítico, no contexto de uma abordagem qualitativa por meio de estudo longitudinal. O estudo foi realizado com estudantes do curso de Pedagogia que ingressaram no curso em 2007 e o concluíram no ano de 2010. Apresentamos resultados sobre a relação dos alunos com o conhecimento matemático e seu ensino durante o período de formação inicial. A partir de textos produzidos pelos sujeitos da pesquisa ao final de cada ano do curso de Pedagogia (2007, 2008, 2009 e 2010), visualizamos alterações em relação ao conhecimento matemático e seu ensino. Tais alterações indicam que eles terminam o curso mais próximos do conhecimento matemático, afirmam a necessidade de constante estudo sobre essa área e há rupturas de crenças como aquelas relacionadas à matemática ser inacessível. Também percebemos preocupação dos sujeitos com a relação professor-aluno no processo de ensino e aprendizagem da Matemática bem como com a utilização de atividades diversificadas, brincadeiras, jogos, necessidade de explicar os conceitos de diferentes formas, utilização de diferentes materiais didáticos, necessidade de mostrar aplicações dos conceitos matemáticos. |
id |
IFRN-3_b01d104e0b0d241ded5156071d5ade95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/5724 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
spelling |
A RELAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA COM O CONHECIMENTO MATEMÁTICO E SEU ENSINO: UM ESTUDO LONGITUDINALConhecimento matemáticoEnsino de MatemáticaPedagogiaEstudo LongitudinalO presente estudo está inserido no campo da Educação Matemática e de forma mais direta relaciona-se à formação dos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de levantamento descritivo-analítico, no contexto de uma abordagem qualitativa por meio de estudo longitudinal. O estudo foi realizado com estudantes do curso de Pedagogia que ingressaram no curso em 2007 e o concluíram no ano de 2010. Apresentamos resultados sobre a relação dos alunos com o conhecimento matemático e seu ensino durante o período de formação inicial. A partir de textos produzidos pelos sujeitos da pesquisa ao final de cada ano do curso de Pedagogia (2007, 2008, 2009 e 2010), visualizamos alterações em relação ao conhecimento matemático e seu ensino. Tais alterações indicam que eles terminam o curso mais próximos do conhecimento matemático, afirmam a necessidade de constante estudo sobre essa área e há rupturas de crenças como aquelas relacionadas à matemática ser inacessível. Também percebemos preocupação dos sujeitos com a relação professor-aluno no processo de ensino e aprendizagem da Matemática bem como com a utilização de atividades diversificadas, brincadeiras, jogos, necessidade de explicar os conceitos de diferentes formas, utilização de diferentes materiais didáticos, necessidade de mostrar aplicações dos conceitos matemáticos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/572410.15628/holos.2018.5724HOLOS; v. 2 (2018); 207-2241807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5724/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessOrtega, Eliane Maria VaniSantos, Vinício de Macedo2022-05-01T19:31:48Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5724Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:31:48Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A RELAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA COM O CONHECIMENTO MATEMÁTICO E SEU ENSINO: UM ESTUDO LONGITUDINAL |
title |
A RELAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA COM O CONHECIMENTO MATEMÁTICO E SEU ENSINO: UM ESTUDO LONGITUDINAL |
spellingShingle |
A RELAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA COM O CONHECIMENTO MATEMÁTICO E SEU ENSINO: UM ESTUDO LONGITUDINAL A RELAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA COM O CONHECIMENTO MATEMÁTICO E SEU ENSINO: UM ESTUDO LONGITUDINAL Ortega, Eliane Maria Vani Conhecimento matemático Ensino de Matemática Pedagogia Estudo Longitudinal Ortega, Eliane Maria Vani Conhecimento matemático Ensino de Matemática Pedagogia Estudo Longitudinal |
title_short |
A RELAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA COM O CONHECIMENTO MATEMÁTICO E SEU ENSINO: UM ESTUDO LONGITUDINAL |
title_full |
A RELAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA COM O CONHECIMENTO MATEMÁTICO E SEU ENSINO: UM ESTUDO LONGITUDINAL |
title_fullStr |
A RELAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA COM O CONHECIMENTO MATEMÁTICO E SEU ENSINO: UM ESTUDO LONGITUDINAL A RELAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA COM O CONHECIMENTO MATEMÁTICO E SEU ENSINO: UM ESTUDO LONGITUDINAL |
title_full_unstemmed |
A RELAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA COM O CONHECIMENTO MATEMÁTICO E SEU ENSINO: UM ESTUDO LONGITUDINAL A RELAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA COM O CONHECIMENTO MATEMÁTICO E SEU ENSINO: UM ESTUDO LONGITUDINAL |
title_sort |
A RELAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA COM O CONHECIMENTO MATEMÁTICO E SEU ENSINO: UM ESTUDO LONGITUDINAL |
author |
Ortega, Eliane Maria Vani |
author_facet |
Ortega, Eliane Maria Vani Ortega, Eliane Maria Vani Santos, Vinício de Macedo Santos, Vinício de Macedo |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Vinício de Macedo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ortega, Eliane Maria Vani Santos, Vinício de Macedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conhecimento matemático Ensino de Matemática Pedagogia Estudo Longitudinal |
topic |
Conhecimento matemático Ensino de Matemática Pedagogia Estudo Longitudinal |
description |
O presente estudo está inserido no campo da Educação Matemática e de forma mais direta relaciona-se à formação dos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de levantamento descritivo-analítico, no contexto de uma abordagem qualitativa por meio de estudo longitudinal. O estudo foi realizado com estudantes do curso de Pedagogia que ingressaram no curso em 2007 e o concluíram no ano de 2010. Apresentamos resultados sobre a relação dos alunos com o conhecimento matemático e seu ensino durante o período de formação inicial. A partir de textos produzidos pelos sujeitos da pesquisa ao final de cada ano do curso de Pedagogia (2007, 2008, 2009 e 2010), visualizamos alterações em relação ao conhecimento matemático e seu ensino. Tais alterações indicam que eles terminam o curso mais próximos do conhecimento matemático, afirmam a necessidade de constante estudo sobre essa área e há rupturas de crenças como aquelas relacionadas à matemática ser inacessível. Também percebemos preocupação dos sujeitos com a relação professor-aluno no processo de ensino e aprendizagem da Matemática bem como com a utilização de atividades diversificadas, brincadeiras, jogos, necessidade de explicar os conceitos de diferentes formas, utilização de diferentes materiais didáticos, necessidade de mostrar aplicações dos conceitos matemáticos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5724 10.15628/holos.2018.5724 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5724 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2018.5724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5724/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 2 (2018); 207-224 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1822232160483934208 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.15628/holos.2018.5724 |