O Coordenador Pedagógico e as Manifestações dos Conhecimentos Matemáticos: Revelações das Pesquisas Acadêmicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/15 |
Resumo: | O coordenador pedagógico dentro das suas atribuições, busca promover a formação continuada dos professores na unidade escolar de atuação. Portanto, lidar com conhecimentos para ensinar Matemática torna-se condição essencial para contribuir nas reflexões e práticas dos seus docentes. Nesse sentido, este artigo, fruto de uma tese de doutorado em desenvolvimento, busca investigar as manifestações dos conhecimentos para ensinar Matemática que emergem das pesquisas acadêmicas brasileiras do período de 2011 a 2021. Para isso, utilizamos como referencial teórico para análise, as contribuições de Ball et al. (2010) e Curi (2021). Por meio de um mapeamento de pesquisa, analisamos seis (6) trabalhos acadêmicos que tratam da temática. Diante disso, concluímos que a maioria das pesquisas revela a importância do trabalho formativo dos conhecimentos específicos e pedagógicos para ensinar Matemática. Contudo, há necessidade de nos debruçarmos mais sobre o conhecimento curricular e o conhecimento comum do conteúdo. |
id |
UFPA-6_a0b37f464b98aeffc8eefb37078814e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/15 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Coordenador Pedagógico e as Manifestações dos Conhecimentos Matemáticos: Revelações das Pesquisas AcadêmicasMatemáticaCoordenador PedagógicoConhecimento matemáticoO coordenador pedagógico dentro das suas atribuições, busca promover a formação continuada dos professores na unidade escolar de atuação. Portanto, lidar com conhecimentos para ensinar Matemática torna-se condição essencial para contribuir nas reflexões e práticas dos seus docentes. Nesse sentido, este artigo, fruto de uma tese de doutorado em desenvolvimento, busca investigar as manifestações dos conhecimentos para ensinar Matemática que emergem das pesquisas acadêmicas brasileiras do período de 2011 a 2021. Para isso, utilizamos como referencial teórico para análise, as contribuições de Ball et al. (2010) e Curi (2021). Por meio de um mapeamento de pesquisa, analisamos seis (6) trabalhos acadêmicos que tratam da temática. Diante disso, concluímos que a maioria das pesquisas revela a importância do trabalho formativo dos conhecimentos específicos e pedagógicos para ensinar Matemática. Contudo, há necessidade de nos debruçarmos mais sobre o conhecimento curricular e o conhecimento comum do conteúdo.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2022-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/1510.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n40.p90-108.id514REMATEC; v. 17 (2022): Fluxo Contínuo; 90-1082675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/15/15Copyright (c) 2022 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira da Silva, DanielCuri, Edda2022-11-17T19:51:11Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/15Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T19:51:11Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Coordenador Pedagógico e as Manifestações dos Conhecimentos Matemáticos: Revelações das Pesquisas Acadêmicas |
title |
O Coordenador Pedagógico e as Manifestações dos Conhecimentos Matemáticos: Revelações das Pesquisas Acadêmicas |
spellingShingle |
O Coordenador Pedagógico e as Manifestações dos Conhecimentos Matemáticos: Revelações das Pesquisas Acadêmicas Moreira da Silva, Daniel Matemática Coordenador Pedagógico Conhecimento matemático |
title_short |
O Coordenador Pedagógico e as Manifestações dos Conhecimentos Matemáticos: Revelações das Pesquisas Acadêmicas |
title_full |
O Coordenador Pedagógico e as Manifestações dos Conhecimentos Matemáticos: Revelações das Pesquisas Acadêmicas |
title_fullStr |
O Coordenador Pedagógico e as Manifestações dos Conhecimentos Matemáticos: Revelações das Pesquisas Acadêmicas |
title_full_unstemmed |
O Coordenador Pedagógico e as Manifestações dos Conhecimentos Matemáticos: Revelações das Pesquisas Acadêmicas |
title_sort |
O Coordenador Pedagógico e as Manifestações dos Conhecimentos Matemáticos: Revelações das Pesquisas Acadêmicas |
author |
Moreira da Silva, Daniel |
author_facet |
Moreira da Silva, Daniel Curi, Edda |
author_role |
author |
author2 |
Curi, Edda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira da Silva, Daniel Curi, Edda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Coordenador Pedagógico Conhecimento matemático |
topic |
Matemática Coordenador Pedagógico Conhecimento matemático |
description |
O coordenador pedagógico dentro das suas atribuições, busca promover a formação continuada dos professores na unidade escolar de atuação. Portanto, lidar com conhecimentos para ensinar Matemática torna-se condição essencial para contribuir nas reflexões e práticas dos seus docentes. Nesse sentido, este artigo, fruto de uma tese de doutorado em desenvolvimento, busca investigar as manifestações dos conhecimentos para ensinar Matemática que emergem das pesquisas acadêmicas brasileiras do período de 2011 a 2021. Para isso, utilizamos como referencial teórico para análise, as contribuições de Ball et al. (2010) e Curi (2021). Por meio de um mapeamento de pesquisa, analisamos seis (6) trabalhos acadêmicos que tratam da temática. Diante disso, concluímos que a maioria das pesquisas revela a importância do trabalho formativo dos conhecimentos específicos e pedagógicos para ensinar Matemática. Contudo, há necessidade de nos debruçarmos mais sobre o conhecimento curricular e o conhecimento comum do conteúdo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/15 10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n40.p90-108.id514 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/15 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n40.p90-108.id514 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/15/15 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 17 (2022): Fluxo Contínuo; 90-108 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002685546496 |