O Coordenador Pedagógico e as Manifestações dos Conhecimentos Matemáticos: Revelações das Pesquisas Acadêmicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira da Silva, Daniel
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Curi, Edda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/15
Resumo: O coordenador pedagógico dentro das suas atribuições, busca promover a formação continuada dos professores na unidade escolar de atuação. Portanto, lidar com conhecimentos para ensinar Matemática torna-se condição essencial para contribuir nas reflexões e práticas dos seus docentes. Nesse sentido, este artigo, fruto de uma tese de doutorado em desenvolvimento, busca investigar as manifestações dos conhecimentos para ensinar Matemática que emergem das pesquisas acadêmicas brasileiras do período de 2011 a 2021. Para isso, utilizamos como referencial teórico para análise, as contribuições de Ball et al. (2010) e Curi (2021). Por meio de um mapeamento de pesquisa, analisamos seis (6) trabalhos acadêmicos que tratam da temática. Diante disso, concluímos que a maioria das pesquisas revela a importância do trabalho formativo dos conhecimentos específicos e pedagógicos para ensinar Matemática. Contudo, há necessidade de nos debruçarmos mais sobre o conhecimento curricular e o conhecimento comum do conteúdo.
id UFPA-6_a0b37f464b98aeffc8eefb37078814e7
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/15
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling O Coordenador Pedagógico e as Manifestações dos Conhecimentos Matemáticos: Revelações das Pesquisas AcadêmicasMatemáticaCoordenador PedagógicoConhecimento matemáticoO coordenador pedagógico dentro das suas atribuições, busca promover a formação continuada dos professores na unidade escolar de atuação. Portanto, lidar com conhecimentos para ensinar Matemática torna-se condição essencial para contribuir nas reflexões e práticas dos seus docentes. Nesse sentido, este artigo, fruto de uma tese de doutorado em desenvolvimento, busca investigar as manifestações dos conhecimentos para ensinar Matemática que emergem das pesquisas acadêmicas brasileiras do período de 2011 a 2021. Para isso, utilizamos como referencial teórico para análise, as contribuições de Ball et al. (2010) e Curi (2021). Por meio de um mapeamento de pesquisa, analisamos seis (6) trabalhos acadêmicos que tratam da temática. Diante disso, concluímos que a maioria das pesquisas revela a importância do trabalho formativo dos conhecimentos específicos e pedagógicos para ensinar Matemática. Contudo, há necessidade de nos debruçarmos mais sobre o conhecimento curricular e o conhecimento comum do conteúdo.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2022-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/1510.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n40.p90-108.id514REMATEC; v. 17 (2022): Fluxo Contínuo; 90-1082675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/15/15Copyright (c) 2022 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira da Silva, DanielCuri, Edda2022-11-17T19:51:11Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/15Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T19:51:11Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Coordenador Pedagógico e as Manifestações dos Conhecimentos Matemáticos: Revelações das Pesquisas Acadêmicas
title O Coordenador Pedagógico e as Manifestações dos Conhecimentos Matemáticos: Revelações das Pesquisas Acadêmicas
spellingShingle O Coordenador Pedagógico e as Manifestações dos Conhecimentos Matemáticos: Revelações das Pesquisas Acadêmicas
Moreira da Silva, Daniel
Matemática
Coordenador Pedagógico
Conhecimento matemático
title_short O Coordenador Pedagógico e as Manifestações dos Conhecimentos Matemáticos: Revelações das Pesquisas Acadêmicas
title_full O Coordenador Pedagógico e as Manifestações dos Conhecimentos Matemáticos: Revelações das Pesquisas Acadêmicas
title_fullStr O Coordenador Pedagógico e as Manifestações dos Conhecimentos Matemáticos: Revelações das Pesquisas Acadêmicas
title_full_unstemmed O Coordenador Pedagógico e as Manifestações dos Conhecimentos Matemáticos: Revelações das Pesquisas Acadêmicas
title_sort O Coordenador Pedagógico e as Manifestações dos Conhecimentos Matemáticos: Revelações das Pesquisas Acadêmicas
author Moreira da Silva, Daniel
author_facet Moreira da Silva, Daniel
Curi, Edda
author_role author
author2 Curi, Edda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira da Silva, Daniel
Curi, Edda
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Coordenador Pedagógico
Conhecimento matemático
topic Matemática
Coordenador Pedagógico
Conhecimento matemático
description O coordenador pedagógico dentro das suas atribuições, busca promover a formação continuada dos professores na unidade escolar de atuação. Portanto, lidar com conhecimentos para ensinar Matemática torna-se condição essencial para contribuir nas reflexões e práticas dos seus docentes. Nesse sentido, este artigo, fruto de uma tese de doutorado em desenvolvimento, busca investigar as manifestações dos conhecimentos para ensinar Matemática que emergem das pesquisas acadêmicas brasileiras do período de 2011 a 2021. Para isso, utilizamos como referencial teórico para análise, as contribuições de Ball et al. (2010) e Curi (2021). Por meio de um mapeamento de pesquisa, analisamos seis (6) trabalhos acadêmicos que tratam da temática. Diante disso, concluímos que a maioria das pesquisas revela a importância do trabalho formativo dos conhecimentos específicos e pedagógicos para ensinar Matemática. Contudo, há necessidade de nos debruçarmos mais sobre o conhecimento curricular e o conhecimento comum do conteúdo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/15
10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n40.p90-108.id514
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/15
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n40.p90-108.id514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/15/15
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 17 (2022): Fluxo Contínuo; 90-108
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002685546496