DEMANDAS E PROTAGONISMO JUVENIL: políticas curriculares no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
DOI: | 10.15628/holos.2017.5744 |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5744 |
Resumo: | Este trabalho aborda protagonismo juvenil no ensino médio em meio a demandas curriculares. No campo metodológico, apresenta resultados de pesquisa realizada em manchetes midiáticas, as quais deram visibilidade a alguns movimentos em defesa da educação pública. Destaca dois movimentos tendo como protagonistas jovens alunos (e possivelmente seus professores) do ensino médio, desencadeados por demandas curriculares, ambos acontecidos no período entre final de 2015 e início de 2016, com ocupações de escolas nos estados de Goiás e de São Paulo. No campo teórico, trata de uma abordagem pós-estrutural com base na Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (2015). Nessa perspectiva, considera como demandas curriculares os eventos propostos pelas secretarias de educação dos estados de Goiás (a implantação de Organizações Sociais) e de São Paulo (o programa de reorganização escolar) e estudantes envolvidos nas referidas manifestações e ocupações de escolas como sujeitos na/da constituição política. Com base na lógica laclauniana, reivindicações aqui destacadas, em especial pela configuração do protagonismo juvenil, foram/vão se apresentando a partir das referidas demandas. Os sujeitos envolvidos vão se constituindo em processos articulatórios de negociação, de identificação, marcados pela contingência, tentando fixar determinados sentidos (dentre outros) de qualidade de educação, não definidos a priori. |
id |
IFRN-3_b1ba925ec61bf091eda39b2505e24b4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/5744 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
spelling |
DEMANDAS E PROTAGONISMO JUVENIL: políticas curriculares no ensino médioDemandas Curriculares. Protagonismo juvenil. Políticas curriculares. Ensino médio. Teoria do discurso.Este trabalho aborda protagonismo juvenil no ensino médio em meio a demandas curriculares. No campo metodológico, apresenta resultados de pesquisa realizada em manchetes midiáticas, as quais deram visibilidade a alguns movimentos em defesa da educação pública. Destaca dois movimentos tendo como protagonistas jovens alunos (e possivelmente seus professores) do ensino médio, desencadeados por demandas curriculares, ambos acontecidos no período entre final de 2015 e início de 2016, com ocupações de escolas nos estados de Goiás e de São Paulo. No campo teórico, trata de uma abordagem pós-estrutural com base na Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (2015). Nessa perspectiva, considera como demandas curriculares os eventos propostos pelas secretarias de educação dos estados de Goiás (a implantação de Organizações Sociais) e de São Paulo (o programa de reorganização escolar) e estudantes envolvidos nas referidas manifestações e ocupações de escolas como sujeitos na/da constituição política. Com base na lógica laclauniana, reivindicações aqui destacadas, em especial pela configuração do protagonismo juvenil, foram/vão se apresentando a partir das referidas demandas. Os sujeitos envolvidos vão se constituindo em processos articulatórios de negociação, de identificação, marcados pela contingência, tentando fixar determinados sentidos (dentre outros) de qualidade de educação, não definidos a priori.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/574410.15628/holos.2017.5744HOLOS; v. 3 (2017); 185-1951807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5744/pdfCopyright (c) 2017 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Marcia BetaniaOliveira, Elvira Fernandes de Araújo2022-05-01T20:18:32Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5744Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:18:32Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DEMANDAS E PROTAGONISMO JUVENIL: políticas curriculares no ensino médio |
title |
DEMANDAS E PROTAGONISMO JUVENIL: políticas curriculares no ensino médio |
spellingShingle |
DEMANDAS E PROTAGONISMO JUVENIL: políticas curriculares no ensino médio DEMANDAS E PROTAGONISMO JUVENIL: políticas curriculares no ensino médio Oliveira, Marcia Betania Demandas Curriculares. Protagonismo juvenil. Políticas curriculares. Ensino médio. Teoria do discurso. Oliveira, Marcia Betania Demandas Curriculares. Protagonismo juvenil. Políticas curriculares. Ensino médio. Teoria do discurso. |
title_short |
DEMANDAS E PROTAGONISMO JUVENIL: políticas curriculares no ensino médio |
title_full |
DEMANDAS E PROTAGONISMO JUVENIL: políticas curriculares no ensino médio |
title_fullStr |
DEMANDAS E PROTAGONISMO JUVENIL: políticas curriculares no ensino médio DEMANDAS E PROTAGONISMO JUVENIL: políticas curriculares no ensino médio |
title_full_unstemmed |
DEMANDAS E PROTAGONISMO JUVENIL: políticas curriculares no ensino médio DEMANDAS E PROTAGONISMO JUVENIL: políticas curriculares no ensino médio |
title_sort |
DEMANDAS E PROTAGONISMO JUVENIL: políticas curriculares no ensino médio |
author |
Oliveira, Marcia Betania |
author_facet |
Oliveira, Marcia Betania Oliveira, Marcia Betania Oliveira, Elvira Fernandes de Araújo Oliveira, Elvira Fernandes de Araújo |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Elvira Fernandes de Araújo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Marcia Betania Oliveira, Elvira Fernandes de Araújo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Demandas Curriculares. Protagonismo juvenil. Políticas curriculares. Ensino médio. Teoria do discurso. |
topic |
Demandas Curriculares. Protagonismo juvenil. Políticas curriculares. Ensino médio. Teoria do discurso. |
description |
Este trabalho aborda protagonismo juvenil no ensino médio em meio a demandas curriculares. No campo metodológico, apresenta resultados de pesquisa realizada em manchetes midiáticas, as quais deram visibilidade a alguns movimentos em defesa da educação pública. Destaca dois movimentos tendo como protagonistas jovens alunos (e possivelmente seus professores) do ensino médio, desencadeados por demandas curriculares, ambos acontecidos no período entre final de 2015 e início de 2016, com ocupações de escolas nos estados de Goiás e de São Paulo. No campo teórico, trata de uma abordagem pós-estrutural com base na Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (2015). Nessa perspectiva, considera como demandas curriculares os eventos propostos pelas secretarias de educação dos estados de Goiás (a implantação de Organizações Sociais) e de São Paulo (o programa de reorganização escolar) e estudantes envolvidos nas referidas manifestações e ocupações de escolas como sujeitos na/da constituição política. Com base na lógica laclauniana, reivindicações aqui destacadas, em especial pela configuração do protagonismo juvenil, foram/vão se apresentando a partir das referidas demandas. Os sujeitos envolvidos vão se constituindo em processos articulatórios de negociação, de identificação, marcados pela contingência, tentando fixar determinados sentidos (dentre outros) de qualidade de educação, não definidos a priori. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5744 10.15628/holos.2017.5744 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5744 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2017.5744 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5744/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 3 (2017); 185-195 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1822183233786216448 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.15628/holos.2017.5744 |