A generosidade do empreendedorismo adentra a escola pública: crítica à falaciosa narrativa da empregabilidade e da superação das desigualdades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10049 |
Resumo: | O artigo apresenta uma análise crítica acerca do empreendedorismo presente no Referencial Curricular Gaúcho (RCG), a partir da pergunta norteadora: como a narrativa da formação de sujeitos empreendedores é apresentada no RCG e qual proposta curricular é apresentada para a promoção do protagonismo juvenil? A pesquisa caracteriza-se como básica, exploratória, qualitativa e bibliográfica-documental e está ancorada no referencial teórico pluralista crítico de Laval (2003), Dardot e Laval (2016), Mazzucato (2014) Campo e Soeiro (2016) e Catini (2020). A partir da crítica à suposta generosidade do empreendedorismo na formação dos jovens e da constatação de que tal proposta não é novidade na educação básica brasileira, apresenta-se uma análise do Referencial Curricular Gaúcho para o Ensino Médio (RCG) no que tange a sua proposta de educação empreendedora. Por esse viés, identifica-se a incompletude dos conceitos apresentados no RCG; indica-se que a lógica do empreendedorismo empregada no RCG está alinhada à Base Nacional Comum Curricular e ao Novo Ensino Médio, consistindo em uma proposta formativa enraizada na responsabilização dos sujeitos; e, aponta-se a falaciosa retórica criada em torno dos conceitos de protagonismo estudantil, projeto de vida e empreendedorismo como promessa de sucesso, empregabilidade e superação das desigualdades. |
id |
UNILASALLE-2_2e1ce229485c58381847e19366c24799 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10049 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
A generosidade do empreendedorismo adentra a escola pública: crítica à falaciosa narrativa da empregabilidade e da superação das desigualdadesEnsino MédioReferencial Curricular GaúchoProtagonismo Juvenil.O artigo apresenta uma análise crítica acerca do empreendedorismo presente no Referencial Curricular Gaúcho (RCG), a partir da pergunta norteadora: como a narrativa da formação de sujeitos empreendedores é apresentada no RCG e qual proposta curricular é apresentada para a promoção do protagonismo juvenil? A pesquisa caracteriza-se como básica, exploratória, qualitativa e bibliográfica-documental e está ancorada no referencial teórico pluralista crítico de Laval (2003), Dardot e Laval (2016), Mazzucato (2014) Campo e Soeiro (2016) e Catini (2020). A partir da crítica à suposta generosidade do empreendedorismo na formação dos jovens e da constatação de que tal proposta não é novidade na educação básica brasileira, apresenta-se uma análise do Referencial Curricular Gaúcho para o Ensino Médio (RCG) no que tange a sua proposta de educação empreendedora. Por esse viés, identifica-se a incompletude dos conceitos apresentados no RCG; indica-se que a lógica do empreendedorismo empregada no RCG está alinhada à Base Nacional Comum Curricular e ao Novo Ensino Médio, consistindo em uma proposta formativa enraizada na responsabilização dos sujeitos; e, aponta-se a falaciosa retórica criada em torno dos conceitos de protagonismo estudantil, projeto de vida e empreendedorismo como promessa de sucesso, empregabilidade e superação das desigualdades.Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas2023-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/1004910.18316/recc.v28i2.10049Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 2 (2023)2236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10049/4205Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccessFávero, Altair AlbertoTonieto, CarinaBellenzier, Caroline SimonDos Santos, Antônio Pereira2023-10-10T16:46:34Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/10049Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2023-10-10T16:46:34Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A generosidade do empreendedorismo adentra a escola pública: crítica à falaciosa narrativa da empregabilidade e da superação das desigualdades |
title |
A generosidade do empreendedorismo adentra a escola pública: crítica à falaciosa narrativa da empregabilidade e da superação das desigualdades |
spellingShingle |
A generosidade do empreendedorismo adentra a escola pública: crítica à falaciosa narrativa da empregabilidade e da superação das desigualdades Fávero, Altair Alberto Ensino Médio Referencial Curricular Gaúcho Protagonismo Juvenil. |
title_short |
A generosidade do empreendedorismo adentra a escola pública: crítica à falaciosa narrativa da empregabilidade e da superação das desigualdades |
title_full |
A generosidade do empreendedorismo adentra a escola pública: crítica à falaciosa narrativa da empregabilidade e da superação das desigualdades |
title_fullStr |
A generosidade do empreendedorismo adentra a escola pública: crítica à falaciosa narrativa da empregabilidade e da superação das desigualdades |
title_full_unstemmed |
A generosidade do empreendedorismo adentra a escola pública: crítica à falaciosa narrativa da empregabilidade e da superação das desigualdades |
title_sort |
A generosidade do empreendedorismo adentra a escola pública: crítica à falaciosa narrativa da empregabilidade e da superação das desigualdades |
author |
Fávero, Altair Alberto |
author_facet |
Fávero, Altair Alberto Tonieto, Carina Bellenzier, Caroline Simon Dos Santos, Antônio Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Tonieto, Carina Bellenzier, Caroline Simon Dos Santos, Antônio Pereira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fávero, Altair Alberto Tonieto, Carina Bellenzier, Caroline Simon Dos Santos, Antônio Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Médio Referencial Curricular Gaúcho Protagonismo Juvenil. |
topic |
Ensino Médio Referencial Curricular Gaúcho Protagonismo Juvenil. |
description |
O artigo apresenta uma análise crítica acerca do empreendedorismo presente no Referencial Curricular Gaúcho (RCG), a partir da pergunta norteadora: como a narrativa da formação de sujeitos empreendedores é apresentada no RCG e qual proposta curricular é apresentada para a promoção do protagonismo juvenil? A pesquisa caracteriza-se como básica, exploratória, qualitativa e bibliográfica-documental e está ancorada no referencial teórico pluralista crítico de Laval (2003), Dardot e Laval (2016), Mazzucato (2014) Campo e Soeiro (2016) e Catini (2020). A partir da crítica à suposta generosidade do empreendedorismo na formação dos jovens e da constatação de que tal proposta não é novidade na educação básica brasileira, apresenta-se uma análise do Referencial Curricular Gaúcho para o Ensino Médio (RCG) no que tange a sua proposta de educação empreendedora. Por esse viés, identifica-se a incompletude dos conceitos apresentados no RCG; indica-se que a lógica do empreendedorismo empregada no RCG está alinhada à Base Nacional Comum Curricular e ao Novo Ensino Médio, consistindo em uma proposta formativa enraizada na responsabilização dos sujeitos; e, aponta-se a falaciosa retórica criada em torno dos conceitos de protagonismo estudantil, projeto de vida e empreendedorismo como promessa de sucesso, empregabilidade e superação das desigualdades. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10049 10.18316/recc.v28i2.10049 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10049 |
identifier_str_mv |
10.18316/recc.v28i2.10049 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10049/4205 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação, Ciência e Cultura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 28 n. 2 (2023) 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1800217320109375488 |