A IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR AMBIENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA PERSPECTIVA SOCIAL E PARA SUSTENTABILIDADE
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
DOI: | 10.15628/holos.2021.11587 |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11587 |
Resumo: | Considerando a problemática associada a pandemia da COVID-19 no Brasil, o presente trabalho teve como objetivo destacar os principais desafios emergentes a serem superados pela sociedade e educadores ambientais para a minimização dos impactos da pandemia e promoção de um contexto pós-pandemia mais justo e equilibrado. Por meio de pesquisa qualitativa, através de consulta bibliográfica em plataformas especializadas como Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Scholar, este artigo frisou a importância da conservação da biodiversidade e dos recursos naturais para reduzir as chances de ocorrência de novas doenças de origem zoonótica e discorrer sobre os desafios do educador ambiental. Verificou-se que é fundamental a articulação dos educadores ambientais em meios sociais para promover a Educação Ambiental e superar os desafios relacionados à acentuada desigualdade social no Brasil. Não obstante, faz-se necessária a união de esforços para promover a transformação social e melhoria da qualidade ambiental, evidenciando a necessidade de mudanças na administração pública e nos hábitos sociais. Concluiu-se que é urgente o desenvolvimento de uma nova cultura e modo de vida, capaz de ressignificar o paradigma vigente o qual representa um forte obstáculo ao desenvolvimento sustentável. |
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A IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR AMBIENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA PERSPECTIVA SOCIAL E PARA SUSTENTABILIDADECOVID-19Educação AmbientalJustiça AmbientalEquidadeSustentabilidade.Considerando a problemática associada a pandemia da COVID-19 no Brasil, o presente trabalho teve como objetivo destacar os principais desafios emergentes a serem superados pela sociedade e educadores ambientais para a minimização dos impactos da pandemia e promoção de um contexto pós-pandemia mais justo e equilibrado. Por meio de pesquisa qualitativa, através de consulta bibliográfica em plataformas especializadas como Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Scholar, este artigo frisou a importância da conservação da biodiversidade e dos recursos naturais para reduzir as chances de ocorrência de novas doenças de origem zoonótica e discorrer sobre os desafios do educador ambiental. Verificou-se que é fundamental a articulação dos educadores ambientais em meios sociais para promover a Educação Ambiental e superar os desafios relacionados à acentuada desigualdade social no Brasil. Não obstante, faz-se necessária a união de esforços para promover a transformação social e melhoria da qualidade ambiental, evidenciando a necessidade de mudanças na administração pública e nos hábitos sociais. Concluiu-se que é urgente o desenvolvimento de uma nova cultura e modo de vida, capaz de ressignificar o paradigma vigente o qual representa um forte obstáculo ao desenvolvimento sustentável.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2021-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1158710.15628/holos.2021.11587HOLOS; v. 7 (2021); 1-151807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11587/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11587/pdf_1Copyright (c) 2021 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMatias, Tális PereiraFraga, Ligia de Almeida GilioliMasteghin, Ligia TambascoCosta, Vívian Ariane de OliveiraBotezelli, LucianaImperador, Adriana Maria2023-04-07T00:02:30Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/11587Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-04-07T00:02:30Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
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