A IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR AMBIENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA PERSPECTIVA SOCIAL E PARA SUSTENTABILIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Tális Pereira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fraga, Ligia de Almeida Gilioli, Masteghin, Ligia Tambasco, Costa, Vívian Ariane de Oliveira, Botezelli, Luciana, Imperador, Adriana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
DOI: 10.15628/holos.2021.11587
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11587
Resumo: Considerando a problemática associada a pandemia da COVID-19 no Brasil, o presente trabalho teve como objetivo destacar os principais desafios emergentes a serem superados pela sociedade e educadores ambientais para a minimização dos impactos da pandemia e promoção de um contexto pós-pandemia mais justo e equilibrado. Por meio de pesquisa qualitativa, através de consulta bibliográfica em plataformas especializadas como Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Scholar, este artigo frisou a importância da conservação da biodiversidade e dos recursos naturais para reduzir as chances de ocorrência de novas doenças de origem zoonótica e discorrer sobre os desafios do educador ambiental. Verificou-se que é fundamental a articulação dos educadores ambientais em meios sociais para promover a Educação Ambiental e superar os desafios relacionados à acentuada desigualdade social no Brasil. Não obstante, faz-se necessária a união de esforços para promover a transformação social e melhoria da qualidade ambiental, evidenciando a necessidade de mudanças na administração pública e nos hábitos sociais. Concluiu-se que é urgente o desenvolvimento de uma nova cultura e modo de vida, capaz de ressignificar o paradigma vigente o qual representa um forte obstáculo ao desenvolvimento sustentável.
id IFRN-3_b7050d878fb5d6a27222ccda4fc018c8
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/11587
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
spelling A IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR AMBIENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA PERSPECTIVA SOCIAL E PARA SUSTENTABILIDADECOVID-19Educação AmbientalJustiça AmbientalEquidadeSustentabilidade.Considerando a problemática associada a pandemia da COVID-19 no Brasil, o presente trabalho teve como objetivo destacar os principais desafios emergentes a serem superados pela sociedade e educadores ambientais para a minimização dos impactos da pandemia e promoção de um contexto pós-pandemia mais justo e equilibrado. Por meio de pesquisa qualitativa, através de consulta bibliográfica em plataformas especializadas como Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Scholar, este artigo frisou a importância da conservação da biodiversidade e dos recursos naturais para reduzir as chances de ocorrência de novas doenças de origem zoonótica e discorrer sobre os desafios do educador ambiental. Verificou-se que é fundamental a articulação dos educadores ambientais em meios sociais para promover a Educação Ambiental e superar os desafios relacionados à acentuada desigualdade social no Brasil. Não obstante, faz-se necessária a união de esforços para promover a transformação social e melhoria da qualidade ambiental, evidenciando a necessidade de mudanças na administração pública e nos hábitos sociais. Concluiu-se que é urgente o desenvolvimento de uma nova cultura e modo de vida, capaz de ressignificar o paradigma vigente o qual representa um forte obstáculo ao desenvolvimento sustentável.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2021-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1158710.15628/holos.2021.11587HOLOS; v. 7 (2021); 1-151807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11587/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11587/pdf_1Copyright (c) 2021 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMatias, Tális PereiraFraga, Ligia de Almeida GilioliMasteghin, Ligia TambascoCosta, Vívian Ariane de OliveiraBotezelli, LucianaImperador, Adriana Maria2023-04-07T00:02:30Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/11587Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-04-07T00:02:30Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR AMBIENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA PERSPECTIVA SOCIAL E PARA SUSTENTABILIDADE
title A IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR AMBIENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA PERSPECTIVA SOCIAL E PARA SUSTENTABILIDADE
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR AMBIENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA PERSPECTIVA SOCIAL E PARA SUSTENTABILIDADE
A IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR AMBIENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA PERSPECTIVA SOCIAL E PARA SUSTENTABILIDADE
Matias, Tális Pereira
COVID-19
Educação Ambiental
Justiça Ambiental
Equidade
Sustentabilidade.
Matias, Tális Pereira
COVID-19
Educação Ambiental
Justiça Ambiental
Equidade
Sustentabilidade.
title_short A IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR AMBIENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA PERSPECTIVA SOCIAL E PARA SUSTENTABILIDADE
title_full A IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR AMBIENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA PERSPECTIVA SOCIAL E PARA SUSTENTABILIDADE
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR AMBIENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA PERSPECTIVA SOCIAL E PARA SUSTENTABILIDADE
A IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR AMBIENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA PERSPECTIVA SOCIAL E PARA SUSTENTABILIDADE
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR AMBIENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA PERSPECTIVA SOCIAL E PARA SUSTENTABILIDADE
A IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR AMBIENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA PERSPECTIVA SOCIAL E PARA SUSTENTABILIDADE
title_sort A IMPORTÂNCIA DO EDUCADOR AMBIENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA PERSPECTIVA SOCIAL E PARA SUSTENTABILIDADE
author Matias, Tális Pereira
author_facet Matias, Tális Pereira
Matias, Tális Pereira
Fraga, Ligia de Almeida Gilioli
Masteghin, Ligia Tambasco
Costa, Vívian Ariane de Oliveira
Botezelli, Luciana
Imperador, Adriana Maria
Fraga, Ligia de Almeida Gilioli
Masteghin, Ligia Tambasco
Costa, Vívian Ariane de Oliveira
Botezelli, Luciana
Imperador, Adriana Maria
author_role author
author2 Fraga, Ligia de Almeida Gilioli
Masteghin, Ligia Tambasco
Costa, Vívian Ariane de Oliveira
Botezelli, Luciana
Imperador, Adriana Maria
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias, Tális Pereira
Fraga, Ligia de Almeida Gilioli
Masteghin, Ligia Tambasco
Costa, Vívian Ariane de Oliveira
Botezelli, Luciana
Imperador, Adriana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv COVID-19
Educação Ambiental
Justiça Ambiental
Equidade
Sustentabilidade.
topic COVID-19
Educação Ambiental
Justiça Ambiental
Equidade
Sustentabilidade.
description Considerando a problemática associada a pandemia da COVID-19 no Brasil, o presente trabalho teve como objetivo destacar os principais desafios emergentes a serem superados pela sociedade e educadores ambientais para a minimização dos impactos da pandemia e promoção de um contexto pós-pandemia mais justo e equilibrado. Por meio de pesquisa qualitativa, através de consulta bibliográfica em plataformas especializadas como Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Google Scholar, este artigo frisou a importância da conservação da biodiversidade e dos recursos naturais para reduzir as chances de ocorrência de novas doenças de origem zoonótica e discorrer sobre os desafios do educador ambiental. Verificou-se que é fundamental a articulação dos educadores ambientais em meios sociais para promover a Educação Ambiental e superar os desafios relacionados à acentuada desigualdade social no Brasil. Não obstante, faz-se necessária a união de esforços para promover a transformação social e melhoria da qualidade ambiental, evidenciando a necessidade de mudanças na administração pública e nos hábitos sociais. Concluiu-se que é urgente o desenvolvimento de uma nova cultura e modo de vida, capaz de ressignificar o paradigma vigente o qual representa um forte obstáculo ao desenvolvimento sustentável.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11587
10.15628/holos.2021.11587
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11587
identifier_str_mv 10.15628/holos.2021.11587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11587/pdf
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11587/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 7 (2021); 1-15
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1822183240370225152
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.15628/holos.2021.11587