Sustentabilidade ambiental : a busca da equidade na saúde
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/32367 |
Resumo: | Este trabalho propõe contribuir para o alcance da sustentabilidade ambiental na UnB, por meio da elaboração de um Projeto Pedagógico transdisciplinar, visando à educação e a comunicação para a formação de uma consciência profissional e pública relativa à saúde e seus determinantes sociais. Constata-se o conceito de sustentabilidade ambiental, quando aplicado à área de saúde, deve fundamentar-se no princípio ético da equidade com relação às gerações presentes e futuras e deve articular-se aos Determinantes Sociais de Saúde. Assim, a sustentabilidade é percebida no acesso à moradia, à água potável e ao esgotamento sanitário, aos serviços da saúde, a uma alimentação saudável, à produção agrícola, ao trabalho e renda, envolvendo também os ambientes de trabalho, o estilo de vida e a formação e participação de redes sociais e comunitárias. A experiência, iniciada pelo Núcleo de Estudos em Educação e Promoção da Saúde (NESPROM/CEAM/UnB), lança as sementes para a caminhada, porém, as evidências indicam uma multiplicidade de trajetórias para o envolvimento da universidade na produção de saúde por meio de seus determinantes. O que se pretende como produto final da proposta é o desenvolvimento de competências no contexto das profissões universitárias integrando os fundamentos e práticas éticas, econômicas, sociais e ambientais que respondam aos desafios da sustentabilidade em saúde na UnB. |
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Este trabalho propõe contribuir para o alcance da sustentabilidade ambiental na UnB, por meio da elaboração de um Projeto Pedagógico transdisciplinar, visando à educação e a comunicação para a formação de uma consciência profissional e pública relativa à saúde e seus determinantes sociais. Constata-se o conceito de sustentabilidade ambiental, quando aplicado à área de saúde, deve fundamentar-se no princípio ético da equidade com relação às gerações presentes e futuras e deve articular-se aos Determinantes Sociais de Saúde. Assim, a sustentabilidade é percebida no acesso à moradia, à água potável e ao esgotamento sanitário, aos serviços da saúde, a uma alimentação saudável, à produção agrícola, ao trabalho e renda, envolvendo também os ambientes de trabalho, o estilo de vida e a formação e participação de redes sociais e comunitárias. A experiência, iniciada pelo Núcleo de Estudos em Educação e Promoção da Saúde (NESPROM/CEAM/UnB), lança as sementes para a caminhada, porém, as evidências indicam uma multiplicidade de trajetórias para o envolvimento da universidade na produção de saúde por meio de seus determinantes. O que se pretende como produto final da proposta é o desenvolvimento de competências no contexto das profissões universitárias integrando os fundamentos e práticas éticas, econômicas, sociais e ambientais que respondam aos desafios da sustentabilidade em saúde na UnB. |
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