Sustentabilidade ambiental : a busca da equidade na saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Elioenai Dornelles
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Alves, Sônia Lúcia dos Reis
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32367
Resumo: Este trabalho propõe contribuir para o alcance da sustentabilidade ambiental na UnB, por meio da elaboração de um Projeto Pedagógico transdisciplinar, visando à educação e a comunicação para a formação de uma consciência profissional e pública relativa à saúde e seus determinantes sociais. Constata-se o conceito de sustentabilidade ambiental, quando aplicado à área de saúde, deve fundamentar-se no princípio ético da equidade com relação às gerações presentes e futuras e deve articular-se aos Determinantes Sociais de Saúde. Assim, a sustentabilidade é percebida no acesso à moradia, à água potável e ao esgotamento sanitário, aos serviços da saúde, a uma alimentação saudável, à produção agrícola, ao trabalho e renda, envolvendo também os ambientes de trabalho, o estilo de vida e a formação e participação de redes sociais e comunitárias. A experiência, iniciada pelo Núcleo de Estudos em Educação e Promoção da Saúde (NESPROM/CEAM/UnB), lança as sementes para a caminhada, porém, as evidências indicam uma multiplicidade de trajetórias para o envolvimento da universidade na produção de saúde por meio de seus determinantes. O que se pretende como produto final da proposta é o desenvolvimento de competências no contexto das profissões universitárias integrando os fundamentos e práticas éticas, econômicas, sociais e ambientais que respondam aos desafios da sustentabilidade em saúde na UnB.
id UNB_43112923f955c50cab7cdeedc30b6aa1
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/32367
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Sustentabilidade ambiental : a busca da equidade na saúdeSaúdeSustentabilidadeEquidadeEducaçãoEste trabalho propõe contribuir para o alcance da sustentabilidade ambiental na UnB, por meio da elaboração de um Projeto Pedagógico transdisciplinar, visando à educação e a comunicação para a formação de uma consciência profissional e pública relativa à saúde e seus determinantes sociais. Constata-se o conceito de sustentabilidade ambiental, quando aplicado à área de saúde, deve fundamentar-se no princípio ético da equidade com relação às gerações presentes e futuras e deve articular-se aos Determinantes Sociais de Saúde. Assim, a sustentabilidade é percebida no acesso à moradia, à água potável e ao esgotamento sanitário, aos serviços da saúde, a uma alimentação saudável, à produção agrícola, ao trabalho e renda, envolvendo também os ambientes de trabalho, o estilo de vida e a formação e participação de redes sociais e comunitárias. A experiência, iniciada pelo Núcleo de Estudos em Educação e Promoção da Saúde (NESPROM/CEAM/UnB), lança as sementes para a caminhada, porém, as evidências indicam uma multiplicidade de trajetórias para o envolvimento da universidade na produção de saúde por meio de seus determinantes. O que se pretende como produto final da proposta é o desenvolvimento de competências no contexto das profissões universitárias integrando os fundamentos e práticas éticas, econômicas, sociais e ambientais que respondam aos desafios da sustentabilidade em saúde na UnB.Faculdade de Ciências da Saúde (FS)Departamento de Enfermagem (FS ENF)Cidade Gráfica e Editora2018-07-26T11:36:04Z2018-07-26T11:36:04Z2011Parte de livro ou capítulo de livroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfALVES, Elioenai Dornelles; ALVES, Sônia Lúcia dos Reis. Sustentabilidade ambiental: a busca da equidade na saúde. In: CATALÃO, Vera Margarida Lessa; LAYRARGUES, Philippe Pomier; ZANETI, Izabel Cristina Bruno Bacellar (Org.). Universidade para o século XXI: educação e gestão ambiental na Universidade de Brasília. Brasília: Cidade Gráfica e Editora, 2011. p. 121-133.http://repositorio.unb.br/handle/10482/32367http://repositorio.unb.br/handle/10482/32265Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília pelo Decanato de Extensão da UnB para disponibilizar, no site repositorio.unb.br, o livro Universidade para o século XXI: educação e gestão ambiental na Universidade de Brasília.info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Elioenai DornellesAlves, Sônia Lúcia dos Reisporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-10T18:59:45Zoai:repositorio.unb.br:10482/32367Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-10T18:59:45Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Sustentabilidade ambiental : a busca da equidade na saúde
title Sustentabilidade ambiental : a busca da equidade na saúde
spellingShingle Sustentabilidade ambiental : a busca da equidade na saúde
Alves, Elioenai Dornelles
Saúde
Sustentabilidade
Equidade
Educação
title_short Sustentabilidade ambiental : a busca da equidade na saúde
title_full Sustentabilidade ambiental : a busca da equidade na saúde
title_fullStr Sustentabilidade ambiental : a busca da equidade na saúde
title_full_unstemmed Sustentabilidade ambiental : a busca da equidade na saúde
title_sort Sustentabilidade ambiental : a busca da equidade na saúde
author Alves, Elioenai Dornelles
author_facet Alves, Elioenai Dornelles
Alves, Sônia Lúcia dos Reis
author_role author
author2 Alves, Sônia Lúcia dos Reis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Elioenai Dornelles
Alves, Sônia Lúcia dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde
Sustentabilidade
Equidade
Educação
topic Saúde
Sustentabilidade
Equidade
Educação
description Este trabalho propõe contribuir para o alcance da sustentabilidade ambiental na UnB, por meio da elaboração de um Projeto Pedagógico transdisciplinar, visando à educação e a comunicação para a formação de uma consciência profissional e pública relativa à saúde e seus determinantes sociais. Constata-se o conceito de sustentabilidade ambiental, quando aplicado à área de saúde, deve fundamentar-se no princípio ético da equidade com relação às gerações presentes e futuras e deve articular-se aos Determinantes Sociais de Saúde. Assim, a sustentabilidade é percebida no acesso à moradia, à água potável e ao esgotamento sanitário, aos serviços da saúde, a uma alimentação saudável, à produção agrícola, ao trabalho e renda, envolvendo também os ambientes de trabalho, o estilo de vida e a formação e participação de redes sociais e comunitárias. A experiência, iniciada pelo Núcleo de Estudos em Educação e Promoção da Saúde (NESPROM/CEAM/UnB), lança as sementes para a caminhada, porém, as evidências indicam uma multiplicidade de trajetórias para o envolvimento da universidade na produção de saúde por meio de seus determinantes. O que se pretende como produto final da proposta é o desenvolvimento de competências no contexto das profissões universitárias integrando os fundamentos e práticas éticas, econômicas, sociais e ambientais que respondam aos desafios da sustentabilidade em saúde na UnB.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2018-07-26T11:36:04Z
2018-07-26T11:36:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv Parte de livro ou capítulo de livro
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Elioenai Dornelles; ALVES, Sônia Lúcia dos Reis. Sustentabilidade ambiental: a busca da equidade na saúde. In: CATALÃO, Vera Margarida Lessa; LAYRARGUES, Philippe Pomier; ZANETI, Izabel Cristina Bruno Bacellar (Org.). Universidade para o século XXI: educação e gestão ambiental na Universidade de Brasília. Brasília: Cidade Gráfica e Editora, 2011. p. 121-133.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/32367
identifier_str_mv ALVES, Elioenai Dornelles; ALVES, Sônia Lúcia dos Reis. Sustentabilidade ambiental: a busca da equidade na saúde. In: CATALÃO, Vera Margarida Lessa; LAYRARGUES, Philippe Pomier; ZANETI, Izabel Cristina Bruno Bacellar (Org.). Universidade para o século XXI: educação e gestão ambiental na Universidade de Brasília. Brasília: Cidade Gráfica e Editora, 2011. p. 121-133.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/32367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.unb.br/handle/10482/32265
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cidade Gráfica e Editora
publisher.none.fl_str_mv Cidade Gráfica e Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1818900999895515136