AS BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS DE ONTEM E DE HOJE NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Micaela Ferreira dos Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Andrade, Adriano Pinheiro de, Torres, Magallia Farkath de Paiva, Amorim, Giovana Carla Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5763
Resumo: A brincadeira pode ser caracterizada como um elemento conciso que permite o desenvolvimento infantil. Este estudo visa entender as relações das brincadeiras tradicionais com as brincadeiras que envolvem o aparato tecnológico, a partir do contexto sociocultural. Objetivamos identificar os fatores que influenciam no brincar infantil. A pesquisa foi realizada com crianças e adultos da Escola Municipal Paulo Cavalcante de Moura na cidade de Mossoró/RN. Pretendemos desse modo, verificar em que contexto de brincadeiras as crianças de ontem e de hoje se situam. Utilizamos como aporte teórico, estudos de autores que fundamentam a pesquisa, como: Brougère (2010 e 2011), Kishimoto (2001 e 2010), Vygotsky (2007), Piaget (1994), entre outros. O percurso metodológico do estudo baseou-se na pesquisa quanto-qualitativa, em que utilizamos como instrumento de coleta de dados questionários. Para a escolha dos sujeitos que compõe a pesquisa, usamos o método de análise aleatória simples, conforme apresenta Gil (1999). De acordo com os pensamentos dos autores e as análises dos dados da pesquisa, percebemos que não importa o contexto em que vivem, as crianças acabam, de algum modo, brincando. As brincadeiras mais comuns tanto na infância das crianças de ontem, quanto na infância das crianças de hoje, são brincadeiras que sejam desenvolvidas coletivamente. Entendemos que esses tipos de brincadeiras trazem grandes benefícios à infância, pois desenvolvem aspectos motores, cognitivos, afetivos, sociais, entre outros. É importante evidenciar que a brincadeira também é responsável pela propagação da cultura, geração a geração, residindo nesse aspecto à relevância da temática para a educação e para a sociedade.
id IFRN-3_bab4ca7d0fbb80f528f09b4cd51a9f3a
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/5763
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling AS BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS DE ONTEM E DE HOJE NO CONTEXTO SOCIOCULTURALBrincadeirasDesenvolvimentoAtividade lúdicaCulturaA brincadeira pode ser caracterizada como um elemento conciso que permite o desenvolvimento infantil. Este estudo visa entender as relações das brincadeiras tradicionais com as brincadeiras que envolvem o aparato tecnológico, a partir do contexto sociocultural. Objetivamos identificar os fatores que influenciam no brincar infantil. A pesquisa foi realizada com crianças e adultos da Escola Municipal Paulo Cavalcante de Moura na cidade de Mossoró/RN. Pretendemos desse modo, verificar em que contexto de brincadeiras as crianças de ontem e de hoje se situam. Utilizamos como aporte teórico, estudos de autores que fundamentam a pesquisa, como: Brougère (2010 e 2011), Kishimoto (2001 e 2010), Vygotsky (2007), Piaget (1994), entre outros. O percurso metodológico do estudo baseou-se na pesquisa quanto-qualitativa, em que utilizamos como instrumento de coleta de dados questionários. Para a escolha dos sujeitos que compõe a pesquisa, usamos o método de análise aleatória simples, conforme apresenta Gil (1999). De acordo com os pensamentos dos autores e as análises dos dados da pesquisa, percebemos que não importa o contexto em que vivem, as crianças acabam, de algum modo, brincando. As brincadeiras mais comuns tanto na infância das crianças de ontem, quanto na infância das crianças de hoje, são brincadeiras que sejam desenvolvidas coletivamente. Entendemos que esses tipos de brincadeiras trazem grandes benefícios à infância, pois desenvolvem aspectos motores, cognitivos, afetivos, sociais, entre outros. É importante evidenciar que a brincadeira também é responsável pela propagação da cultura, geração a geração, residindo nesse aspecto à relevância da temática para a educação e para a sociedade.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/576310.15628/holos.2017.5763HOLOS; v. 3 (2017); 62-741807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5763/pdfCopyright (c) 2017 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Micaela Ferreira dos SantosAndrade, Adriano Pinheiro deTorres, Magallia Farkath de PaivaAmorim, Giovana Carla Cardoso2022-05-01T20:18:32Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5763Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:18:32Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv AS BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS DE ONTEM E DE HOJE NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL
title AS BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS DE ONTEM E DE HOJE NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL
spellingShingle AS BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS DE ONTEM E DE HOJE NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL
Silva, Micaela Ferreira dos Santos
Brincadeiras
Desenvolvimento
Atividade lúdica
Cultura
title_short AS BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS DE ONTEM E DE HOJE NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL
title_full AS BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS DE ONTEM E DE HOJE NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL
title_fullStr AS BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS DE ONTEM E DE HOJE NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL
title_full_unstemmed AS BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS DE ONTEM E DE HOJE NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL
title_sort AS BRINCADEIRAS DAS CRIANÇAS DE ONTEM E DE HOJE NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL
author Silva, Micaela Ferreira dos Santos
author_facet Silva, Micaela Ferreira dos Santos
Andrade, Adriano Pinheiro de
Torres, Magallia Farkath de Paiva
Amorim, Giovana Carla Cardoso
author_role author
author2 Andrade, Adriano Pinheiro de
Torres, Magallia Farkath de Paiva
Amorim, Giovana Carla Cardoso
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Micaela Ferreira dos Santos
Andrade, Adriano Pinheiro de
Torres, Magallia Farkath de Paiva
Amorim, Giovana Carla Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Brincadeiras
Desenvolvimento
Atividade lúdica
Cultura
topic Brincadeiras
Desenvolvimento
Atividade lúdica
Cultura
description A brincadeira pode ser caracterizada como um elemento conciso que permite o desenvolvimento infantil. Este estudo visa entender as relações das brincadeiras tradicionais com as brincadeiras que envolvem o aparato tecnológico, a partir do contexto sociocultural. Objetivamos identificar os fatores que influenciam no brincar infantil. A pesquisa foi realizada com crianças e adultos da Escola Municipal Paulo Cavalcante de Moura na cidade de Mossoró/RN. Pretendemos desse modo, verificar em que contexto de brincadeiras as crianças de ontem e de hoje se situam. Utilizamos como aporte teórico, estudos de autores que fundamentam a pesquisa, como: Brougère (2010 e 2011), Kishimoto (2001 e 2010), Vygotsky (2007), Piaget (1994), entre outros. O percurso metodológico do estudo baseou-se na pesquisa quanto-qualitativa, em que utilizamos como instrumento de coleta de dados questionários. Para a escolha dos sujeitos que compõe a pesquisa, usamos o método de análise aleatória simples, conforme apresenta Gil (1999). De acordo com os pensamentos dos autores e as análises dos dados da pesquisa, percebemos que não importa o contexto em que vivem, as crianças acabam, de algum modo, brincando. As brincadeiras mais comuns tanto na infância das crianças de ontem, quanto na infância das crianças de hoje, são brincadeiras que sejam desenvolvidas coletivamente. Entendemos que esses tipos de brincadeiras trazem grandes benefícios à infância, pois desenvolvem aspectos motores, cognitivos, afetivos, sociais, entre outros. É importante evidenciar que a brincadeira também é responsável pela propagação da cultura, geração a geração, residindo nesse aspecto à relevância da temática para a educação e para a sociedade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5763
10.15628/holos.2017.5763
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5763
identifier_str_mv 10.15628/holos.2017.5763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5763/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 3 (2017); 62-74
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951623335084032