A aprendizagem de tópicos de cálculo por alunos de engenharia através do trabalho de projeto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, José Manuel
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7218
Resumo: Em algumas escolas de engenharia, a qualidade dos cursos é orientada por processos de ensino e aprendizagem assente no modelo CDIO e direcionada para a certificação EUR-ACE. Das várias normas CDIO, as experiências de elaboração de projetos em diferentes unidades curriculares proporcionam a realização de atividades em equipa a partir do 1.º ano desses cursos. Com o intuito de avaliar o contributo de tarefas tipo PBL na aprendizagem de conteúdos matemáticos foi implementada uma experiência de ensino em dois cursos de licenciatura em engenharia baseada num projeto multidisciplinar. Num dos cursos, o projeto envolveu a construção de um modelo físico baseado no conceito de pêndulo e no outro curso o modelo físico foi o do pistão do motor de um automóvel. Com a realização destas atividades procuramos avaliar o contributo de tarefas tipo PBL na aprendizagem de conteúdos matemáticos em cursos de licenciatura em engenharia. Na procura de compreender o significado que os alunos dão à realização da tarefa PBL, adotamos uma abordagem de natureza qualitativa e interpretativa. Os dados foram recolhidos através dos relatórios escritos pelos alunos, das suas apresentações públicas e de uma entrevista. Na análise dos dados, apresentam-se as fases da elaboração da tarefa, as questões envolvidas, os objetivos a alcançar com a sua realização, os resultados obtidos pelos alunos e as suas perceções sobre a realização da PBL. Os resultados indiciam que os alunos reconhecem a utilidade da realização de projetos na sua formação académica e profissional futura. Conclui-se que há uma melhor gestão das tarefas PBL quando integradas em mais do que uma unidade curricular.
id IFRN-3_bc57531c790337cfbe9b21831157afce
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/7218
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling A aprendizagem de tópicos de cálculo por alunos de engenharia através do trabalho de projetoEnsino superiorLicenciatura em engenhariaAprendizagem de tópicos de cálculoAprendizagem baseada em projetosCDIO.Em algumas escolas de engenharia, a qualidade dos cursos é orientada por processos de ensino e aprendizagem assente no modelo CDIO e direcionada para a certificação EUR-ACE. Das várias normas CDIO, as experiências de elaboração de projetos em diferentes unidades curriculares proporcionam a realização de atividades em equipa a partir do 1.º ano desses cursos. Com o intuito de avaliar o contributo de tarefas tipo PBL na aprendizagem de conteúdos matemáticos foi implementada uma experiência de ensino em dois cursos de licenciatura em engenharia baseada num projeto multidisciplinar. Num dos cursos, o projeto envolveu a construção de um modelo físico baseado no conceito de pêndulo e no outro curso o modelo físico foi o do pistão do motor de um automóvel. Com a realização destas atividades procuramos avaliar o contributo de tarefas tipo PBL na aprendizagem de conteúdos matemáticos em cursos de licenciatura em engenharia. Na procura de compreender o significado que os alunos dão à realização da tarefa PBL, adotamos uma abordagem de natureza qualitativa e interpretativa. Os dados foram recolhidos através dos relatórios escritos pelos alunos, das suas apresentações públicas e de uma entrevista. Na análise dos dados, apresentam-se as fases da elaboração da tarefa, as questões envolvidas, os objetivos a alcançar com a sua realização, os resultados obtidos pelos alunos e as suas perceções sobre a realização da PBL. Os resultados indiciam que os alunos reconhecem a utilidade da realização de projetos na sua formação académica e profissional futura. Conclui-se que há uma melhor gestão das tarefas PBL quando integradas em mais do que uma unidade curricular.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2019-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/721810.15628/holos.2019.7218HOLOS; v. 5 (2019); 1-311807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7218/pdfCopyright (c) 2019 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, José Manuel2022-05-01T19:18:37Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/7218Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:18:37Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem de tópicos de cálculo por alunos de engenharia através do trabalho de projeto
title A aprendizagem de tópicos de cálculo por alunos de engenharia através do trabalho de projeto
spellingShingle A aprendizagem de tópicos de cálculo por alunos de engenharia através do trabalho de projeto
Magalhães, José Manuel
Ensino superior
Licenciatura em engenharia
Aprendizagem de tópicos de cálculo
Aprendizagem baseada em projetos
CDIO.
title_short A aprendizagem de tópicos de cálculo por alunos de engenharia através do trabalho de projeto
title_full A aprendizagem de tópicos de cálculo por alunos de engenharia através do trabalho de projeto
title_fullStr A aprendizagem de tópicos de cálculo por alunos de engenharia através do trabalho de projeto
title_full_unstemmed A aprendizagem de tópicos de cálculo por alunos de engenharia através do trabalho de projeto
title_sort A aprendizagem de tópicos de cálculo por alunos de engenharia através do trabalho de projeto
author Magalhães, José Manuel
author_facet Magalhães, José Manuel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, José Manuel
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Licenciatura em engenharia
Aprendizagem de tópicos de cálculo
Aprendizagem baseada em projetos
CDIO.
topic Ensino superior
Licenciatura em engenharia
Aprendizagem de tópicos de cálculo
Aprendizagem baseada em projetos
CDIO.
description Em algumas escolas de engenharia, a qualidade dos cursos é orientada por processos de ensino e aprendizagem assente no modelo CDIO e direcionada para a certificação EUR-ACE. Das várias normas CDIO, as experiências de elaboração de projetos em diferentes unidades curriculares proporcionam a realização de atividades em equipa a partir do 1.º ano desses cursos. Com o intuito de avaliar o contributo de tarefas tipo PBL na aprendizagem de conteúdos matemáticos foi implementada uma experiência de ensino em dois cursos de licenciatura em engenharia baseada num projeto multidisciplinar. Num dos cursos, o projeto envolveu a construção de um modelo físico baseado no conceito de pêndulo e no outro curso o modelo físico foi o do pistão do motor de um automóvel. Com a realização destas atividades procuramos avaliar o contributo de tarefas tipo PBL na aprendizagem de conteúdos matemáticos em cursos de licenciatura em engenharia. Na procura de compreender o significado que os alunos dão à realização da tarefa PBL, adotamos uma abordagem de natureza qualitativa e interpretativa. Os dados foram recolhidos através dos relatórios escritos pelos alunos, das suas apresentações públicas e de uma entrevista. Na análise dos dados, apresentam-se as fases da elaboração da tarefa, as questões envolvidas, os objetivos a alcançar com a sua realização, os resultados obtidos pelos alunos e as suas perceções sobre a realização da PBL. Os resultados indiciam que os alunos reconhecem a utilidade da realização de projetos na sua formação académica e profissional futura. Conclui-se que há uma melhor gestão das tarefas PBL quando integradas em mais do que uma unidade curricular.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7218
10.15628/holos.2019.7218
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7218
identifier_str_mv 10.15628/holos.2019.7218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7218/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 5 (2019); 1-31
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951624244199424