ENSINO E APRENDIZAGEM DE CÁLCULO I EM CURSOS DE LICENCIATURA:: LIMITES E POSSIBILIDADES
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/52 |
Resumo: | O Cálculo Diferencial e Integral é um ramo da Análise Matemática, essencial para o estudo da Matemática Pura, dos fenômenos da Natureza e também para a inovação tecnológica. É componente curricular obrigatório nos cursos de formação de professores na área das Ciências Exatas e da Natureza, tais como Matemática, Química, Física. É de extrema importância que estudantes desses cursos compreendam a essência do Cálculo para que logrem êxito nas disciplinas mais específicas no decorrer de seu curso. Entretanto, as disciplinas de Cálculo estão entre aquelas com maiores índices de reprovação nos cursos da área de exatas. Partindo dessa premissa, o presente artigo buscou investigar os limites e as possibilidades para o ensino e a aprendizagem de Cálculo I em cursos de licenciatura. A pesquisa se pautou na abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados a análise documental, entrevistas a docentes e aplicação de questionários a discentes do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática (CNeM), no âmbito do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Os resultados revelam que o maior responsável pelo mau desempenho da maioria dos estudantes nas disciplinas de Cálculo é devido a uma fraca base em Matemática desde a educação básica e que para compreender as ideias do Cálculo é necessário ter certa maturidade em teoria dos conjuntos, funções em geral e, principalmente, o conceito de função. O estudo revela ainda que para um ensino e aprendizagem de Cálculo I ser produtivo são necessários “n-fatores”: que o professor objetive mais do que simplesmente cumprir a ementa, desenvolvendo as ideias básicas, de forma interativa, dinâmica e correlacionada com suas aplicações; que os estudantes se esforcem na disciplina e que haja a complementação de conceitos tidos como pré-requisitos ao estudo do Cálculo. |
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ENSINO E APRENDIZAGEM DE CÁLCULO I EM CURSOS DE LICENCIATURA:: LIMITES E POSSIBILIDADESCálculo I; Cursos de Licenciatura; Ensino e Aprendizagem.O Cálculo Diferencial e Integral é um ramo da Análise Matemática, essencial para o estudo da Matemática Pura, dos fenômenos da Natureza e também para a inovação tecnológica. É componente curricular obrigatório nos cursos de formação de professores na área das Ciências Exatas e da Natureza, tais como Matemática, Química, Física. É de extrema importância que estudantes desses cursos compreendam a essência do Cálculo para que logrem êxito nas disciplinas mais específicas no decorrer de seu curso. Entretanto, as disciplinas de Cálculo estão entre aquelas com maiores índices de reprovação nos cursos da área de exatas. Partindo dessa premissa, o presente artigo buscou investigar os limites e as possibilidades para o ensino e a aprendizagem de Cálculo I em cursos de licenciatura. A pesquisa se pautou na abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados a análise documental, entrevistas a docentes e aplicação de questionários a discentes do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática (CNeM), no âmbito do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Os resultados revelam que o maior responsável pelo mau desempenho da maioria dos estudantes nas disciplinas de Cálculo é devido a uma fraca base em Matemática desde a educação básica e que para compreender as ideias do Cálculo é necessário ter certa maturidade em teoria dos conjuntos, funções em geral e, principalmente, o conceito de função. O estudo revela ainda que para um ensino e aprendizagem de Cálculo I ser produtivo são necessários “n-fatores”: que o professor objetive mais do que simplesmente cumprir a ementa, desenvolvendo as ideias básicas, de forma interativa, dinâmica e correlacionada com suas aplicações; que os estudantes se esforcem na disciplina e que haja a complementação de conceitos tidos como pré-requisitos ao estudo do Cálculo.EdUECE2018-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5210.30938/bocehm.v3i9.52Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 3 n. 9 (2016): Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; 18-322447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/52/42Copyright (c) 2016 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessMARTINS, ELCIMAR SIMÃOAraújo, Damião Júnio GonçalvesOliveira, Rodolfo Ferreira de2018-08-26T00:32:33Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/52Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:38.012888Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true |
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