A ASSISTÊNCIA À INFÂNCIA POBRE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4686 |
Resumo: | Este estudo se constitui como parte das análises desenvolvidas sobre a infância e a criança durante o nosso processo de formação doutoral, que discorre sobre práticas de educação sócio-educativas em São Luís do Maranhão, Brasil. Assim objetivamos conhecer os sentidos da infância, suas concepções, seus cuidados, assistência e sua educação não escolar durante as primeiras décadas do século XX no Maranhão. Para tanto ressaltamos que as nossas observações se construíram teórico metodologicamente com base na literatura internacional, nacional, local, dando privilégio às fontes documentais com a utilização de um periódico de época. Considerando as singularidades locais, vale dizer que este estudo se sustenta em abordagens teóricas da história social da infância, associadas à compreensão das concepções de higienismo e eugenia, que subsidiam metodologicamente a análise das fontes documentais. Assim, nosso estudo evidencia a importância da criação de instituições assistencialistas sócio-educativas, bem como a articulação de suas finalidades, ao projeto republicano de progresso, urbanização e modernização do Brasil. |
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A ASSISTÊNCIA À INFÂNCIA POBREEste estudo se constitui como parte das análises desenvolvidas sobre a infância e a criança durante o nosso processo de formação doutoral, que discorre sobre práticas de educação sócio-educativas em São Luís do Maranhão, Brasil. Assim objetivamos conhecer os sentidos da infância, suas concepções, seus cuidados, assistência e sua educação não escolar durante as primeiras décadas do século XX no Maranhão. Para tanto ressaltamos que as nossas observações se construíram teórico metodologicamente com base na literatura internacional, nacional, local, dando privilégio às fontes documentais com a utilização de um periódico de época. Considerando as singularidades locais, vale dizer que este estudo se sustenta em abordagens teóricas da história social da infância, associadas à compreensão das concepções de higienismo e eugenia, que subsidiam metodologicamente a análise das fontes documentais. Assim, nosso estudo evidencia a importância da criação de instituições assistencialistas sócio-educativas, bem como a articulação de suas finalidades, ao projeto republicano de progresso, urbanização e modernização do Brasil.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2016-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/468610.15628/holos.2016.4686HOLOS; v. 5 (2016); 13-211807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4686/1546Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessViveiros, Kilza Fernanda Moreira2022-05-01T20:20:45Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/4686Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:20:45Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
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