TRANSFORMATIVE SERVICE RESEARCH E O BEM-ESTAR EM ESPAÇOS COLETIVOS URBANOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOSLING, MARLUSA DE SEVILHA
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11195
Resumo: As transformações ocasionadas pelos serviços podem levar o indivíduo a aumentar seu bem-estar (BLOCKER; BARRIOS, 2015). Os espaços públicos urbanos promovem a socialização e um padrão de comportamentos transformadores a partir de seu uso (TUAN, 1993). Dessa forma, a relação entre serviços e bem-estar neste estudo se dá tomando por serviço o usufruto das áreas coletivas urbanas, as praças, e tendo resultado a transformação manifestada pelo bem-estar do indivíduo que frequenta a praça, cuja função social é promover a qualidade de vida e bem-estar para a população (MARQUES et al., 2014). Nesta pesquisa, optou-se pela abordagem qualitativa, utilizando-se a entrevista semiestruturada como método de coleta de dados, que serão analisados por análise de conteúdo. A análise dos dados coletados foi feita em vista do cumprimento dos objetivos específicos da pesquisa. A pesquisa revelou que as praças geram valor e bem-estar aos visitantes a partir da qualidade da experiência que proporcionam. Sugere-se o aprofundamento estatístico destes resultados por meio de um survey, para verificar especificamente quais atributos das praças tem mais influência sobre o bem-estar ou a transformação dos indivíduos, Sugere-se, também, o estudo da solidão voluntária em praças e como esta experiência pode influenciar positivamente o bem-estar dos visitantes.Agradeço ao CNPq pelo apoio financeiro ao projeto.
id IFRN-3_bd6097e88f2ab261a6abde272d6d68ea
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/11195
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling TRANSFORMATIVE SERVICE RESEARCH E O BEM-ESTAR EM ESPAÇOS COLETIVOS URBANOSTransformative service researchBem-estarespaços coletivos urbanos.As transformações ocasionadas pelos serviços podem levar o indivíduo a aumentar seu bem-estar (BLOCKER; BARRIOS, 2015). Os espaços públicos urbanos promovem a socialização e um padrão de comportamentos transformadores a partir de seu uso (TUAN, 1993). Dessa forma, a relação entre serviços e bem-estar neste estudo se dá tomando por serviço o usufruto das áreas coletivas urbanas, as praças, e tendo resultado a transformação manifestada pelo bem-estar do indivíduo que frequenta a praça, cuja função social é promover a qualidade de vida e bem-estar para a população (MARQUES et al., 2014). Nesta pesquisa, optou-se pela abordagem qualitativa, utilizando-se a entrevista semiestruturada como método de coleta de dados, que serão analisados por análise de conteúdo. A análise dos dados coletados foi feita em vista do cumprimento dos objetivos específicos da pesquisa. A pesquisa revelou que as praças geram valor e bem-estar aos visitantes a partir da qualidade da experiência que proporcionam. Sugere-se o aprofundamento estatístico destes resultados por meio de um survey, para verificar especificamente quais atributos das praças tem mais influência sobre o bem-estar ou a transformação dos indivíduos, Sugere-se, também, o estudo da solidão voluntária em praças e como esta experiência pode influenciar positivamente o bem-estar dos visitantes.Agradeço ao CNPq pelo apoio financeiro ao projeto.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2021-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1119510.15628/holos.2021.11195HOLOS; v. 6 (2021); 1-131807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11195/pdfCopyright (c) 2021 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessGOSLING, MARLUSA DE SEVILHA2023-04-07T00:03:31Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/11195Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-04-07T00:03:31Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv TRANSFORMATIVE SERVICE RESEARCH E O BEM-ESTAR EM ESPAÇOS COLETIVOS URBANOS
title TRANSFORMATIVE SERVICE RESEARCH E O BEM-ESTAR EM ESPAÇOS COLETIVOS URBANOS
spellingShingle TRANSFORMATIVE SERVICE RESEARCH E O BEM-ESTAR EM ESPAÇOS COLETIVOS URBANOS
GOSLING, MARLUSA DE SEVILHA
Transformative service research
Bem-estar
espaços coletivos urbanos.
title_short TRANSFORMATIVE SERVICE RESEARCH E O BEM-ESTAR EM ESPAÇOS COLETIVOS URBANOS
title_full TRANSFORMATIVE SERVICE RESEARCH E O BEM-ESTAR EM ESPAÇOS COLETIVOS URBANOS
title_fullStr TRANSFORMATIVE SERVICE RESEARCH E O BEM-ESTAR EM ESPAÇOS COLETIVOS URBANOS
title_full_unstemmed TRANSFORMATIVE SERVICE RESEARCH E O BEM-ESTAR EM ESPAÇOS COLETIVOS URBANOS
title_sort TRANSFORMATIVE SERVICE RESEARCH E O BEM-ESTAR EM ESPAÇOS COLETIVOS URBANOS
author GOSLING, MARLUSA DE SEVILHA
author_facet GOSLING, MARLUSA DE SEVILHA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GOSLING, MARLUSA DE SEVILHA
dc.subject.por.fl_str_mv Transformative service research
Bem-estar
espaços coletivos urbanos.
topic Transformative service research
Bem-estar
espaços coletivos urbanos.
description As transformações ocasionadas pelos serviços podem levar o indivíduo a aumentar seu bem-estar (BLOCKER; BARRIOS, 2015). Os espaços públicos urbanos promovem a socialização e um padrão de comportamentos transformadores a partir de seu uso (TUAN, 1993). Dessa forma, a relação entre serviços e bem-estar neste estudo se dá tomando por serviço o usufruto das áreas coletivas urbanas, as praças, e tendo resultado a transformação manifestada pelo bem-estar do indivíduo que frequenta a praça, cuja função social é promover a qualidade de vida e bem-estar para a população (MARQUES et al., 2014). Nesta pesquisa, optou-se pela abordagem qualitativa, utilizando-se a entrevista semiestruturada como método de coleta de dados, que serão analisados por análise de conteúdo. A análise dos dados coletados foi feita em vista do cumprimento dos objetivos específicos da pesquisa. A pesquisa revelou que as praças geram valor e bem-estar aos visitantes a partir da qualidade da experiência que proporcionam. Sugere-se o aprofundamento estatístico destes resultados por meio de um survey, para verificar especificamente quais atributos das praças tem mais influência sobre o bem-estar ou a transformação dos indivíduos, Sugere-se, também, o estudo da solidão voluntária em praças e como esta experiência pode influenciar positivamente o bem-estar dos visitantes.Agradeço ao CNPq pelo apoio financeiro ao projeto.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11195
10.15628/holos.2021.11195
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11195
identifier_str_mv 10.15628/holos.2021.11195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11195/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 6 (2021); 1-13
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951616059015168