ANÁLISE COMPARATIVA DA AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA VISÃO DO PROCESSO DE BOLONHA E DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO AMERICANO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/755 |
Resumo: | Este estudo tem a finalidade de comparar, em traços gerais, a Educação Superior Americana e Européia, a partir do Sistema de Avaliação Americana e o Processo de Bolonha. Identificando e compreendendo as recentes transformações no ensino superior. São analisadas as principais características de ambos os sistemas, examinando a interligação progressiva dos espaços da política de educação superior. Como resultado, observamos que a Declaração de Bolonha, apela à urgência das exigências da competitividade internacional do ensino superior. Tem sido considerada com “a chave” para promover a mobilidade, superando o ensino superior dos Estados Unidos, e conseqüentemente ocorrendo perdas de interesses dos estudantes |
id |
IFRN-3_c361c72172db0eea8d0da0d71ffd6f9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/755 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE COMPARATIVA DA AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA VISÃO DO PROCESSO DE BOLONHA E DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO AMERICANOEste estudo tem a finalidade de comparar, em traços gerais, a Educação Superior Americana e Européia, a partir do Sistema de Avaliação Americana e o Processo de Bolonha. Identificando e compreendendo as recentes transformações no ensino superior. São analisadas as principais características de ambos os sistemas, examinando a interligação progressiva dos espaços da política de educação superior. Como resultado, observamos que a Declaração de Bolonha, apela à urgência das exigências da competitividade internacional do ensino superior. Tem sido considerada com “a chave” para promover a mobilidade, superando o ensino superior dos Estados Unidos, e conseqüentemente ocorrendo perdas de interesses dos estudantesInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2012-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/75510.15628/holos.2012.755HOLOS; v. 3 (2012); 143-1581807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/755/563Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessVasconcelos, Natália Veloso Caldas deBarbosa Pereira Queiroz, Fernanda CristinaQueiroz, Jamerson ViegasFernandes, Priscila CruzPires de Andrade, Dalliane Vanessa2022-05-01T20:38:31Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/755Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:38:31Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE COMPARATIVA DA AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA VISÃO DO PROCESSO DE BOLONHA E DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO AMERICANO |
title |
ANÁLISE COMPARATIVA DA AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA VISÃO DO PROCESSO DE BOLONHA E DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO AMERICANO |
spellingShingle |
ANÁLISE COMPARATIVA DA AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA VISÃO DO PROCESSO DE BOLONHA E DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO AMERICANO Vasconcelos, Natália Veloso Caldas de |
title_short |
ANÁLISE COMPARATIVA DA AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA VISÃO DO PROCESSO DE BOLONHA E DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO AMERICANO |
title_full |
ANÁLISE COMPARATIVA DA AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA VISÃO DO PROCESSO DE BOLONHA E DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO AMERICANO |
title_fullStr |
ANÁLISE COMPARATIVA DA AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA VISÃO DO PROCESSO DE BOLONHA E DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO AMERICANO |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE COMPARATIVA DA AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA VISÃO DO PROCESSO DE BOLONHA E DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO AMERICANO |
title_sort |
ANÁLISE COMPARATIVA DA AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA VISÃO DO PROCESSO DE BOLONHA E DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO AMERICANO |
author |
Vasconcelos, Natália Veloso Caldas de |
author_facet |
Vasconcelos, Natália Veloso Caldas de Barbosa Pereira Queiroz, Fernanda Cristina Queiroz, Jamerson Viegas Fernandes, Priscila Cruz Pires de Andrade, Dalliane Vanessa |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa Pereira Queiroz, Fernanda Cristina Queiroz, Jamerson Viegas Fernandes, Priscila Cruz Pires de Andrade, Dalliane Vanessa |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Natália Veloso Caldas de Barbosa Pereira Queiroz, Fernanda Cristina Queiroz, Jamerson Viegas Fernandes, Priscila Cruz Pires de Andrade, Dalliane Vanessa |
description |
Este estudo tem a finalidade de comparar, em traços gerais, a Educação Superior Americana e Européia, a partir do Sistema de Avaliação Americana e o Processo de Bolonha. Identificando e compreendendo as recentes transformações no ensino superior. São analisadas as principais características de ambos os sistemas, examinando a interligação progressiva dos espaços da política de educação superior. Como resultado, observamos que a Declaração de Bolonha, apela à urgência das exigências da competitividade internacional do ensino superior. Tem sido considerada com “a chave” para promover a mobilidade, superando o ensino superior dos Estados Unidos, e conseqüentemente ocorrendo perdas de interesses dos estudantes |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/755 10.15628/holos.2012.755 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/755 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2012.755 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/755/563 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 3 (2012); 143-158 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951618823061504 |