Processo de Bolonha e internacionalização do ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2290 |
Resumo: | A declaração de Bolonha (1999) foi um marco no âmbito das políticas de Educação superior da união Europeia na construção de um modelo educativo que tem assumido características internacionais. Os programas de intercâmbios, mobilidade de estudantes, professores e pessoal administrativo e a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação à Educação têm fomentado novos desafios para as universidades. um deles é incorporar a interculturalidade enquanto princípio educativo e comunicacional para dar conta da diversidade cultural de estudantes oriundos de diferentes países. Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica e documental com o objetivo de mapear políticas e programas sobre o ensino superior e seu caráter transnacional. além disso, evidenciam-se enunciados sobre o papel da união Europeia na difusão de uma cultura educativa intercultural, com tendência a constituir-se em uma nova ordem educativa mundial. |
id |
UFS-3_05b0222b4ce7e98d8886e7941ec51501 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2290 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Processo de Bolonha e internacionalização do ensino superiorA declaração de Bolonha (1999) foi um marco no âmbito das políticas de Educação superior da união Europeia na construção de um modelo educativo que tem assumido características internacionais. Os programas de intercâmbios, mobilidade de estudantes, professores e pessoal administrativo e a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação à Educação têm fomentado novos desafios para as universidades. um deles é incorporar a interculturalidade enquanto princípio educativo e comunicacional para dar conta da diversidade cultural de estudantes oriundos de diferentes países. Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica e documental com o objetivo de mapear políticas e programas sobre o ensino superior e seu caráter transnacional. além disso, evidenciam-se enunciados sobre o papel da união Europeia na difusão de uma cultura educativa intercultural, com tendência a constituir-se em uma nova ordem educativa mundial.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/229010.20952/revtee.v0i0.2290Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 5 Núm. 8 (2012): Janeiro-JunhoRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 5 No 8 (2012): Janeiro-JunhoRevista Tempos e Espaços em Educação; v. 5 n. 8 (2012): Janeiro-JunhoRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 5 No. 8 (2012): Janeiro-Junho2358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2290/2012Sobral, Maria NeideRamos, Natáliainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-04T22:26:35Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2290Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-03-04T22:26:35Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de Bolonha e internacionalização do ensino superior |
title |
Processo de Bolonha e internacionalização do ensino superior |
spellingShingle |
Processo de Bolonha e internacionalização do ensino superior Sobral, Maria Neide |
title_short |
Processo de Bolonha e internacionalização do ensino superior |
title_full |
Processo de Bolonha e internacionalização do ensino superior |
title_fullStr |
Processo de Bolonha e internacionalização do ensino superior |
title_full_unstemmed |
Processo de Bolonha e internacionalização do ensino superior |
title_sort |
Processo de Bolonha e internacionalização do ensino superior |
author |
Sobral, Maria Neide |
author_facet |
Sobral, Maria Neide Ramos, Natália |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Natália |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sobral, Maria Neide Ramos, Natália |
description |
A declaração de Bolonha (1999) foi um marco no âmbito das políticas de Educação superior da união Europeia na construção de um modelo educativo que tem assumido características internacionais. Os programas de intercâmbios, mobilidade de estudantes, professores e pessoal administrativo e a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação à Educação têm fomentado novos desafios para as universidades. um deles é incorporar a interculturalidade enquanto princípio educativo e comunicacional para dar conta da diversidade cultural de estudantes oriundos de diferentes países. Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica e documental com o objetivo de mapear políticas e programas sobre o ensino superior e seu caráter transnacional. além disso, evidenciam-se enunciados sobre o papel da união Europeia na difusão de uma cultura educativa intercultural, com tendência a constituir-se em uma nova ordem educativa mundial. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2290 10.20952/revtee.v0i0.2290 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2290 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v0i0.2290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2290/2012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 5 Núm. 8 (2012): Janeiro-Junho Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 5 No 8 (2012): Janeiro-Junho Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 5 n. 8 (2012): Janeiro-Junho Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 5 No. 8 (2012): Janeiro-Junho 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875180947832832 |