O SOFRIMENTO E A DOR COMO CONSTITUINTES DA BELEZA ESPORTIVA: REFLEXÕES PARA A EDUCAÇÃO
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2556 |
Resumo: | Pretende-se investigar as relações entre beleza, sofrimento e dor na Ginástica Rítmica (GR). Compreende-se que as construções de beleza, sofrimento e dor entremeiam-se numa complexa trama de sentidos: o corpo, fazendo com que ginasta e coreografia se constituam como uma obra de arte minuciosamente lapidada. Esta investigação possui como questão de estudo: Que referenciais para pensar a educação, inerentes à formulação da beleza na GR, emergem enquanto reflexões a partir do sofrimento e da dor? Deseja-se, a partir da abordagem fenomenológica, refletir sobre a preparação de ginastas da Ginástica Rítmica para competições esportivas buscando observar, descrever e compreender a constituição da beleza na GR, enquanto esporte de natureza artística, considerando o sofrimento e a dor como elementos que a permeiam, mas que também se reverberam numa dimensão existencial e trazem referenciais para Educação. Para tanto, o presente artigo encontra-se no formato de ensaio teórico organizado a partir de dois eixos de reflexão: Sofrimento e dor que produzem beleza e Reflexões para a educação. |
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O SOFRIMENTO E A DOR COMO CONSTITUINTES DA BELEZA ESPORTIVA: REFLEXÕES PARA A EDUCAÇÃOGinástica RítmicaDorBelezaCorpo e EducaçãoPretende-se investigar as relações entre beleza, sofrimento e dor na Ginástica Rítmica (GR). Compreende-se que as construções de beleza, sofrimento e dor entremeiam-se numa complexa trama de sentidos: o corpo, fazendo com que ginasta e coreografia se constituam como uma obra de arte minuciosamente lapidada. Esta investigação possui como questão de estudo: Que referenciais para pensar a educação, inerentes à formulação da beleza na GR, emergem enquanto reflexões a partir do sofrimento e da dor? Deseja-se, a partir da abordagem fenomenológica, refletir sobre a preparação de ginastas da Ginástica Rítmica para competições esportivas buscando observar, descrever e compreender a constituição da beleza na GR, enquanto esporte de natureza artística, considerando o sofrimento e a dor como elementos que a permeiam, mas que também se reverberam numa dimensão existencial e trazem referenciais para Educação. Para tanto, o presente artigo encontra-se no formato de ensaio teórico organizado a partir de dois eixos de reflexão: Sofrimento e dor que produzem beleza e Reflexões para a educação.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/255610.15628/holos.2015.2556HOLOS; v. 5 (2015); 401-4131807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2556/1171Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCavalcanti, Loreta Melo BezerraPorpino, Karenine Oliveira2022-05-01T20:25:10Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/2556Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:25:10Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
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