NARRATIVAS E RECONSTRUÇÕES DE SI: NO MAR O VIVER, NA MARÉ O FAZER, NA HISTÓRIA O SABER

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Emerson Augusto
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Leandro, Ana Lucia Aguiar Lopes, Ferreira, Helena Perpétua de Aguiar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1471
Resumo: Este trabalho discute sobre os saberes de pessoas que construíram suas vidas em articulação e interação com o mar. O saberes dos povos do mar são saberes exclusivos de indivíduos que tem sua trajetória fundamentada na prática com a água e a maré. A pertinência científica e social deste trabalho está ancorada no sentido de percebermos que a educação atual caminha valorando os conhecimentos oriundos das ciências, pouco se dando crédito aos saberes das pessoas ditas comuns. Em diálogos construídos com pescadores e marisqueiros e nas narrativas dos sujeitos pesquisados alicerçamos nosso estudo. Os autores que compõem este trabalho tais como: Freire (2005), Santos (2008) Gohn (2010) discutem aspectos importantes para a compreensão e reflexão do estudo. Nas narrativas dos atores e autores da pesquisa percebemos que seus saberes estão ancorados em sua cultura, servindo para construção de suas ações e práticas. Pescar, mariscar, viver no mar são algumas atividades e comportamentos que reforçam a identidade desses sujeitos. Afirmamos que a experiência de vida no mar é fator decisivo na formação das populações do mar. Compromisso com a vida, participativos no trabalho os sujeitos da pesquisa, validam seus saberes como teia que conduz sua existência, e os tornam sujeitos conscientes no mundo.
id IFRN-3_caed827e78d271a183ae25de5c93ee22
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/1471
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling NARRATIVAS E RECONSTRUÇÕES DE SI: NO MAR O VIVER, NA MARÉ O FAZER, NA HISTÓRIA O SABEREste trabalho discute sobre os saberes de pessoas que construíram suas vidas em articulação e interação com o mar. O saberes dos povos do mar são saberes exclusivos de indivíduos que tem sua trajetória fundamentada na prática com a água e a maré. A pertinência científica e social deste trabalho está ancorada no sentido de percebermos que a educação atual caminha valorando os conhecimentos oriundos das ciências, pouco se dando crédito aos saberes das pessoas ditas comuns. Em diálogos construídos com pescadores e marisqueiros e nas narrativas dos sujeitos pesquisados alicerçamos nosso estudo. Os autores que compõem este trabalho tais como: Freire (2005), Santos (2008) Gohn (2010) discutem aspectos importantes para a compreensão e reflexão do estudo. Nas narrativas dos atores e autores da pesquisa percebemos que seus saberes estão ancorados em sua cultura, servindo para construção de suas ações e práticas. Pescar, mariscar, viver no mar são algumas atividades e comportamentos que reforçam a identidade desses sujeitos. Afirmamos que a experiência de vida no mar é fator decisivo na formação das populações do mar. Compromisso com a vida, participativos no trabalho os sujeitos da pesquisa, validam seus saberes como teia que conduz sua existência, e os tornam sujeitos conscientes no mundo.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2013-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/147110.15628/holos.2013.1471HOLOS; v. 6 (2013); 161-1691807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1471/764Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Emerson AugustoLeandro, Ana Lucia Aguiar LopesFerreira, Helena Perpétua de Aguiar2022-05-01T20:34:41Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/1471Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:34:41Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv NARRATIVAS E RECONSTRUÇÕES DE SI: NO MAR O VIVER, NA MARÉ O FAZER, NA HISTÓRIA O SABER
title NARRATIVAS E RECONSTRUÇÕES DE SI: NO MAR O VIVER, NA MARÉ O FAZER, NA HISTÓRIA O SABER
spellingShingle NARRATIVAS E RECONSTRUÇÕES DE SI: NO MAR O VIVER, NA MARÉ O FAZER, NA HISTÓRIA O SABER
Medeiros, Emerson Augusto
title_short NARRATIVAS E RECONSTRUÇÕES DE SI: NO MAR O VIVER, NA MARÉ O FAZER, NA HISTÓRIA O SABER
title_full NARRATIVAS E RECONSTRUÇÕES DE SI: NO MAR O VIVER, NA MARÉ O FAZER, NA HISTÓRIA O SABER
title_fullStr NARRATIVAS E RECONSTRUÇÕES DE SI: NO MAR O VIVER, NA MARÉ O FAZER, NA HISTÓRIA O SABER
title_full_unstemmed NARRATIVAS E RECONSTRUÇÕES DE SI: NO MAR O VIVER, NA MARÉ O FAZER, NA HISTÓRIA O SABER
title_sort NARRATIVAS E RECONSTRUÇÕES DE SI: NO MAR O VIVER, NA MARÉ O FAZER, NA HISTÓRIA O SABER
author Medeiros, Emerson Augusto
author_facet Medeiros, Emerson Augusto
Leandro, Ana Lucia Aguiar Lopes
Ferreira, Helena Perpétua de Aguiar
author_role author
author2 Leandro, Ana Lucia Aguiar Lopes
Ferreira, Helena Perpétua de Aguiar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Emerson Augusto
Leandro, Ana Lucia Aguiar Lopes
Ferreira, Helena Perpétua de Aguiar
description Este trabalho discute sobre os saberes de pessoas que construíram suas vidas em articulação e interação com o mar. O saberes dos povos do mar são saberes exclusivos de indivíduos que tem sua trajetória fundamentada na prática com a água e a maré. A pertinência científica e social deste trabalho está ancorada no sentido de percebermos que a educação atual caminha valorando os conhecimentos oriundos das ciências, pouco se dando crédito aos saberes das pessoas ditas comuns. Em diálogos construídos com pescadores e marisqueiros e nas narrativas dos sujeitos pesquisados alicerçamos nosso estudo. Os autores que compõem este trabalho tais como: Freire (2005), Santos (2008) Gohn (2010) discutem aspectos importantes para a compreensão e reflexão do estudo. Nas narrativas dos atores e autores da pesquisa percebemos que seus saberes estão ancorados em sua cultura, servindo para construção de suas ações e práticas. Pescar, mariscar, viver no mar são algumas atividades e comportamentos que reforçam a identidade desses sujeitos. Afirmamos que a experiência de vida no mar é fator decisivo na formação das populações do mar. Compromisso com a vida, participativos no trabalho os sujeitos da pesquisa, validam seus saberes como teia que conduz sua existência, e os tornam sujeitos conscientes no mundo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1471
10.15628/holos.2013.1471
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1471
identifier_str_mv 10.15628/holos.2013.1471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1471/764
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 6 (2013); 161-169
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951619680796672