NARRATIVAS E RECONSTRUÇÕES DE SI: NO MAR O VIVER, NA MARÉ O FAZER, NA HISTÓRIA O SABER
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1471 |
Resumo: | Este trabalho discute sobre os saberes de pessoas que construíram suas vidas em articulação e interação com o mar. O saberes dos povos do mar são saberes exclusivos de indivíduos que tem sua trajetória fundamentada na prática com a água e a maré. A pertinência científica e social deste trabalho está ancorada no sentido de percebermos que a educação atual caminha valorando os conhecimentos oriundos das ciências, pouco se dando crédito aos saberes das pessoas ditas comuns. Em diálogos construídos com pescadores e marisqueiros e nas narrativas dos sujeitos pesquisados alicerçamos nosso estudo. Os autores que compõem este trabalho tais como: Freire (2005), Santos (2008) Gohn (2010) discutem aspectos importantes para a compreensão e reflexão do estudo. Nas narrativas dos atores e autores da pesquisa percebemos que seus saberes estão ancorados em sua cultura, servindo para construção de suas ações e práticas. Pescar, mariscar, viver no mar são algumas atividades e comportamentos que reforçam a identidade desses sujeitos. Afirmamos que a experiência de vida no mar é fator decisivo na formação das populações do mar. Compromisso com a vida, participativos no trabalho os sujeitos da pesquisa, validam seus saberes como teia que conduz sua existência, e os tornam sujeitos conscientes no mundo. |
id |
IFRN-3_caed827e78d271a183ae25de5c93ee22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/1471 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
NARRATIVAS E RECONSTRUÇÕES DE SI: NO MAR O VIVER, NA MARÉ O FAZER, NA HISTÓRIA O SABEREste trabalho discute sobre os saberes de pessoas que construíram suas vidas em articulação e interação com o mar. O saberes dos povos do mar são saberes exclusivos de indivíduos que tem sua trajetória fundamentada na prática com a água e a maré. A pertinência científica e social deste trabalho está ancorada no sentido de percebermos que a educação atual caminha valorando os conhecimentos oriundos das ciências, pouco se dando crédito aos saberes das pessoas ditas comuns. Em diálogos construídos com pescadores e marisqueiros e nas narrativas dos sujeitos pesquisados alicerçamos nosso estudo. Os autores que compõem este trabalho tais como: Freire (2005), Santos (2008) Gohn (2010) discutem aspectos importantes para a compreensão e reflexão do estudo. Nas narrativas dos atores e autores da pesquisa percebemos que seus saberes estão ancorados em sua cultura, servindo para construção de suas ações e práticas. Pescar, mariscar, viver no mar são algumas atividades e comportamentos que reforçam a identidade desses sujeitos. Afirmamos que a experiência de vida no mar é fator decisivo na formação das populações do mar. Compromisso com a vida, participativos no trabalho os sujeitos da pesquisa, validam seus saberes como teia que conduz sua existência, e os tornam sujeitos conscientes no mundo.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2013-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/147110.15628/holos.2013.1471HOLOS; v. 6 (2013); 161-1691807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1471/764Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Emerson AugustoLeandro, Ana Lucia Aguiar LopesFerreira, Helena Perpétua de Aguiar2022-05-01T20:34:41Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/1471Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:34:41Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NARRATIVAS E RECONSTRUÇÕES DE SI: NO MAR O VIVER, NA MARÉ O FAZER, NA HISTÓRIA O SABER |
title |
NARRATIVAS E RECONSTRUÇÕES DE SI: NO MAR O VIVER, NA MARÉ O FAZER, NA HISTÓRIA O SABER |
spellingShingle |
NARRATIVAS E RECONSTRUÇÕES DE SI: NO MAR O VIVER, NA MARÉ O FAZER, NA HISTÓRIA O SABER Medeiros, Emerson Augusto |
title_short |
NARRATIVAS E RECONSTRUÇÕES DE SI: NO MAR O VIVER, NA MARÉ O FAZER, NA HISTÓRIA O SABER |
title_full |
NARRATIVAS E RECONSTRUÇÕES DE SI: NO MAR O VIVER, NA MARÉ O FAZER, NA HISTÓRIA O SABER |
title_fullStr |
NARRATIVAS E RECONSTRUÇÕES DE SI: NO MAR O VIVER, NA MARÉ O FAZER, NA HISTÓRIA O SABER |
title_full_unstemmed |
NARRATIVAS E RECONSTRUÇÕES DE SI: NO MAR O VIVER, NA MARÉ O FAZER, NA HISTÓRIA O SABER |
title_sort |
NARRATIVAS E RECONSTRUÇÕES DE SI: NO MAR O VIVER, NA MARÉ O FAZER, NA HISTÓRIA O SABER |
author |
Medeiros, Emerson Augusto |
author_facet |
Medeiros, Emerson Augusto Leandro, Ana Lucia Aguiar Lopes Ferreira, Helena Perpétua de Aguiar |
author_role |
author |
author2 |
Leandro, Ana Lucia Aguiar Lopes Ferreira, Helena Perpétua de Aguiar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Emerson Augusto Leandro, Ana Lucia Aguiar Lopes Ferreira, Helena Perpétua de Aguiar |
description |
Este trabalho discute sobre os saberes de pessoas que construíram suas vidas em articulação e interação com o mar. O saberes dos povos do mar são saberes exclusivos de indivíduos que tem sua trajetória fundamentada na prática com a água e a maré. A pertinência científica e social deste trabalho está ancorada no sentido de percebermos que a educação atual caminha valorando os conhecimentos oriundos das ciências, pouco se dando crédito aos saberes das pessoas ditas comuns. Em diálogos construídos com pescadores e marisqueiros e nas narrativas dos sujeitos pesquisados alicerçamos nosso estudo. Os autores que compõem este trabalho tais como: Freire (2005), Santos (2008) Gohn (2010) discutem aspectos importantes para a compreensão e reflexão do estudo. Nas narrativas dos atores e autores da pesquisa percebemos que seus saberes estão ancorados em sua cultura, servindo para construção de suas ações e práticas. Pescar, mariscar, viver no mar são algumas atividades e comportamentos que reforçam a identidade desses sujeitos. Afirmamos que a experiência de vida no mar é fator decisivo na formação das populações do mar. Compromisso com a vida, participativos no trabalho os sujeitos da pesquisa, validam seus saberes como teia que conduz sua existência, e os tornam sujeitos conscientes no mundo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1471 10.15628/holos.2013.1471 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1471 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2013.1471 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1471/764 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 6 (2013); 161-169 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951619680796672 |