ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NAS NAS ESCOLAS REGULARES DE MOSSORÓ-RN
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/968 |
Resumo: | Entende-se por educação especial, a modalidade de ensino, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com NEE (necessidades educacionais especiais), a partir da educação infantil. Esse é um estudo descritivo e prospectivo, que analisou as concepções de 20 professores da educação infantil da rede regular de ensino da cidade de Mossoró-RN, que atendem alunos com NEE, sobre a educação inclusiva, sendo 10 professores da rede pública e 10 da rede privada. O estudo propôs análises e reflexões sobre a educação inclusiva, seus conceitos e necessidades para a efetivação. As principais dificuldades indicadas pelos professores sobre a realização da inclusão apontaram para a falta de experiência e de formação profissional, número de alunos por sala de aula, apoio da família e infraestrutura de trabalho. Como sugestões de ações para garantir melhorias da qualidade do ensino se destacaram: mais cursos de formação continuada; infraestrutura adequada; trabalho em conjunto: escola/família/sociedade e a implementação de mais ações governamentais para esse propósito. |
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ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NAS NAS ESCOLAS REGULARES DE MOSSORÓ-RNEntende-se por educação especial, a modalidade de ensino, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com NEE (necessidades educacionais especiais), a partir da educação infantil. Esse é um estudo descritivo e prospectivo, que analisou as concepções de 20 professores da educação infantil da rede regular de ensino da cidade de Mossoró-RN, que atendem alunos com NEE, sobre a educação inclusiva, sendo 10 professores da rede pública e 10 da rede privada. O estudo propôs análises e reflexões sobre a educação inclusiva, seus conceitos e necessidades para a efetivação. As principais dificuldades indicadas pelos professores sobre a realização da inclusão apontaram para a falta de experiência e de formação profissional, número de alunos por sala de aula, apoio da família e infraestrutura de trabalho. Como sugestões de ações para garantir melhorias da qualidade do ensino se destacaram: mais cursos de formação continuada; infraestrutura adequada; trabalho em conjunto: escola/família/sociedade e a implementação de mais ações governamentais para esse propósito.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2014-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/96810.15628/holos.2014.968HOLOS; v. 5 (2014); 144-1531807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/968/pdf_99Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessChagas, Maria de Fátima de Lima dasDias, Francisca Kélia Duarte2022-05-01T20:27:03Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/968Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:27:03Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
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