IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Carlos Soares
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11619
Resumo: Este artigo objetiva refletir os impactos causados pela pandemia da Covid-19 na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na rede municipal de educação do Rio de Janeiro, face aos novos desafios vivenciados na modalidade provocados pelo fechamento de escolas e a realização das atividades escolares mediadas por tecnologias digitais. Trata-se de resultado da pesquisa exploratória, realizada entre maio e junho de 2020, cujo procedimento de dados se fez por meio de entrevistas com cinco professores da modalidade e com o subgerente da Gerência de Educação da SME-RJ. Os dados indicam a inconsistência do ensino remoto para a modalidade, face à pouca relação dos educandos com a tecnologia, o baixo acesso à internet, as precárias condições de moradia e a necessidade dos educandos – trabalhadores e chefes de família – terem de criar novas estratégias para garantir a produção da existência diante da nova condição de desemprego
id IFRN-3_d016b69df0bb39feaa79b5dadd3b46bb
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/11619
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIROEducação de Jovens e Adultos. Ensino remoto. Pandemia. Covid-19.Este artigo objetiva refletir os impactos causados pela pandemia da Covid-19 na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na rede municipal de educação do Rio de Janeiro, face aos novos desafios vivenciados na modalidade provocados pelo fechamento de escolas e a realização das atividades escolares mediadas por tecnologias digitais. Trata-se de resultado da pesquisa exploratória, realizada entre maio e junho de 2020, cujo procedimento de dados se fez por meio de entrevistas com cinco professores da modalidade e com o subgerente da Gerência de Educação da SME-RJ. Os dados indicam a inconsistência do ensino remoto para a modalidade, face à pouca relação dos educandos com a tecnologia, o baixo acesso à internet, as precárias condições de moradia e a necessidade dos educandos – trabalhadores e chefes de família – terem de criar novas estratégias para garantir a produção da existência diante da nova condição de desempregoInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2022-01-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1161910.15628/holos.2022.11619HOLOS; v. 2 (2022); 1-161807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11619/3332Copyright (c) 2022 HOLOShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Carlos Soares2022-10-27T13:51:15Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/11619Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-10-27T13:51:15Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
title IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
spellingShingle IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
Barbosa, Carlos Soares
Educação de Jovens e Adultos. Ensino remoto. Pandemia. Covid-19.
title_short IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
title_full IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
title_fullStr IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
title_full_unstemmed IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
title_sort IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
author Barbosa, Carlos Soares
author_facet Barbosa, Carlos Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Carlos Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos. Ensino remoto. Pandemia. Covid-19.
topic Educação de Jovens e Adultos. Ensino remoto. Pandemia. Covid-19.
description Este artigo objetiva refletir os impactos causados pela pandemia da Covid-19 na Educação de Jovens e Adultos (EJA), na rede municipal de educação do Rio de Janeiro, face aos novos desafios vivenciados na modalidade provocados pelo fechamento de escolas e a realização das atividades escolares mediadas por tecnologias digitais. Trata-se de resultado da pesquisa exploratória, realizada entre maio e junho de 2020, cujo procedimento de dados se fez por meio de entrevistas com cinco professores da modalidade e com o subgerente da Gerência de Educação da SME-RJ. Os dados indicam a inconsistência do ensino remoto para a modalidade, face à pouca relação dos educandos com a tecnologia, o baixo acesso à internet, as precárias condições de moradia e a necessidade dos educandos – trabalhadores e chefes de família – terem de criar novas estratégias para garantir a produção da existência diante da nova condição de desemprego
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11619
10.15628/holos.2022.11619
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11619
identifier_str_mv 10.15628/holos.2022.11619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11619/3332
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 HOLOS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 HOLOS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 2 (2022); 1-16
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951625727934464