REFLEXÕES SOBRE O FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS EM UM CENÁRIO DE PANDEMIA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia Generalis |
Texto Completo: | https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/252 |
Resumo: | Introdução O fracasso escolar é um tema de grande destaque na agenda de políticas públicas educacionais, no caso da modalidade de ensino para Jovens e Adultos os impactos são ainda maiores, tendo em vista a construção desestruturada da política, além de ser composta por um perfil de alunos com especificidades distintas, de modo que a conjuntura social e regional exerce forte influência em sua ocorrência. Com a emergência de uma crise mundial causada pela pandemia COVID-19, que acarretou em mudanças bruscas em todo sistema de ensino, exigiu-se a extensão de medidas de isolamento social e adaptação ao ensino remoto para manutenção das atividades, dado contexto, nota-se um aumento considerável nos níveis de evasão que já eram altos na referida modalidade. Metodologia: A metodologia da pesquisa tem abordagem qualitativo-descritiva, com viés teórico de revisão bibliográfica, foram realizadas consultas em acervos físicos e fontes digitais. Inicialmente, os descritores para busca foram: permanência, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Remoto e Pandemia COVID-19. Lima e Mioto (2007), destacam que no ramo da pesquisa bibliográfica a investigação contidas na leitura interpretativa pode envolver a construção de um instrumento que permita pinçar das obras escolhidas, os temas, os conceitos, as considerações relevantes para a compreensão do objeto de estudo. Considerações Finais: Observa-se com esta revisão preliminar dos estudos uma dualidade entre fatores endógenos e exógenos causadores do abandono escolar, que muitas vezes não se apresentam de forma excludente, (SOARES,et al 2016), no caso do sujeito que compõe a EJA as motivações são ainda mais diversas devido ao perfil heterogêneo que perpassa jovens até idosos . É notável que os impactos da atual pandemia ressaltaram a precariedade da educação básica (ANDRADE,2021), por meio de variáveis como a desigualdade socioeconômica e de recursos para o manejo das tecnologias necessárias no ensino remoto, ausência de atualizações curriculares, bem como aspectos relacionados à saúde mental dos alunos foram notados como fatores de influência na interrupção do percurso escolar |
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REFLEXÕES SOBRE O FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS EM UM CENÁRIO DE PANDEMIAEducação de Jovens e AdultosEnsino RemotoFracasso EscolarPandemia –COVID 19Introdução O fracasso escolar é um tema de grande destaque na agenda de políticas públicas educacionais, no caso da modalidade de ensino para Jovens e Adultos os impactos são ainda maiores, tendo em vista a construção desestruturada da política, além de ser composta por um perfil de alunos com especificidades distintas, de modo que a conjuntura social e regional exerce forte influência em sua ocorrência. Com a emergência de uma crise mundial causada pela pandemia COVID-19, que acarretou em mudanças bruscas em todo sistema de ensino, exigiu-se a extensão de medidas de isolamento social e adaptação ao ensino remoto para manutenção das atividades, dado contexto, nota-se um aumento considerável nos níveis de evasão que já eram altos na referida modalidade. Metodologia: A metodologia da pesquisa tem abordagem qualitativo-descritiva, com viés teórico de revisão bibliográfica, foram realizadas consultas em acervos físicos e fontes digitais. Inicialmente, os descritores para busca foram: permanência, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Remoto e Pandemia COVID-19. Lima e Mioto (2007), destacam que no ramo da pesquisa bibliográfica a investigação contidas na leitura interpretativa pode envolver a construção de um instrumento que permita pinçar das obras escolhidas, os temas, os conceitos, as considerações relevantes para a compreensão do objeto de estudo. Considerações Finais: Observa-se com esta revisão preliminar dos estudos uma dualidade entre fatores endógenos e exógenos causadores do abandono escolar, que muitas vezes não se apresentam de forma excludente, (SOARES,et al 2016), no caso do sujeito que compõe a EJA as motivações são ainda mais diversas devido ao perfil heterogêneo que perpassa jovens até idosos . É notável que os impactos da atual pandemia ressaltaram a precariedade da educação básica (ANDRADE,2021), por meio de variáveis como a desigualdade socioeconômica e de recursos para o manejo das tecnologias necessárias no ensino remoto, ausência de atualizações curriculares, bem como aspectos relacionados à saúde mental dos alunos foram notados como fatores de influência na interrupção do percurso escolarScientia GeneralisScientia GeneralisScientia Generalis2022-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/252Scientia Generalis; v. 2 n. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 103-103Scientia Generalis; Vol. 2 No. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 103-103Scientia Generalis; Vol. 2 Núm. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 103-1032675-299927363//v2S1reponame:Scientia Generalisinstname:Publicação independenteinstacron:INDEPporhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/252/182Copyright (c) 2022 Rafaelle Stefane Elias Alveshttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Rafaelle Stefane Elias 2023-08-01T03:32:08Zoai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/252Revistahttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SGPRIhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/oaieditor@scientiageneralis.com.br2675-29992675-2999opendoar:2023-08-01T03:32:08Scientia Generalis - Publicação independentefalse |
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