REFLEXÕES SOBRE O FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS EM UM CENÁRIO DE PANDEMIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Rafaelle Stefane Elias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia Generalis
Texto Completo: https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/252
Resumo: Introdução O fracasso escolar é um tema de grande destaque na agenda de políticas públicas educacionais, no caso da modalidade de ensino para Jovens e Adultos os impactos são ainda maiores, tendo em vista a construção desestruturada da política, além de ser composta por um perfil de alunos com especificidades distintas, de modo que a conjuntura social e regional exerce forte influência em sua ocorrência. Com a emergência de uma crise mundial causada pela pandemia COVID-19, que acarretou em mudanças bruscas em todo sistema de ensino, exigiu-se a extensão de medidas de isolamento social e adaptação ao ensino remoto para manutenção das atividades, dado contexto, nota-se um aumento considerável nos níveis de evasão que já eram altos na referida modalidade. Metodologia: A metodologia da pesquisa tem abordagem qualitativo-descritiva, com viés teórico de revisão bibliográfica, foram realizadas consultas em acervos físicos e fontes digitais. Inicialmente, os descritores para busca foram: permanência, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Remoto e Pandemia COVID-19. Lima e Mioto (2007), destacam que no ramo da pesquisa bibliográfica a investigação contidas na leitura interpretativa pode envolver a construção de um instrumento que permita pinçar das obras escolhidas, os temas, os conceitos, as considerações relevantes para a compreensão do objeto de estudo. Considerações Finais: Observa-se com esta revisão preliminar dos estudos uma dualidade entre fatores endógenos e exógenos causadores do abandono escolar, que muitas vezes não se apresentam de forma excludente, (SOARES,et al 2016), no caso do sujeito que compõe a EJA as motivações são ainda mais diversas devido ao perfil heterogêneo que perpassa jovens até idosos . É notável que os impactos da atual pandemia ressaltaram a precariedade da educação básica (ANDRADE,2021), por meio de variáveis como a desigualdade socioeconômica e de recursos para o manejo das tecnologias necessárias no ensino remoto, ausência de atualizações curriculares, bem como aspectos relacionados à saúde mental dos alunos foram notados como fatores de influência na interrupção do percurso escolar
id INDEP-1_8355aaf7d74f36aec485292165d98b66
oai_identifier_str oai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/252
network_acronym_str INDEP-1
network_name_str Scientia Generalis
repository_id_str
spelling REFLEXÕES SOBRE O FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS EM UM CENÁRIO DE PANDEMIAEducação de Jovens e AdultosEnsino RemotoFracasso EscolarPandemia –COVID 19Introdução O fracasso escolar é um tema de grande destaque na agenda de políticas públicas educacionais, no caso da modalidade de ensino para Jovens e Adultos os impactos são ainda maiores, tendo em vista a construção desestruturada da política, além de ser composta por um perfil de alunos com especificidades distintas, de modo que a conjuntura social e regional exerce forte influência em sua ocorrência. Com a emergência de uma crise mundial causada pela pandemia COVID-19, que acarretou em mudanças bruscas em todo sistema de ensino, exigiu-se a extensão de medidas de isolamento social e adaptação ao ensino remoto para manutenção das atividades, dado contexto, nota-se um aumento considerável nos níveis de evasão que já eram altos na referida modalidade. Metodologia: A metodologia da pesquisa tem abordagem qualitativo-descritiva, com viés teórico de revisão bibliográfica, foram realizadas consultas em acervos físicos e fontes digitais. Inicialmente, os descritores para busca foram: permanência, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Remoto e Pandemia COVID-19. Lima e Mioto (2007), destacam que no ramo da pesquisa bibliográfica a investigação contidas na leitura interpretativa pode envolver a construção de um instrumento que permita pinçar das obras escolhidas, os temas, os conceitos, as considerações relevantes para a compreensão do objeto de estudo. Considerações Finais: Observa-se com esta revisão preliminar dos estudos uma dualidade entre fatores endógenos e exógenos causadores do abandono escolar, que muitas vezes não se apresentam de forma excludente, (SOARES,et al 2016), no caso do sujeito que compõe a EJA as motivações são ainda mais diversas devido ao perfil heterogêneo que perpassa jovens até idosos . É notável que os impactos da atual pandemia ressaltaram a precariedade da educação básica (ANDRADE,2021), por meio de variáveis como a desigualdade socioeconômica e de recursos para o manejo das tecnologias necessárias no ensino remoto, ausência de atualizações curriculares, bem como aspectos relacionados à saúde mental dos alunos foram notados como fatores de influência na interrupção do percurso escolarScientia GeneralisScientia GeneralisScientia Generalis2022-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/252Scientia Generalis; v. 2 n. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 103-103Scientia Generalis; Vol. 2 No. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 103-103Scientia Generalis; Vol. 2 Núm. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 103-1032675-299927363//v2S1reponame:Scientia Generalisinstname:Publicação independenteinstacron:INDEPporhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/252/182Copyright (c) 2022 Rafaelle Stefane Elias Alveshttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Rafaelle Stefane Elias 2023-08-01T03:32:08Zoai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/252Revistahttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SGPRIhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/oaieditor@scientiageneralis.com.br2675-29992675-2999opendoar:2023-08-01T03:32:08Scientia Generalis - Publicação independentefalse
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE O FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS EM UM CENÁRIO DE PANDEMIA
title REFLEXÕES SOBRE O FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS EM UM CENÁRIO DE PANDEMIA
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE O FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS EM UM CENÁRIO DE PANDEMIA
Alves, Rafaelle Stefane Elias
Educação de Jovens e Adultos
Ensino Remoto
Fracasso Escolar
Pandemia –COVID 19
title_short REFLEXÕES SOBRE O FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS EM UM CENÁRIO DE PANDEMIA
title_full REFLEXÕES SOBRE O FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS EM UM CENÁRIO DE PANDEMIA
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE O FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS EM UM CENÁRIO DE PANDEMIA
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE O FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS EM UM CENÁRIO DE PANDEMIA
title_sort REFLEXÕES SOBRE O FRACASSO ESCOLAR NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS EM UM CENÁRIO DE PANDEMIA
author Alves, Rafaelle Stefane Elias
author_facet Alves, Rafaelle Stefane Elias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Rafaelle Stefane Elias
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Ensino Remoto
Fracasso Escolar
Pandemia –COVID 19
topic Educação de Jovens e Adultos
Ensino Remoto
Fracasso Escolar
Pandemia –COVID 19
description Introdução O fracasso escolar é um tema de grande destaque na agenda de políticas públicas educacionais, no caso da modalidade de ensino para Jovens e Adultos os impactos são ainda maiores, tendo em vista a construção desestruturada da política, além de ser composta por um perfil de alunos com especificidades distintas, de modo que a conjuntura social e regional exerce forte influência em sua ocorrência. Com a emergência de uma crise mundial causada pela pandemia COVID-19, que acarretou em mudanças bruscas em todo sistema de ensino, exigiu-se a extensão de medidas de isolamento social e adaptação ao ensino remoto para manutenção das atividades, dado contexto, nota-se um aumento considerável nos níveis de evasão que já eram altos na referida modalidade. Metodologia: A metodologia da pesquisa tem abordagem qualitativo-descritiva, com viés teórico de revisão bibliográfica, foram realizadas consultas em acervos físicos e fontes digitais. Inicialmente, os descritores para busca foram: permanência, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Remoto e Pandemia COVID-19. Lima e Mioto (2007), destacam que no ramo da pesquisa bibliográfica a investigação contidas na leitura interpretativa pode envolver a construção de um instrumento que permita pinçar das obras escolhidas, os temas, os conceitos, as considerações relevantes para a compreensão do objeto de estudo. Considerações Finais: Observa-se com esta revisão preliminar dos estudos uma dualidade entre fatores endógenos e exógenos causadores do abandono escolar, que muitas vezes não se apresentam de forma excludente, (SOARES,et al 2016), no caso do sujeito que compõe a EJA as motivações são ainda mais diversas devido ao perfil heterogêneo que perpassa jovens até idosos . É notável que os impactos da atual pandemia ressaltaram a precariedade da educação básica (ANDRADE,2021), por meio de variáveis como a desigualdade socioeconômica e de recursos para o manejo das tecnologias necessárias no ensino remoto, ausência de atualizações curriculares, bem como aspectos relacionados à saúde mental dos alunos foram notados como fatores de influência na interrupção do percurso escolar
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/252
url https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/252/182
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Rafaelle Stefane Elias Alves
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Rafaelle Stefane Elias Alves
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Scientia Generalis
Scientia Generalis
Scientia Generalis
publisher.none.fl_str_mv Scientia Generalis
Scientia Generalis
Scientia Generalis
dc.source.none.fl_str_mv Scientia Generalis; v. 2 n. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 103-103
Scientia Generalis; Vol. 2 No. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 103-103
Scientia Generalis; Vol. 2 Núm. Supl.1 (2021): Anais do IV Fórum de Iniciação Científica; 103-103
2675-2999
27363//v2S1
reponame:Scientia Generalis
instname:Publicação independente
instacron:INDEP
instname_str Publicação independente
instacron_str INDEP
institution INDEP
reponame_str Scientia Generalis
collection Scientia Generalis
repository.name.fl_str_mv Scientia Generalis - Publicação independente
repository.mail.fl_str_mv editor@scientiageneralis.com.br
_version_ 1797042484587528192