IDENTIFICAÇÃO DO FENÔMENO SEXTING POR ESTUDANTES DE ENSINO PROFISSIONAL TECNOLÓGICO DE MINAS GERAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo Gomes, Cibele Cynthia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ortega, Leila Saddi, Ramos, Ivo de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7657
Resumo: Este trabalho com abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) tem o objetivo de verificar se estudantes da educação profissional e tecnológica são capazes de reconhecer o fenômeno sexting, uma prática cada vez mais comum entre adolescentes e adultos de compartilhamento de imagens e vídeos de cunho sexual por meios digitais. O trabalho seguiu uma abordagem qualitativa, com a participação de estudantes do primeiro ano do ensino médio profissional. Foi apresentada aos participantes uma imagem caricaturada de nudez e uma questão discursiva associada. Metade dos participantes reconheceu o fenômeno sexting e responderam a questão explicando a imagem e caracterizando como uma prática contemporânea comum de sexo virtual. Contudo, a outra metade dos pesquisados não identificou o fenômeno nem os potenciais riscos advindos dessas ações. Esses dados sinalizam a necessidade de discussões mais frequentes sobre o tema, sobretudo sobre seus potenciais riscos, quer seja pela educação formal ou por outros meios, de forma a auxiliar na formação de jovens digitalmente responsáveis e críticos.
id IFRN-3_d0d7979aa51f864e8c06f2ffe4ed0e29
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/7657
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling IDENTIFICAÇÃO DO FENÔMENO SEXTING POR ESTUDANTES DE ENSINO PROFISSIONAL TECNOLÓGICO DE MINAS GERAISSexualidadeSextingTecnologias Digitais.Este trabalho com abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) tem o objetivo de verificar se estudantes da educação profissional e tecnológica são capazes de reconhecer o fenômeno sexting, uma prática cada vez mais comum entre adolescentes e adultos de compartilhamento de imagens e vídeos de cunho sexual por meios digitais. O trabalho seguiu uma abordagem qualitativa, com a participação de estudantes do primeiro ano do ensino médio profissional. Foi apresentada aos participantes uma imagem caricaturada de nudez e uma questão discursiva associada. Metade dos participantes reconheceu o fenômeno sexting e responderam a questão explicando a imagem e caracterizando como uma prática contemporânea comum de sexo virtual. Contudo, a outra metade dos pesquisados não identificou o fenômeno nem os potenciais riscos advindos dessas ações. Esses dados sinalizam a necessidade de discussões mais frequentes sobre o tema, sobretudo sobre seus potenciais riscos, quer seja pela educação formal ou por outros meios, de forma a auxiliar na formação de jovens digitalmente responsáveis e críticos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/765710.15628/holos.2020.7657HOLOS; v. 1 (2020); 1-121807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7657/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo Gomes, Cibele CynthiaOrtega, Leila SaddiRamos, Ivo de Jesus2022-05-01T19:17:26Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/7657Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:17:26Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv IDENTIFICAÇÃO DO FENÔMENO SEXTING POR ESTUDANTES DE ENSINO PROFISSIONAL TECNOLÓGICO DE MINAS GERAIS
title IDENTIFICAÇÃO DO FENÔMENO SEXTING POR ESTUDANTES DE ENSINO PROFISSIONAL TECNOLÓGICO DE MINAS GERAIS
spellingShingle IDENTIFICAÇÃO DO FENÔMENO SEXTING POR ESTUDANTES DE ENSINO PROFISSIONAL TECNOLÓGICO DE MINAS GERAIS
Araújo Gomes, Cibele Cynthia
Sexualidade
Sexting
Tecnologias Digitais.
title_short IDENTIFICAÇÃO DO FENÔMENO SEXTING POR ESTUDANTES DE ENSINO PROFISSIONAL TECNOLÓGICO DE MINAS GERAIS
title_full IDENTIFICAÇÃO DO FENÔMENO SEXTING POR ESTUDANTES DE ENSINO PROFISSIONAL TECNOLÓGICO DE MINAS GERAIS
title_fullStr IDENTIFICAÇÃO DO FENÔMENO SEXTING POR ESTUDANTES DE ENSINO PROFISSIONAL TECNOLÓGICO DE MINAS GERAIS
title_full_unstemmed IDENTIFICAÇÃO DO FENÔMENO SEXTING POR ESTUDANTES DE ENSINO PROFISSIONAL TECNOLÓGICO DE MINAS GERAIS
title_sort IDENTIFICAÇÃO DO FENÔMENO SEXTING POR ESTUDANTES DE ENSINO PROFISSIONAL TECNOLÓGICO DE MINAS GERAIS
author Araújo Gomes, Cibele Cynthia
author_facet Araújo Gomes, Cibele Cynthia
Ortega, Leila Saddi
Ramos, Ivo de Jesus
author_role author
author2 Ortega, Leila Saddi
Ramos, Ivo de Jesus
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo Gomes, Cibele Cynthia
Ortega, Leila Saddi
Ramos, Ivo de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Sexualidade
Sexting
Tecnologias Digitais.
topic Sexualidade
Sexting
Tecnologias Digitais.
description Este trabalho com abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) tem o objetivo de verificar se estudantes da educação profissional e tecnológica são capazes de reconhecer o fenômeno sexting, uma prática cada vez mais comum entre adolescentes e adultos de compartilhamento de imagens e vídeos de cunho sexual por meios digitais. O trabalho seguiu uma abordagem qualitativa, com a participação de estudantes do primeiro ano do ensino médio profissional. Foi apresentada aos participantes uma imagem caricaturada de nudez e uma questão discursiva associada. Metade dos participantes reconheceu o fenômeno sexting e responderam a questão explicando a imagem e caracterizando como uma prática contemporânea comum de sexo virtual. Contudo, a outra metade dos pesquisados não identificou o fenômeno nem os potenciais riscos advindos dessas ações. Esses dados sinalizam a necessidade de discussões mais frequentes sobre o tema, sobretudo sobre seus potenciais riscos, quer seja pela educação formal ou por outros meios, de forma a auxiliar na formação de jovens digitalmente responsáveis e críticos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7657
10.15628/holos.2020.7657
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7657
identifier_str_mv 10.15628/holos.2020.7657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7657/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 1 (2020); 1-12
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951624568209408