IDENTIFICAÇÃO DO FENÔMENO SEXTING POR ESTUDANTES DE ENSINO PROFISSIONAL TECNOLÓGICO DE MINAS GERAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7657 |
Resumo: | Este trabalho com abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) tem o objetivo de verificar se estudantes da educação profissional e tecnológica são capazes de reconhecer o fenômeno sexting, uma prática cada vez mais comum entre adolescentes e adultos de compartilhamento de imagens e vídeos de cunho sexual por meios digitais. O trabalho seguiu uma abordagem qualitativa, com a participação de estudantes do primeiro ano do ensino médio profissional. Foi apresentada aos participantes uma imagem caricaturada de nudez e uma questão discursiva associada. Metade dos participantes reconheceu o fenômeno sexting e responderam a questão explicando a imagem e caracterizando como uma prática contemporânea comum de sexo virtual. Contudo, a outra metade dos pesquisados não identificou o fenômeno nem os potenciais riscos advindos dessas ações. Esses dados sinalizam a necessidade de discussões mais frequentes sobre o tema, sobretudo sobre seus potenciais riscos, quer seja pela educação formal ou por outros meios, de forma a auxiliar na formação de jovens digitalmente responsáveis e críticos. |
id |
IFRN-3_d0d7979aa51f864e8c06f2ffe4ed0e29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/7657 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
IDENTIFICAÇÃO DO FENÔMENO SEXTING POR ESTUDANTES DE ENSINO PROFISSIONAL TECNOLÓGICO DE MINAS GERAISSexualidadeSextingTecnologias Digitais.Este trabalho com abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) tem o objetivo de verificar se estudantes da educação profissional e tecnológica são capazes de reconhecer o fenômeno sexting, uma prática cada vez mais comum entre adolescentes e adultos de compartilhamento de imagens e vídeos de cunho sexual por meios digitais. O trabalho seguiu uma abordagem qualitativa, com a participação de estudantes do primeiro ano do ensino médio profissional. Foi apresentada aos participantes uma imagem caricaturada de nudez e uma questão discursiva associada. Metade dos participantes reconheceu o fenômeno sexting e responderam a questão explicando a imagem e caracterizando como uma prática contemporânea comum de sexo virtual. Contudo, a outra metade dos pesquisados não identificou o fenômeno nem os potenciais riscos advindos dessas ações. Esses dados sinalizam a necessidade de discussões mais frequentes sobre o tema, sobretudo sobre seus potenciais riscos, quer seja pela educação formal ou por outros meios, de forma a auxiliar na formação de jovens digitalmente responsáveis e críticos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/765710.15628/holos.2020.7657HOLOS; v. 1 (2020); 1-121807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7657/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo Gomes, Cibele CynthiaOrtega, Leila SaddiRamos, Ivo de Jesus2022-05-01T19:17:26Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/7657Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:17:26Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IDENTIFICAÇÃO DO FENÔMENO SEXTING POR ESTUDANTES DE ENSINO PROFISSIONAL TECNOLÓGICO DE MINAS GERAIS |
title |
IDENTIFICAÇÃO DO FENÔMENO SEXTING POR ESTUDANTES DE ENSINO PROFISSIONAL TECNOLÓGICO DE MINAS GERAIS |
spellingShingle |
IDENTIFICAÇÃO DO FENÔMENO SEXTING POR ESTUDANTES DE ENSINO PROFISSIONAL TECNOLÓGICO DE MINAS GERAIS Araújo Gomes, Cibele Cynthia Sexualidade Sexting Tecnologias Digitais. |
title_short |
IDENTIFICAÇÃO DO FENÔMENO SEXTING POR ESTUDANTES DE ENSINO PROFISSIONAL TECNOLÓGICO DE MINAS GERAIS |
title_full |
IDENTIFICAÇÃO DO FENÔMENO SEXTING POR ESTUDANTES DE ENSINO PROFISSIONAL TECNOLÓGICO DE MINAS GERAIS |
title_fullStr |
IDENTIFICAÇÃO DO FENÔMENO SEXTING POR ESTUDANTES DE ENSINO PROFISSIONAL TECNOLÓGICO DE MINAS GERAIS |
title_full_unstemmed |
IDENTIFICAÇÃO DO FENÔMENO SEXTING POR ESTUDANTES DE ENSINO PROFISSIONAL TECNOLÓGICO DE MINAS GERAIS |
title_sort |
IDENTIFICAÇÃO DO FENÔMENO SEXTING POR ESTUDANTES DE ENSINO PROFISSIONAL TECNOLÓGICO DE MINAS GERAIS |
author |
Araújo Gomes, Cibele Cynthia |
author_facet |
Araújo Gomes, Cibele Cynthia Ortega, Leila Saddi Ramos, Ivo de Jesus |
author_role |
author |
author2 |
Ortega, Leila Saddi Ramos, Ivo de Jesus |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo Gomes, Cibele Cynthia Ortega, Leila Saddi Ramos, Ivo de Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sexualidade Sexting Tecnologias Digitais. |
topic |
Sexualidade Sexting Tecnologias Digitais. |
description |
Este trabalho com abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) tem o objetivo de verificar se estudantes da educação profissional e tecnológica são capazes de reconhecer o fenômeno sexting, uma prática cada vez mais comum entre adolescentes e adultos de compartilhamento de imagens e vídeos de cunho sexual por meios digitais. O trabalho seguiu uma abordagem qualitativa, com a participação de estudantes do primeiro ano do ensino médio profissional. Foi apresentada aos participantes uma imagem caricaturada de nudez e uma questão discursiva associada. Metade dos participantes reconheceu o fenômeno sexting e responderam a questão explicando a imagem e caracterizando como uma prática contemporânea comum de sexo virtual. Contudo, a outra metade dos pesquisados não identificou o fenômeno nem os potenciais riscos advindos dessas ações. Esses dados sinalizam a necessidade de discussões mais frequentes sobre o tema, sobretudo sobre seus potenciais riscos, quer seja pela educação formal ou por outros meios, de forma a auxiliar na formação de jovens digitalmente responsáveis e críticos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7657 10.15628/holos.2020.7657 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7657 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2020.7657 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7657/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 1 (2020); 1-12 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951624568209408 |