USO DO KAHOOT COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO E ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA INDUSTRIAL
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6300 |
Resumo: | A gamificação é uma estratégia de usar elementos dos jogos fora do ambiente dos jogos e pode ser aplicada para auxiliar o professor na tarefa não mais de fornecer informações mas sim de ensinar a selecionar as informações úteis e de aplicar esse conhecimento para resolver problemas da profissão. Nesse contexto, foi aplicado um quiz usando a plataforma kahoot como estratégia de avaliação e ensino-aprendizagem na disciplina Microbiologia Industrial. Os alunos realizaram a atividade avaliativa e em seguida responderam a um questionário através de um formulário do GoogleDocs. Os alunos citaram a competição como estímulo para o aprendizado e perceberam que o kahoot pode ser usado como substituto da avaliação tradicional uma vez que consegue alcançar diferentes níveis de complexidade que desafiam os alunos e tornam o aprendizado mais eficiente e duradouro. A técnica, entretanto, apresenta algumas limitações. A percepção e interesse dos alunos foi positiva diante da experiência. |
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USO DO KAHOOT COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO E ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA INDUSTRIALMetodologia ativaquizavaliaçãoeducaçãoA gamificação é uma estratégia de usar elementos dos jogos fora do ambiente dos jogos e pode ser aplicada para auxiliar o professor na tarefa não mais de fornecer informações mas sim de ensinar a selecionar as informações úteis e de aplicar esse conhecimento para resolver problemas da profissão. Nesse contexto, foi aplicado um quiz usando a plataforma kahoot como estratégia de avaliação e ensino-aprendizagem na disciplina Microbiologia Industrial. Os alunos realizaram a atividade avaliativa e em seguida responderam a um questionário através de um formulário do GoogleDocs. Os alunos citaram a competição como estímulo para o aprendizado e perceberam que o kahoot pode ser usado como substituto da avaliação tradicional uma vez que consegue alcançar diferentes níveis de complexidade que desafiam os alunos e tornam o aprendizado mais eficiente e duradouro. A técnica, entretanto, apresenta algumas limitações. A percepção e interesse dos alunos foi positiva diante da experiência. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/630010.15628/holos.2018.6300HOLOS; v. 1 (2018); 170-1791807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6300/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSande, DeniseSande, Danilo2022-05-01T19:32:05Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/6300Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:32:05Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
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