Quiz: Um jogo on-line como ferramenta no ensino remoto de Biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento , Jessica Maria Torres de Sousa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lima, Nathaly de Jesus Freitas, Lima, Cleiane Dias, Santos, Luma Brisa Pereira dos, Pires, Camila Jorge, Silva, Vera Lucia Rocha da, Gomes, Alexandra do Nascimento, Oliveira, Thaynara Fontenele de, Cunha, Raynara Carvalho da, Nunes, Maria de Jesus Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Research, Society and Development
Texto Completo: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36706
Resumo: Com o novo modelo de ensino remoto, fez-se necessário a inserção de ferramentas que auxiliassem o professor em suas metodologias e por conseguinte fizessem com que os alunos atuassem de forma mais direta e participativa. Os jogos didáticos são ferramentas que auxiliam no processo de ensino, assim o presente estudo tem como objetivo analisar a utilização de QUIZ elaborado no Wordwall®, para fixação do conteúdo de Biologia com alunos de uma Escola de Ensino Médio do município de Parnaíba-PI. A matriz metodológica desse trabalho foi baseada na aplicação de um Quiz intitulado como “cópia de vírus”, onde o mesmo, foi aplicado após o conteúdo ministrado com o auxílio de um link que direcionava os educandos para a plataforma Word wall, a mesma mostrava o progresso de acertos e erros, e ao final era gerado um ranking de pontuação. A aplicação do Quiz por meio da plataforma word wall mostrou-se bastante efetiva, foi possível instigar a participação de praticamente todos os alunos, até mesmo dos alunos menos atuantes. Através da ferramenta os discentes relataram que compararam essa forma de fixar o assunto como uma brincadeira, o que tornou o momento de aprendizagem mais divertido e interessante. A aplicação de jogos digitais online, vem favorecendo o processo de ensino aprendizagem tanto para o discente que fixa melhor o conteúdo quanto para o docente que pode observar como está ocorrendo a aprendizagem de seus alunos.
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spelling Quiz: Um jogo on-line como ferramenta no ensino remoto de BiologiaQuiz: An online game as a tool for remote teaching of BiologyQuiz: Un juego online como herramienta para la enseñanza remota de BiologíaQUIZOnline digital gamesWord wall platform.QUIZJuegos digitales en líneaPlataforma wordwall.QUIZJogos digitais onlinePlataforma word wall.Com o novo modelo de ensino remoto, fez-se necessário a inserção de ferramentas que auxiliassem o professor em suas metodologias e por conseguinte fizessem com que os alunos atuassem de forma mais direta e participativa. Os jogos didáticos são ferramentas que auxiliam no processo de ensino, assim o presente estudo tem como objetivo analisar a utilização de QUIZ elaborado no Wordwall®, para fixação do conteúdo de Biologia com alunos de uma Escola de Ensino Médio do município de Parnaíba-PI. A matriz metodológica desse trabalho foi baseada na aplicação de um Quiz intitulado como “cópia de vírus”, onde o mesmo, foi aplicado após o conteúdo ministrado com o auxílio de um link que direcionava os educandos para a plataforma Word wall, a mesma mostrava o progresso de acertos e erros, e ao final era gerado um ranking de pontuação. A aplicação do Quiz por meio da plataforma word wall mostrou-se bastante efetiva, foi possível instigar a participação de praticamente todos os alunos, até mesmo dos alunos menos atuantes. Através da ferramenta os discentes relataram que compararam essa forma de fixar o assunto como uma brincadeira, o que tornou o momento de aprendizagem mais divertido e interessante. A aplicação de jogos digitais online, vem favorecendo o processo de ensino aprendizagem tanto para o discente que fixa melhor o conteúdo quanto para o docente que pode observar como está ocorrendo a aprendizagem de seus alunos.With the new model of remote teaching, it was necessary to insert tools that would help the teacher in their methodologies and therefore make the students act in a more direct and participatory way. Didactic games are tools that help in the teaching process, so the present study aims to analyze the use of QUIZ developed in Wordwall®, to fix Biology content with students from a High School in the city of Parnaíba-PI. The methodological matrix of this work was based on the application of a Quiz entitled "virus copy", where it was applied after the content taught with the help of a link that directed the students to the Word wall platform, it showed the progress of hits and misses, and at the end a score ranking was generated. The application of the Quiz through the word wall platform proved to be very effective, it was possible to instigate the participation of practically all students, even the less active students. Through the tool, the students reported that they compared this way of fixing the subject as a joke, which made the learning moment more fun and interesting. The application of online digital games has been favoring the teaching-learning process both for the student who fixes the content better and for the teacher who can observe how their students are learning.Con el nuevo modelo de enseñanza a distancia, era necesario insertar herramientas que ayudaran al docente en sus metodologías y por ende hicieran que los estudiantes actuaran de una manera más directa y participativa. Los juegos didácticos son herramientas que ayudan en el proceso de enseñanza, por lo que el presente estudio tiene como objetivo analizar el uso de QUIZ desarrollado en Wordwall®, para fijar contenidos de Biología con estudiantes de una Escuela Secundaria en la ciudad de Parnaíba-PI. La matriz metodológica de este trabajo se basó en la aplicación de un Quiz denominado “copia de virus”, donde se aplicó luego del contenido impartido con la ayuda de un enlace que dirigía a los estudiantes a la plataforma del muro de Word, se mostraba el avance de los aciertos. y fallos, y al final se generó un ranking de puntuación. La aplicación del Quiz a través de la plataforma del muro de palabras demostró ser muy efectiva, se logró instigar la participación de prácticamente todos los estudiantes, incluso de los menos activos. A través de la herramienta, los estudiantes relataron que compararon esta forma de fijar el tema a modo de broma, lo que hizo más divertido e interesante el momento de aprendizaje. La aplicación de juegos digitales en línea ha favorecido el proceso de enseñanza-aprendizaje tanto para el alumno que fija mejor el contenido como para el docente que puede observar cómo van aprendiendo sus alumnos.Research, Society and Development2022-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3670610.33448/rsd-v11i15.36706Research, Society and Development; Vol. 11 No. 15; e116111536706Research, Society and Development; Vol. 11 Núm. 15; e116111536706Research, Society and Development; v. 11 n. 15; e1161115367062525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36706/30829Copyright (c) 2022 Jessica Maria Torres de Sousa Nascimento ; Nathaly de Jesus Freitas Lima; Cleiane Dias Lima; Luma Brisa Pereira dos Santos; Camila Jorge Pires; Vera Lucia Rocha da Silva; Alexandra do Nascimento Gomes; Thaynara Fontenele de Oliveira; Raynara Carvalho da Cunha; Maria de Jesus Miranda Nuneshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento , Jessica Maria Torres de Sousa Lima, Nathaly de Jesus Freitas Lima, Cleiane Dias Santos, Luma Brisa Pereira dosPires, Camila Jorge Silva, Vera Lucia Rocha da Gomes, Alexandra do Nascimento Oliveira, Thaynara Fontenele de Cunha, Raynara Carvalho da Nunes, Maria de Jesus Miranda 2022-11-27T19:56:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/36706Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2024-01-17T09:51:09.651564Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false
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