REPENSANDO A EVASÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Júnior, Adonias Soares
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Francisco Junior, Wilmo Ernesto, da Silva, Jeferson Cardoso, da Silva, Jucélia Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5667
Resumo: O presente artigo traz uma análise do histórico legal da EAD e apresenta o resultado de um estudo realizado no âmbito do Campus Porto Velho Zona Norte, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), tendo como objeto de análise a temática da Evasão Escolar nos cursos Técnicos em Finanças na modalidade de educação à distância - EAD. O objetivo geral foi apresentar uma proposta de intervenção político-pedagógica junto ao IFRO no curso Técnico em Finanças, da modalidade EAD com o objetivo de reintegrar os estudantes evadidos ao curso, dando-lhes uma nova oportunidade de concluírem os estudos. Com relação aos procedimentos metodológicos, adotou-se a abordagem qualitativa descritiva, de maneira que um questionário semiestruturado e análise documental foram os instrumentos utilizados para a coleta de dados. Os colaboradores da pesquisa foram estudantes evadidos do curso Técnico em Finanças EAD Subsequente, coordenadores de polo e tutores EAD. Os resultados apontam que os principais motivos que levam os estudantes a desistirem do curso são dificuldades econômicas (65% - Turma 2014/1) e conciliar estudo e profissão (35% - Turma 2015/2). Outro resultado importante é que das 481 matrículas de estudantes que haviam evadido do curso de Finanças EAD, 272 estudantes retornaram e concluíram o curso.
id IFRN-3_d2cad819e0c7920c205ee3bda1f3b45e
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/5667
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling REPENSANDO A EVASÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICOEADEvasão escolarIntervenção pedagógicaDireitoTICO presente artigo traz uma análise do histórico legal da EAD e apresenta o resultado de um estudo realizado no âmbito do Campus Porto Velho Zona Norte, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), tendo como objeto de análise a temática da Evasão Escolar nos cursos Técnicos em Finanças na modalidade de educação à distância - EAD. O objetivo geral foi apresentar uma proposta de intervenção político-pedagógica junto ao IFRO no curso Técnico em Finanças, da modalidade EAD com o objetivo de reintegrar os estudantes evadidos ao curso, dando-lhes uma nova oportunidade de concluírem os estudos. Com relação aos procedimentos metodológicos, adotou-se a abordagem qualitativa descritiva, de maneira que um questionário semiestruturado e análise documental foram os instrumentos utilizados para a coleta de dados. Os colaboradores da pesquisa foram estudantes evadidos do curso Técnico em Finanças EAD Subsequente, coordenadores de polo e tutores EAD. Os resultados apontam que os principais motivos que levam os estudantes a desistirem do curso são dificuldades econômicas (65% - Turma 2014/1) e conciliar estudo e profissão (35% - Turma 2015/2). Outro resultado importante é que das 481 matrículas de estudantes que haviam evadido do curso de Finanças EAD, 272 estudantes retornaram e concluíram o curso.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/566710.15628/holos.2017.5667HOLOS; v. 2 (2017); 199-2131807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5667/pdfCopyright (c) 2017 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Júnior, Adonias SoaresFrancisco Junior, Wilmo Ernestoda Silva, Jeferson Cardosoda Silva, Jucélia Marques2022-05-01T20:18:50Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5667Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:18:50Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv REPENSANDO A EVASÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICO
title REPENSANDO A EVASÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICO
spellingShingle REPENSANDO A EVASÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICO
da Silva Júnior, Adonias Soares
EAD
Evasão escolar
Intervenção pedagógica
Direito
TIC
title_short REPENSANDO A EVASÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICO
title_full REPENSANDO A EVASÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICO
title_fullStr REPENSANDO A EVASÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICO
title_full_unstemmed REPENSANDO A EVASÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICO
title_sort REPENSANDO A EVASÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICO
author da Silva Júnior, Adonias Soares
author_facet da Silva Júnior, Adonias Soares
Francisco Junior, Wilmo Ernesto
da Silva, Jeferson Cardoso
da Silva, Jucélia Marques
author_role author
author2 Francisco Junior, Wilmo Ernesto
da Silva, Jeferson Cardoso
da Silva, Jucélia Marques
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva Júnior, Adonias Soares
Francisco Junior, Wilmo Ernesto
da Silva, Jeferson Cardoso
da Silva, Jucélia Marques
dc.subject.por.fl_str_mv EAD
Evasão escolar
Intervenção pedagógica
Direito
TIC
topic EAD
Evasão escolar
Intervenção pedagógica
Direito
TIC
description O presente artigo traz uma análise do histórico legal da EAD e apresenta o resultado de um estudo realizado no âmbito do Campus Porto Velho Zona Norte, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), tendo como objeto de análise a temática da Evasão Escolar nos cursos Técnicos em Finanças na modalidade de educação à distância - EAD. O objetivo geral foi apresentar uma proposta de intervenção político-pedagógica junto ao IFRO no curso Técnico em Finanças, da modalidade EAD com o objetivo de reintegrar os estudantes evadidos ao curso, dando-lhes uma nova oportunidade de concluírem os estudos. Com relação aos procedimentos metodológicos, adotou-se a abordagem qualitativa descritiva, de maneira que um questionário semiestruturado e análise documental foram os instrumentos utilizados para a coleta de dados. Os colaboradores da pesquisa foram estudantes evadidos do curso Técnico em Finanças EAD Subsequente, coordenadores de polo e tutores EAD. Os resultados apontam que os principais motivos que levam os estudantes a desistirem do curso são dificuldades econômicas (65% - Turma 2014/1) e conciliar estudo e profissão (35% - Turma 2015/2). Outro resultado importante é que das 481 matrículas de estudantes que haviam evadido do curso de Finanças EAD, 272 estudantes retornaram e concluíram o curso.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5667
10.15628/holos.2017.5667
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5667
identifier_str_mv 10.15628/holos.2017.5667
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5667/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 2 (2017); 199-213
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951623296286720