REPENSANDO A EVASÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5667 |
Resumo: | O presente artigo traz uma análise do histórico legal da EAD e apresenta o resultado de um estudo realizado no âmbito do Campus Porto Velho Zona Norte, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), tendo como objeto de análise a temática da Evasão Escolar nos cursos Técnicos em Finanças na modalidade de educação à distância - EAD. O objetivo geral foi apresentar uma proposta de intervenção político-pedagógica junto ao IFRO no curso Técnico em Finanças, da modalidade EAD com o objetivo de reintegrar os estudantes evadidos ao curso, dando-lhes uma nova oportunidade de concluírem os estudos. Com relação aos procedimentos metodológicos, adotou-se a abordagem qualitativa descritiva, de maneira que um questionário semiestruturado e análise documental foram os instrumentos utilizados para a coleta de dados. Os colaboradores da pesquisa foram estudantes evadidos do curso Técnico em Finanças EAD Subsequente, coordenadores de polo e tutores EAD. Os resultados apontam que os principais motivos que levam os estudantes a desistirem do curso são dificuldades econômicas (65% - Turma 2014/1) e conciliar estudo e profissão (35% - Turma 2015/2). Outro resultado importante é que das 481 matrículas de estudantes que haviam evadido do curso de Finanças EAD, 272 estudantes retornaram e concluíram o curso. |
id |
IFRN-3_d2cad819e0c7920c205ee3bda1f3b45e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/5667 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
REPENSANDO A EVASÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICOEADEvasão escolarIntervenção pedagógicaDireitoTICO presente artigo traz uma análise do histórico legal da EAD e apresenta o resultado de um estudo realizado no âmbito do Campus Porto Velho Zona Norte, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), tendo como objeto de análise a temática da Evasão Escolar nos cursos Técnicos em Finanças na modalidade de educação à distância - EAD. O objetivo geral foi apresentar uma proposta de intervenção político-pedagógica junto ao IFRO no curso Técnico em Finanças, da modalidade EAD com o objetivo de reintegrar os estudantes evadidos ao curso, dando-lhes uma nova oportunidade de concluírem os estudos. Com relação aos procedimentos metodológicos, adotou-se a abordagem qualitativa descritiva, de maneira que um questionário semiestruturado e análise documental foram os instrumentos utilizados para a coleta de dados. Os colaboradores da pesquisa foram estudantes evadidos do curso Técnico em Finanças EAD Subsequente, coordenadores de polo e tutores EAD. Os resultados apontam que os principais motivos que levam os estudantes a desistirem do curso são dificuldades econômicas (65% - Turma 2014/1) e conciliar estudo e profissão (35% - Turma 2015/2). Outro resultado importante é que das 481 matrículas de estudantes que haviam evadido do curso de Finanças EAD, 272 estudantes retornaram e concluíram o curso.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2017-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/566710.15628/holos.2017.5667HOLOS; v. 2 (2017); 199-2131807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5667/pdfCopyright (c) 2017 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Júnior, Adonias SoaresFrancisco Junior, Wilmo Ernestoda Silva, Jeferson Cardosoda Silva, Jucélia Marques2022-05-01T20:18:50Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/5667Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:18:50Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REPENSANDO A EVASÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICO |
title |
REPENSANDO A EVASÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICO |
spellingShingle |
REPENSANDO A EVASÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICO da Silva Júnior, Adonias Soares EAD Evasão escolar Intervenção pedagógica Direito TIC |
title_short |
REPENSANDO A EVASÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICO |
title_full |
REPENSANDO A EVASÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICO |
title_fullStr |
REPENSANDO A EVASÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICO |
title_full_unstemmed |
REPENSANDO A EVASÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICO |
title_sort |
REPENSANDO A EVASÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE O DIREITO À EDUCAÇÃO NO CONTEXTO AMAZÔNICO |
author |
da Silva Júnior, Adonias Soares |
author_facet |
da Silva Júnior, Adonias Soares Francisco Junior, Wilmo Ernesto da Silva, Jeferson Cardoso da Silva, Jucélia Marques |
author_role |
author |
author2 |
Francisco Junior, Wilmo Ernesto da Silva, Jeferson Cardoso da Silva, Jucélia Marques |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva Júnior, Adonias Soares Francisco Junior, Wilmo Ernesto da Silva, Jeferson Cardoso da Silva, Jucélia Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EAD Evasão escolar Intervenção pedagógica Direito TIC |
topic |
EAD Evasão escolar Intervenção pedagógica Direito TIC |
description |
O presente artigo traz uma análise do histórico legal da EAD e apresenta o resultado de um estudo realizado no âmbito do Campus Porto Velho Zona Norte, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), tendo como objeto de análise a temática da Evasão Escolar nos cursos Técnicos em Finanças na modalidade de educação à distância - EAD. O objetivo geral foi apresentar uma proposta de intervenção político-pedagógica junto ao IFRO no curso Técnico em Finanças, da modalidade EAD com o objetivo de reintegrar os estudantes evadidos ao curso, dando-lhes uma nova oportunidade de concluírem os estudos. Com relação aos procedimentos metodológicos, adotou-se a abordagem qualitativa descritiva, de maneira que um questionário semiestruturado e análise documental foram os instrumentos utilizados para a coleta de dados. Os colaboradores da pesquisa foram estudantes evadidos do curso Técnico em Finanças EAD Subsequente, coordenadores de polo e tutores EAD. Os resultados apontam que os principais motivos que levam os estudantes a desistirem do curso são dificuldades econômicas (65% - Turma 2014/1) e conciliar estudo e profissão (35% - Turma 2015/2). Outro resultado importante é que das 481 matrículas de estudantes que haviam evadido do curso de Finanças EAD, 272 estudantes retornaram e concluíram o curso. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5667 10.15628/holos.2017.5667 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5667 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2017.5667 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5667/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 2 (2017); 199-213 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951623296286720 |