CONCEPÇÃO E SIGNIFICADO DE “UM SÉCULO DE ENSINO PRIMÁRIO”
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8905 |
Resumo: | O objetivo deste texto é a análise da obra “Um Século de Ensino Primário” (1927a) de Nestor dos Santos Lima tomada no contexto das comemorações do centenário da primeira lei que regulamenta o ensino primário no Brasil em 1827 apresenta três níveis de estruturação discursiva no quadro de referências da produção intelectual do autor na década de 1920, especificamente no ano de 1927. O autor apresenta o significado de “Um Século de Ensino Primário” não apenas como um livro comemorativo do centenário, mas antes como o sentido preservado da lei de 1827 no cuidado da criação e provimento das escolas e nos princípios fundamentais da organização administrativa, do método de ensino, do regime disciplinar e da formação dos professores como um modelo ideal de educação e um projeto nacional. |
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CONCEPÇÃO E SIGNIFICADO DE “UM SÉCULO DE ENSINO PRIMÁRIO”História da EducaçãoHistoriografiaEnsino PrimárioO objetivo deste texto é a análise da obra “Um Século de Ensino Primário” (1927a) de Nestor dos Santos Lima tomada no contexto das comemorações do centenário da primeira lei que regulamenta o ensino primário no Brasil em 1827 apresenta três níveis de estruturação discursiva no quadro de referências da produção intelectual do autor na década de 1920, especificamente no ano de 1927. O autor apresenta o significado de “Um Século de Ensino Primário” não apenas como um livro comemorativo do centenário, mas antes como o sentido preservado da lei de 1827 no cuidado da criação e provimento das escolas e nos princípios fundamentais da organização administrativa, do método de ensino, do regime disciplinar e da formação dos professores como um modelo ideal de educação e um projeto nacional.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2019-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/890510.15628/holos.2019.8905HOLOS; v. 5 (2019); 1-131807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8905/pdfCopyright (c) 2019 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessThomaz de Menezes, Antonio Basilio Novaes2022-05-01T19:18:37Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/8905Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:18:37Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
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