O magistério primário no Rio de Janeiro e Lisboa em fins do século XIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOPES, Sonia de Castro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1429
Resumo: Este artigo analisa o processo de formação e profissionalização da atividade docente no Brasil e em Portugal no final do século XIX, por meio do exame de impressos pedagógicos publicados nos dois países. No caso brasileiro, elegeu-se a revista O Ensino Primário: Revista mensal consagrada aos interesses do ensino e redigida por professores primários, entre 1884 e 1885 e no caso português selecionou-se O Ensino: Revista d’Instrucção Primaria (1885-1890), cujo diretor, Theophilo Ferreira, se consagrou não só como professor primário e diretor da Escola Normal de Lisboa, mas como político cujas ações se voltaram para defender os interesses dos obreiros do progresso, como ele se referia aos docentes que atuavam nesse grau de ensino.
id UFMT-3_c127bc761efa674bfece6513d6f3746d
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1429
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling O magistério primário no Rio de Janeiro e Lisboa em fins do século XIXProfissão Docente. Magistério Primário. História da Educação Comparada. Imprensa Pedagógica.Ensino primárioEste artigo analisa o processo de formação e profissionalização da atividade docente no Brasil e em Portugal no final do século XIX, por meio do exame de impressos pedagógicos publicados nos dois países. No caso brasileiro, elegeu-se a revista O Ensino Primário: Revista mensal consagrada aos interesses do ensino e redigida por professores primários, entre 1884 e 1885 e no caso português selecionou-se O Ensino: Revista d’Instrucção Primaria (1885-1890), cujo diretor, Theophilo Ferreira, se consagrou não só como professor primário e diretor da Escola Normal de Lisboa, mas como político cujas ações se voltaram para defender os interesses dos obreiros do progresso, como ele se referia aos docentes que atuavam nesse grau de ensino.Universidade Federal de Mato Grosso2014-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/142910.29286/rep.v23i52.1429Revista de Educação Pública; v. 23 n. 52 (2014): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2014; 151-1692238-20970104-596210.29286/rep.v23i52reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1429/1097LOPES, Sonia de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:39Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1429Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:39Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv O magistério primário no Rio de Janeiro e Lisboa em fins do século XIX
title O magistério primário no Rio de Janeiro e Lisboa em fins do século XIX
spellingShingle O magistério primário no Rio de Janeiro e Lisboa em fins do século XIX
LOPES, Sonia de Castro
Profissão Docente. Magistério Primário. História da Educação Comparada. Imprensa Pedagógica.
Ensino primário
title_short O magistério primário no Rio de Janeiro e Lisboa em fins do século XIX
title_full O magistério primário no Rio de Janeiro e Lisboa em fins do século XIX
title_fullStr O magistério primário no Rio de Janeiro e Lisboa em fins do século XIX
title_full_unstemmed O magistério primário no Rio de Janeiro e Lisboa em fins do século XIX
title_sort O magistério primário no Rio de Janeiro e Lisboa em fins do século XIX
author LOPES, Sonia de Castro
author_facet LOPES, Sonia de Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LOPES, Sonia de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Profissão Docente. Magistério Primário. História da Educação Comparada. Imprensa Pedagógica.
Ensino primário
topic Profissão Docente. Magistério Primário. História da Educação Comparada. Imprensa Pedagógica.
Ensino primário
description Este artigo analisa o processo de formação e profissionalização da atividade docente no Brasil e em Portugal no final do século XIX, por meio do exame de impressos pedagógicos publicados nos dois países. No caso brasileiro, elegeu-se a revista O Ensino Primário: Revista mensal consagrada aos interesses do ensino e redigida por professores primários, entre 1884 e 1885 e no caso português selecionou-se O Ensino: Revista d’Instrucção Primaria (1885-1890), cujo diretor, Theophilo Ferreira, se consagrou não só como professor primário e diretor da Escola Normal de Lisboa, mas como político cujas ações se voltaram para defender os interesses dos obreiros do progresso, como ele se referia aos docentes que atuavam nesse grau de ensino.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1429
10.29286/rep.v23i52.1429
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1429
identifier_str_mv 10.29286/rep.v23i52.1429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1429/1097
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 23 n. 52 (2014): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2014; 151-169
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v23i52
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215611543552