O magistério primário no Rio de Janeiro e Lisboa em fins do século XIX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1429 |
Resumo: | Este artigo analisa o processo de formação e profissionalização da atividade docente no Brasil e em Portugal no final do século XIX, por meio do exame de impressos pedagógicos publicados nos dois países. No caso brasileiro, elegeu-se a revista O Ensino Primário: Revista mensal consagrada aos interesses do ensino e redigida por professores primários, entre 1884 e 1885 e no caso português selecionou-se O Ensino: Revista d’Instrucção Primaria (1885-1890), cujo diretor, Theophilo Ferreira, se consagrou não só como professor primário e diretor da Escola Normal de Lisboa, mas como político cujas ações se voltaram para defender os interesses dos obreiros do progresso, como ele se referia aos docentes que atuavam nesse grau de ensino. |
id |
UFMT-3_c127bc761efa674bfece6513d6f3746d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1429 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
O magistério primário no Rio de Janeiro e Lisboa em fins do século XIXProfissão Docente. Magistério Primário. História da Educação Comparada. Imprensa Pedagógica.Ensino primárioEste artigo analisa o processo de formação e profissionalização da atividade docente no Brasil e em Portugal no final do século XIX, por meio do exame de impressos pedagógicos publicados nos dois países. No caso brasileiro, elegeu-se a revista O Ensino Primário: Revista mensal consagrada aos interesses do ensino e redigida por professores primários, entre 1884 e 1885 e no caso português selecionou-se O Ensino: Revista d’Instrucção Primaria (1885-1890), cujo diretor, Theophilo Ferreira, se consagrou não só como professor primário e diretor da Escola Normal de Lisboa, mas como político cujas ações se voltaram para defender os interesses dos obreiros do progresso, como ele se referia aos docentes que atuavam nesse grau de ensino.Universidade Federal de Mato Grosso2014-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/142910.29286/rep.v23i52.1429Revista de Educação Pública; v. 23 n. 52 (2014): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2014; 151-1692238-20970104-596210.29286/rep.v23i52reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1429/1097LOPES, Sonia de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:39Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/1429Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:39Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O magistério primário no Rio de Janeiro e Lisboa em fins do século XIX |
title |
O magistério primário no Rio de Janeiro e Lisboa em fins do século XIX |
spellingShingle |
O magistério primário no Rio de Janeiro e Lisboa em fins do século XIX LOPES, Sonia de Castro Profissão Docente. Magistério Primário. História da Educação Comparada. Imprensa Pedagógica. Ensino primário |
title_short |
O magistério primário no Rio de Janeiro e Lisboa em fins do século XIX |
title_full |
O magistério primário no Rio de Janeiro e Lisboa em fins do século XIX |
title_fullStr |
O magistério primário no Rio de Janeiro e Lisboa em fins do século XIX |
title_full_unstemmed |
O magistério primário no Rio de Janeiro e Lisboa em fins do século XIX |
title_sort |
O magistério primário no Rio de Janeiro e Lisboa em fins do século XIX |
author |
LOPES, Sonia de Castro |
author_facet |
LOPES, Sonia de Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LOPES, Sonia de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Profissão Docente. Magistério Primário. História da Educação Comparada. Imprensa Pedagógica. Ensino primário |
topic |
Profissão Docente. Magistério Primário. História da Educação Comparada. Imprensa Pedagógica. Ensino primário |
description |
Este artigo analisa o processo de formação e profissionalização da atividade docente no Brasil e em Portugal no final do século XIX, por meio do exame de impressos pedagógicos publicados nos dois países. No caso brasileiro, elegeu-se a revista O Ensino Primário: Revista mensal consagrada aos interesses do ensino e redigida por professores primários, entre 1884 e 1885 e no caso português selecionou-se O Ensino: Revista d’Instrucção Primaria (1885-1890), cujo diretor, Theophilo Ferreira, se consagrou não só como professor primário e diretor da Escola Normal de Lisboa, mas como político cujas ações se voltaram para defender os interesses dos obreiros do progresso, como ele se referia aos docentes que atuavam nesse grau de ensino. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1429 10.29286/rep.v23i52.1429 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1429 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v23i52.1429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1429/1097 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 23 n. 52 (2014): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2014; 151-169 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v23i52 reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711215611543552 |