PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (PPGEP/IFRN/BRASIL): UM ESTUDO DA LINHA DE PESQUISA “FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11786 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é analisar 22 dissertações produzidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal/RN, Brasil, da Linha de Pesquisa 2: “Formação Docente e Práticas Pedagógicas em Educação Profissional”, no recorte temporal (2017-2019). Esses estudos estão disponíveis em duas bases de dados: nos Cadernos de resumos de dissertações, site do PPGEP/IFRN, e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Quanto aos procedimentos metodológicos, realizamos um estado do conhecimento com a finalidade de examinarmos, qualitativamente, os referidos trabalhos, norteados pelas seguintes categorias de análise: objeto, abordagem metodológica, sujeitos, lócus, aporte teórico e resultados das pesquisas. Como resultado, constatou-se que as dissertações discutem formação docente e suas respectivas práticas pedagógicas no contexto do processo de ensino/aprendizagem. Esses resultados foram apresentados a partir da análise dos indicadores propostos, destacando informações consideradas pertinentes ao objetivo proposto por esta pesquisa. Inferimos que apesar das 22 dissertações terem seus objetos em particular, todas fazem interligações com outras áreas do saber, possibilitando, assim, interdisciplinarizar o conhecimento, integrando-o e não fragmentando-o. |
id |
IFRN-3_d3f8f0a7367e8db013a4b544f4ebe0f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/11786 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (PPGEP/IFRN/BRASIL): UM ESTUDO DA LINHA DE PESQUISA “FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL”Educação ProfissionalFormação docentePrática pedagógicaPós-GraduaçãoInstituto Federal.O objetivo deste estudo é analisar 22 dissertações produzidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal/RN, Brasil, da Linha de Pesquisa 2: “Formação Docente e Práticas Pedagógicas em Educação Profissional”, no recorte temporal (2017-2019). Esses estudos estão disponíveis em duas bases de dados: nos Cadernos de resumos de dissertações, site do PPGEP/IFRN, e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Quanto aos procedimentos metodológicos, realizamos um estado do conhecimento com a finalidade de examinarmos, qualitativamente, os referidos trabalhos, norteados pelas seguintes categorias de análise: objeto, abordagem metodológica, sujeitos, lócus, aporte teórico e resultados das pesquisas. Como resultado, constatou-se que as dissertações discutem formação docente e suas respectivas práticas pedagógicas no contexto do processo de ensino/aprendizagem. Esses resultados foram apresentados a partir da análise dos indicadores propostos, destacando informações consideradas pertinentes ao objetivo proposto por esta pesquisa. Inferimos que apesar das 22 dissertações terem seus objetos em particular, todas fazem interligações com outras áreas do saber, possibilitando, assim, interdisciplinarizar o conhecimento, integrando-o e não fragmentando-o.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2021-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1178610.15628/holos.2021.11786HOLOS; v. 8 (2021)1807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11786/pdfCopyright (c) 2021 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Francisco das Chagas SilvaOliveira, Elvira Fernandes de AraújoFernandes, Aleksandra Nogueira de OliveiraSilva, Edilana Carlos daSilva, João Fredson daLeite, Maria da Conceição Souza do Nascimento Carlos2023-04-07T14:18:40Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/11786Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-04-07T14:18:40Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (PPGEP/IFRN/BRASIL): UM ESTUDO DA LINHA DE PESQUISA “FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL” |
title |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (PPGEP/IFRN/BRASIL): UM ESTUDO DA LINHA DE PESQUISA “FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL” |
spellingShingle |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (PPGEP/IFRN/BRASIL): UM ESTUDO DA LINHA DE PESQUISA “FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL” Souza, Francisco das Chagas Silva Educação Profissional Formação docente Prática pedagógica Pós-Graduação Instituto Federal. |
title_short |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (PPGEP/IFRN/BRASIL): UM ESTUDO DA LINHA DE PESQUISA “FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL” |
title_full |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (PPGEP/IFRN/BRASIL): UM ESTUDO DA LINHA DE PESQUISA “FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL” |
title_fullStr |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (PPGEP/IFRN/BRASIL): UM ESTUDO DA LINHA DE PESQUISA “FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL” |
title_full_unstemmed |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (PPGEP/IFRN/BRASIL): UM ESTUDO DA LINHA DE PESQUISA “FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL” |
title_sort |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (PPGEP/IFRN/BRASIL): UM ESTUDO DA LINHA DE PESQUISA “FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL” |
author |
Souza, Francisco das Chagas Silva |
author_facet |
Souza, Francisco das Chagas Silva Oliveira, Elvira Fernandes de Araújo Fernandes, Aleksandra Nogueira de Oliveira Silva, Edilana Carlos da Silva, João Fredson da Leite, Maria da Conceição Souza do Nascimento Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Elvira Fernandes de Araújo Fernandes, Aleksandra Nogueira de Oliveira Silva, Edilana Carlos da Silva, João Fredson da Leite, Maria da Conceição Souza do Nascimento Carlos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Francisco das Chagas Silva Oliveira, Elvira Fernandes de Araújo Fernandes, Aleksandra Nogueira de Oliveira Silva, Edilana Carlos da Silva, João Fredson da Leite, Maria da Conceição Souza do Nascimento Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Profissional Formação docente Prática pedagógica Pós-Graduação Instituto Federal. |
topic |
Educação Profissional Formação docente Prática pedagógica Pós-Graduação Instituto Federal. |
description |
O objetivo deste estudo é analisar 22 dissertações produzidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal/RN, Brasil, da Linha de Pesquisa 2: “Formação Docente e Práticas Pedagógicas em Educação Profissional”, no recorte temporal (2017-2019). Esses estudos estão disponíveis em duas bases de dados: nos Cadernos de resumos de dissertações, site do PPGEP/IFRN, e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Quanto aos procedimentos metodológicos, realizamos um estado do conhecimento com a finalidade de examinarmos, qualitativamente, os referidos trabalhos, norteados pelas seguintes categorias de análise: objeto, abordagem metodológica, sujeitos, lócus, aporte teórico e resultados das pesquisas. Como resultado, constatou-se que as dissertações discutem formação docente e suas respectivas práticas pedagógicas no contexto do processo de ensino/aprendizagem. Esses resultados foram apresentados a partir da análise dos indicadores propostos, destacando informações consideradas pertinentes ao objetivo proposto por esta pesquisa. Inferimos que apesar das 22 dissertações terem seus objetos em particular, todas fazem interligações com outras áreas do saber, possibilitando, assim, interdisciplinarizar o conhecimento, integrando-o e não fragmentando-o. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11786 10.15628/holos.2021.11786 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11786 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2021.11786 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11786/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 8 (2021) 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951616081035264 |