PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (PPGEP/IFRN/BRASIL): UM ESTUDO DA LINHA DE PESQUISA “FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Francisco das Chagas Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Elvira Fernandes de Araújo, Fernandes, Aleksandra Nogueira de Oliveira, Silva, Edilana Carlos da, Silva, João Fredson da, Leite, Maria da Conceição Souza do Nascimento Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11786
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar 22 dissertações produzidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal/RN, Brasil, da Linha de Pesquisa 2: “Formação Docente e Práticas Pedagógicas em Educação Profissional”, no recorte temporal (2017-2019). Esses estudos estão disponíveis em duas bases de dados: nos Cadernos de resumos de dissertações, site do PPGEP/IFRN, e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Quanto aos procedimentos metodológicos, realizamos um estado do conhecimento com a finalidade de examinarmos, qualitativamente, os referidos trabalhos, norteados pelas seguintes categorias de análise: objeto, abordagem metodológica, sujeitos, lócus, aporte teórico e resultados das pesquisas. Como resultado, constatou-se que as dissertações discutem formação docente e suas respectivas práticas pedagógicas no contexto do processo de ensino/aprendizagem. Esses resultados foram apresentados a partir da análise dos indicadores propostos, destacando informações consideradas pertinentes ao objetivo proposto por esta pesquisa. Inferimos que apesar das 22 dissertações terem seus objetos em particular, todas fazem interligações com outras áreas do saber, possibilitando, assim, interdisciplinarizar o conhecimento, integrando-o e não fragmentando-o.
id IFRN-3_d3f8f0a7367e8db013a4b544f4ebe0f4
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/11786
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (PPGEP/IFRN/BRASIL): UM ESTUDO DA LINHA DE PESQUISA “FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL”Educação ProfissionalFormação docentePrática pedagógicaPós-GraduaçãoInstituto Federal.O objetivo deste estudo é analisar 22 dissertações produzidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal/RN, Brasil, da Linha de Pesquisa 2: “Formação Docente e Práticas Pedagógicas em Educação Profissional”, no recorte temporal (2017-2019). Esses estudos estão disponíveis em duas bases de dados: nos Cadernos de resumos de dissertações, site do PPGEP/IFRN, e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Quanto aos procedimentos metodológicos, realizamos um estado do conhecimento com a finalidade de examinarmos, qualitativamente, os referidos trabalhos, norteados pelas seguintes categorias de análise: objeto, abordagem metodológica, sujeitos, lócus, aporte teórico e resultados das pesquisas. Como resultado, constatou-se que as dissertações discutem formação docente e suas respectivas práticas pedagógicas no contexto do processo de ensino/aprendizagem. Esses resultados foram apresentados a partir da análise dos indicadores propostos, destacando informações consideradas pertinentes ao objetivo proposto por esta pesquisa. Inferimos que apesar das 22 dissertações terem seus objetos em particular, todas fazem interligações com outras áreas do saber, possibilitando, assim, interdisciplinarizar o conhecimento, integrando-o e não fragmentando-o.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2021-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1178610.15628/holos.2021.11786HOLOS; v. 8 (2021)1807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11786/pdfCopyright (c) 2021 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Francisco das Chagas SilvaOliveira, Elvira Fernandes de AraújoFernandes, Aleksandra Nogueira de OliveiraSilva, Edilana Carlos daSilva, João Fredson daLeite, Maria da Conceição Souza do Nascimento Carlos2023-04-07T14:18:40Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/11786Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-04-07T14:18:40Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (PPGEP/IFRN/BRASIL): UM ESTUDO DA LINHA DE PESQUISA “FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL”
title PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (PPGEP/IFRN/BRASIL): UM ESTUDO DA LINHA DE PESQUISA “FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL”
spellingShingle PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (PPGEP/IFRN/BRASIL): UM ESTUDO DA LINHA DE PESQUISA “FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL”
Souza, Francisco das Chagas Silva
Educação Profissional
Formação docente
Prática pedagógica
Pós-Graduação
Instituto Federal.
title_short PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (PPGEP/IFRN/BRASIL): UM ESTUDO DA LINHA DE PESQUISA “FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL”
title_full PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (PPGEP/IFRN/BRASIL): UM ESTUDO DA LINHA DE PESQUISA “FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL”
title_fullStr PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (PPGEP/IFRN/BRASIL): UM ESTUDO DA LINHA DE PESQUISA “FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL”
title_full_unstemmed PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (PPGEP/IFRN/BRASIL): UM ESTUDO DA LINHA DE PESQUISA “FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL”
title_sort PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (PPGEP/IFRN/BRASIL): UM ESTUDO DA LINHA DE PESQUISA “FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL”
author Souza, Francisco das Chagas Silva
author_facet Souza, Francisco das Chagas Silva
Oliveira, Elvira Fernandes de Araújo
Fernandes, Aleksandra Nogueira de Oliveira
Silva, Edilana Carlos da
Silva, João Fredson da
Leite, Maria da Conceição Souza do Nascimento Carlos
author_role author
author2 Oliveira, Elvira Fernandes de Araújo
Fernandes, Aleksandra Nogueira de Oliveira
Silva, Edilana Carlos da
Silva, João Fredson da
Leite, Maria da Conceição Souza do Nascimento Carlos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Francisco das Chagas Silva
Oliveira, Elvira Fernandes de Araújo
Fernandes, Aleksandra Nogueira de Oliveira
Silva, Edilana Carlos da
Silva, João Fredson da
Leite, Maria da Conceição Souza do Nascimento Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional
Formação docente
Prática pedagógica
Pós-Graduação
Instituto Federal.
topic Educação Profissional
Formação docente
Prática pedagógica
Pós-Graduação
Instituto Federal.
description O objetivo deste estudo é analisar 22 dissertações produzidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Natal/RN, Brasil, da Linha de Pesquisa 2: “Formação Docente e Práticas Pedagógicas em Educação Profissional”, no recorte temporal (2017-2019). Esses estudos estão disponíveis em duas bases de dados: nos Cadernos de resumos de dissertações, site do PPGEP/IFRN, e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Quanto aos procedimentos metodológicos, realizamos um estado do conhecimento com a finalidade de examinarmos, qualitativamente, os referidos trabalhos, norteados pelas seguintes categorias de análise: objeto, abordagem metodológica, sujeitos, lócus, aporte teórico e resultados das pesquisas. Como resultado, constatou-se que as dissertações discutem formação docente e suas respectivas práticas pedagógicas no contexto do processo de ensino/aprendizagem. Esses resultados foram apresentados a partir da análise dos indicadores propostos, destacando informações consideradas pertinentes ao objetivo proposto por esta pesquisa. Inferimos que apesar das 22 dissertações terem seus objetos em particular, todas fazem interligações com outras áreas do saber, possibilitando, assim, interdisciplinarizar o conhecimento, integrando-o e não fragmentando-o.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11786
10.15628/holos.2021.11786
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11786
identifier_str_mv 10.15628/holos.2021.11786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11786/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 8 (2021)
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951616081035264