A FACE OBSCURA DO ESCOLA “SEM” PARTIDO E SEU CARÁTER POLÍTICO, IDEOLÓGICO E CONSERVADOR
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10372 |
Resumo: | Este artigo objetiva analisar e refletir aspectos do movimento Escola “sem” Partido, a partir da seguinte problemática: Quais as suas origens e as suas ameaças à escola democrática e à sociedade brasileira? Para alcançar tal propósito, utilizaremos uma metodologia de abordagem qualitativa, por meio da pesquisa bibliográfica. Tendo por base os escritos de Apple e Beane (1997); Frigotto (2017); Penna (2017) e Ramos (2017), o desenvolvimento das reflexões parte da investigação acerca das origens do movimento e suas formas de difusão pela sociedade brasileira. Analisa seus elementos de inconstitucionalidade, as ameaças iminentes à democracia brasileira e as estratégias discursivas utilizadas pelo Escola “sem” Partido. Por fim, refletiremos sobre as contradições do movimento, relacionando-o ao atual contexto político brasileiro de retorno à conjuntura conservadora. |
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A FACE OBSCURA DO ESCOLA “SEM” PARTIDO E SEU CARÁTER POLÍTICO, IDEOLÓGICO E CONSERVADOREscola “sem” Partido. Origens do movimento. Elementos de inconstitucionalidade. Estratégias discursivas. Ameaças à democracia.Este artigo objetiva analisar e refletir aspectos do movimento Escola “sem” Partido, a partir da seguinte problemática: Quais as suas origens e as suas ameaças à escola democrática e à sociedade brasileira? Para alcançar tal propósito, utilizaremos uma metodologia de abordagem qualitativa, por meio da pesquisa bibliográfica. Tendo por base os escritos de Apple e Beane (1997); Frigotto (2017); Penna (2017) e Ramos (2017), o desenvolvimento das reflexões parte da investigação acerca das origens do movimento e suas formas de difusão pela sociedade brasileira. Analisa seus elementos de inconstitucionalidade, as ameaças iminentes à democracia brasileira e as estratégias discursivas utilizadas pelo Escola “sem” Partido. Por fim, refletiremos sobre as contradições do movimento, relacionando-o ao atual contexto político brasileiro de retorno à conjuntura conservadora.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2022-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10372HOLOS; v. 4 (2022)1807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/10372/3533Copyright (c) 2022 HOLOShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Filomena Lucia Gossler RodriguesMartini, Tatiane AparecidaPossamai, Tamiris2023-03-04T22:38:03Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/10372Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-03-04T22:38:03Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
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Este artigo objetiva analisar e refletir aspectos do movimento Escola “sem” Partido, a partir da seguinte problemática: Quais as suas origens e as suas ameaças à escola democrática e à sociedade brasileira? Para alcançar tal propósito, utilizaremos uma metodologia de abordagem qualitativa, por meio da pesquisa bibliográfica. Tendo por base os escritos de Apple e Beane (1997); Frigotto (2017); Penna (2017) e Ramos (2017), o desenvolvimento das reflexões parte da investigação acerca das origens do movimento e suas formas de difusão pela sociedade brasileira. Analisa seus elementos de inconstitucionalidade, as ameaças iminentes à democracia brasileira e as estratégias discursivas utilizadas pelo Escola “sem” Partido. Por fim, refletiremos sobre as contradições do movimento, relacionando-o ao atual contexto político brasileiro de retorno à conjuntura conservadora. |
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