MANEJO DE DESASTRES E PROTEÇÃO FINANCEIRA À INUNDAÇÃO NO VALE DO AÇU/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Juliana Rayssa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Fernando Moreira, Silveira, Adalfran Hebert de Melo, Filgueira, Hamilcar José Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1634
Resumo: Os municípios de Açu, Ipanguaçu, Alto do Rodrigues, Pendências e Carnaubais foram inundados diversas vezes, causado impactos econômicos, sociais e ambientais. Em virtude de tal situação se fez necessário realizar pesquisas para avaliar a vulnerabilidade e o risco existente à inundação nestas áreas. Contudo, este artigo tem como objetivo expor o manejo de desastres e governabilidade e proteção financeira no que concerne a inundação em municípios do Vale do Açu/RN por meio de Indicadores de Manejo de Desastres e de Governabilidade e Proteção Financeira. Como metodologia utilizou-se indicadores elaborados por Cardona et al. (2005) por meio de questionários estruturados aos gestores municipais relativo à gestão institucional do ano de 2009. Os resultados mostram que os municípios que melhor maneja (IMD) e protege financeiramente (IPF) o risco à inundação respectivamente são: Açu (IMD e IPF qualificado como razoável), Ipanguaçu (IMD classificado como razoável e IPF – péssimo) e os demais municípios tanto o IMD como IPF foram ponderados como péssimos, devido ausência de algumas ações e recursos, como criação de fundo de investimentos sociais permanentes para o apoio de comunidades vulneráveis, com foco nos extratos socioeconômicos mais pobres e programas regulares de microcrédito, além de atividades do gênero, orientadas à redução da vulnerabilidade humana.
id IFRN-3_dc2e5d6fc19fef3a4cbcae93c72ad7d7
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/1634
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling MANEJO DE DESASTRES E PROTEÇÃO FINANCEIRA À INUNDAÇÃO NO VALE DO AÇU/RNOs municípios de Açu, Ipanguaçu, Alto do Rodrigues, Pendências e Carnaubais foram inundados diversas vezes, causado impactos econômicos, sociais e ambientais. Em virtude de tal situação se fez necessário realizar pesquisas para avaliar a vulnerabilidade e o risco existente à inundação nestas áreas. Contudo, este artigo tem como objetivo expor o manejo de desastres e governabilidade e proteção financeira no que concerne a inundação em municípios do Vale do Açu/RN por meio de Indicadores de Manejo de Desastres e de Governabilidade e Proteção Financeira. Como metodologia utilizou-se indicadores elaborados por Cardona et al. (2005) por meio de questionários estruturados aos gestores municipais relativo à gestão institucional do ano de 2009. Os resultados mostram que os municípios que melhor maneja (IMD) e protege financeiramente (IPF) o risco à inundação respectivamente são: Açu (IMD e IPF qualificado como razoável), Ipanguaçu (IMD classificado como razoável e IPF – péssimo) e os demais municípios tanto o IMD como IPF foram ponderados como péssimos, devido ausência de algumas ações e recursos, como criação de fundo de investimentos sociais permanentes para o apoio de comunidades vulneráveis, com foco nos extratos socioeconômicos mais pobres e programas regulares de microcrédito, além de atividades do gênero, orientadas à redução da vulnerabilidade humana.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/163410.15628/holos.2015.1634HOLOS; v. 5 (2015); 34-431807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1634/1137Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Juliana RayssaSilva, Fernando MoreiraSilveira, Adalfran Hebert de MeloFilgueira, Hamilcar José Almeida2022-05-01T20:25:10Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/1634Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:25:10Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv MANEJO DE DESASTRES E PROTEÇÃO FINANCEIRA À INUNDAÇÃO NO VALE DO AÇU/RN
title MANEJO DE DESASTRES E PROTEÇÃO FINANCEIRA À INUNDAÇÃO NO VALE DO AÇU/RN
spellingShingle MANEJO DE DESASTRES E PROTEÇÃO FINANCEIRA À INUNDAÇÃO NO VALE DO AÇU/RN
Costa, Juliana Rayssa
title_short MANEJO DE DESASTRES E PROTEÇÃO FINANCEIRA À INUNDAÇÃO NO VALE DO AÇU/RN
title_full MANEJO DE DESASTRES E PROTEÇÃO FINANCEIRA À INUNDAÇÃO NO VALE DO AÇU/RN
title_fullStr MANEJO DE DESASTRES E PROTEÇÃO FINANCEIRA À INUNDAÇÃO NO VALE DO AÇU/RN
title_full_unstemmed MANEJO DE DESASTRES E PROTEÇÃO FINANCEIRA À INUNDAÇÃO NO VALE DO AÇU/RN
title_sort MANEJO DE DESASTRES E PROTEÇÃO FINANCEIRA À INUNDAÇÃO NO VALE DO AÇU/RN
author Costa, Juliana Rayssa
author_facet Costa, Juliana Rayssa
Silva, Fernando Moreira
Silveira, Adalfran Hebert de Melo
Filgueira, Hamilcar José Almeida
author_role author
author2 Silva, Fernando Moreira
Silveira, Adalfran Hebert de Melo
Filgueira, Hamilcar José Almeida
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Juliana Rayssa
Silva, Fernando Moreira
Silveira, Adalfran Hebert de Melo
Filgueira, Hamilcar José Almeida
description Os municípios de Açu, Ipanguaçu, Alto do Rodrigues, Pendências e Carnaubais foram inundados diversas vezes, causado impactos econômicos, sociais e ambientais. Em virtude de tal situação se fez necessário realizar pesquisas para avaliar a vulnerabilidade e o risco existente à inundação nestas áreas. Contudo, este artigo tem como objetivo expor o manejo de desastres e governabilidade e proteção financeira no que concerne a inundação em municípios do Vale do Açu/RN por meio de Indicadores de Manejo de Desastres e de Governabilidade e Proteção Financeira. Como metodologia utilizou-se indicadores elaborados por Cardona et al. (2005) por meio de questionários estruturados aos gestores municipais relativo à gestão institucional do ano de 2009. Os resultados mostram que os municípios que melhor maneja (IMD) e protege financeiramente (IPF) o risco à inundação respectivamente são: Açu (IMD e IPF qualificado como razoável), Ipanguaçu (IMD classificado como razoável e IPF – péssimo) e os demais municípios tanto o IMD como IPF foram ponderados como péssimos, devido ausência de algumas ações e recursos, como criação de fundo de investimentos sociais permanentes para o apoio de comunidades vulneráveis, com foco nos extratos socioeconômicos mais pobres e programas regulares de microcrédito, além de atividades do gênero, orientadas à redução da vulnerabilidade humana.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1634
10.15628/holos.2015.1634
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1634
identifier_str_mv 10.15628/holos.2015.1634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1634/1137
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 5 (2015); 34-43
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951619769925632