UMA PEDAGOGIA MULTIDISCIPLINAR, INTERDISCIPLINAR OU TRANSDISCIPLINAR PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA FÍSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/52 |
Resumo: | A Física é uma Ciência que estuda os fenômenos da natureza, procurando discuti-los, descobrir suas causas, como eles influenciam na nossa vida, sendo também uma disciplina do currículo escolar. Constatando a importância da Física, a dificuldade dos professores para lecioná-la mais formalmente de forma contextualizada/interativa, propõe-se três níveis de prática pedagógica: Multidisciplinaridade; Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade. Essas abordagens têm como objetivos: tornar o Ensino/Aprendizagem da Física mais dinâmico; identificar as dificuldades apresentadas pelos alunos/professores nesse processo; propor métodos para estruturar os conceitos dessa disciplina e proporcionar uma aprendizagem da física de forma interativa. A essencialidade da Física no currículo escolar, sua importância para a Educação, assim como, sua contextualização/globalização dos conteúdos, competências a serem desenvolvidas, uma prática pedagógica que reúne tais características é justamente a Interdisciplinaridade. Com isto, o Ensino/Aprendizagem da Física deve ser estruturado através de uma prática Interdisciplinar, propondo uma integração das diferentes áreas do conhecimento, levando a sua unificação, cooperação e troca de informações, cabendo, portanto, ao professor iniciar esse processo. Palavras-chaves: Ensino/Aprendizagem; Multidisciplinaridade; Interdisciplinaridade; Transdisciplinaridade. |
id |
IFRN-3_dd07c88fc23f5609584847a98ffc98d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/52 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA PEDAGOGIA MULTIDISCIPLINAR, INTERDISCIPLINAR OU TRANSDISCIPLINAR PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA FÍSICAA Física é uma Ciência que estuda os fenômenos da natureza, procurando discuti-los, descobrir suas causas, como eles influenciam na nossa vida, sendo também uma disciplina do currículo escolar. Constatando a importância da Física, a dificuldade dos professores para lecioná-la mais formalmente de forma contextualizada/interativa, propõe-se três níveis de prática pedagógica: Multidisciplinaridade; Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade. Essas abordagens têm como objetivos: tornar o Ensino/Aprendizagem da Física mais dinâmico; identificar as dificuldades apresentadas pelos alunos/professores nesse processo; propor métodos para estruturar os conceitos dessa disciplina e proporcionar uma aprendizagem da física de forma interativa. A essencialidade da Física no currículo escolar, sua importância para a Educação, assim como, sua contextualização/globalização dos conteúdos, competências a serem desenvolvidas, uma prática pedagógica que reúne tais características é justamente a Interdisciplinaridade. Com isto, o Ensino/Aprendizagem da Física deve ser estruturado através de uma prática Interdisciplinar, propondo uma integração das diferentes áreas do conhecimento, levando a sua unificação, cooperação e troca de informações, cabendo, portanto, ao professor iniciar esse processo. Palavras-chaves: Ensino/Aprendizagem; Multidisciplinaridade; Interdisciplinaridade; Transdisciplinaridade.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2007-12-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5210.15628/holos.2005.52HOLOS; v. 1 (2005); 4-121807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/52/56Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ítalo Batista daTavares, Otávio Augusto de Oliveira2022-05-01T20:55:36Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/52Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:55:36Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA PEDAGOGIA MULTIDISCIPLINAR, INTERDISCIPLINAR OU TRANSDISCIPLINAR PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA FÍSICA |
title |
UMA PEDAGOGIA MULTIDISCIPLINAR, INTERDISCIPLINAR OU TRANSDISCIPLINAR PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA FÍSICA |
spellingShingle |
UMA PEDAGOGIA MULTIDISCIPLINAR, INTERDISCIPLINAR OU TRANSDISCIPLINAR PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA FÍSICA Silva, Ítalo Batista da |
title_short |
UMA PEDAGOGIA MULTIDISCIPLINAR, INTERDISCIPLINAR OU TRANSDISCIPLINAR PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA FÍSICA |
title_full |
UMA PEDAGOGIA MULTIDISCIPLINAR, INTERDISCIPLINAR OU TRANSDISCIPLINAR PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA FÍSICA |
title_fullStr |
UMA PEDAGOGIA MULTIDISCIPLINAR, INTERDISCIPLINAR OU TRANSDISCIPLINAR PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA FÍSICA |
title_full_unstemmed |
UMA PEDAGOGIA MULTIDISCIPLINAR, INTERDISCIPLINAR OU TRANSDISCIPLINAR PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA FÍSICA |
title_sort |
UMA PEDAGOGIA MULTIDISCIPLINAR, INTERDISCIPLINAR OU TRANSDISCIPLINAR PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DA FÍSICA |
author |
Silva, Ítalo Batista da |
author_facet |
Silva, Ítalo Batista da Tavares, Otávio Augusto de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Tavares, Otávio Augusto de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ítalo Batista da Tavares, Otávio Augusto de Oliveira |
description |
A Física é uma Ciência que estuda os fenômenos da natureza, procurando discuti-los, descobrir suas causas, como eles influenciam na nossa vida, sendo também uma disciplina do currículo escolar. Constatando a importância da Física, a dificuldade dos professores para lecioná-la mais formalmente de forma contextualizada/interativa, propõe-se três níveis de prática pedagógica: Multidisciplinaridade; Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade. Essas abordagens têm como objetivos: tornar o Ensino/Aprendizagem da Física mais dinâmico; identificar as dificuldades apresentadas pelos alunos/professores nesse processo; propor métodos para estruturar os conceitos dessa disciplina e proporcionar uma aprendizagem da física de forma interativa. A essencialidade da Física no currículo escolar, sua importância para a Educação, assim como, sua contextualização/globalização dos conteúdos, competências a serem desenvolvidas, uma prática pedagógica que reúne tais características é justamente a Interdisciplinaridade. Com isto, o Ensino/Aprendizagem da Física deve ser estruturado através de uma prática Interdisciplinar, propondo uma integração das diferentes áreas do conhecimento, levando a sua unificação, cooperação e troca de informações, cabendo, portanto, ao professor iniciar esse processo. Palavras-chaves: Ensino/Aprendizagem; Multidisciplinaridade; Interdisciplinaridade; Transdisciplinaridade. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/52 10.15628/holos.2005.52 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/52 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2005.52 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/52/56 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 1 (2005); 4-12 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951617179942912 |