O ENSINO DE GEOMETRIA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR COMO INICIATIVA PARA UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miguel Arcanjo Filho
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Agamenon Henrique de Carvalho Tavares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/584
Resumo: O presente trabalho visa refletir sobre as contribuições que a interdisciplinaridade e atransdisciplinaridade podem deixar para o ensino de Matemática, mais precisamentede Geometria, tendo em vista as dificuldades que os professores da Educação Básicaencontram para ensinar este assunto. Nesse sentido pretende-se inicialmente, mostrarque é plenamente possí­vel trabalhar o referido tema de forma interdisciplinar, ou seja,abordá-lo através das diferentes disciplinas Matemática, Geografia, Lí­ngua Portuguesa,etc. para depois, partindo desse projeto em conjunto, chegar à transdisciplinaridade.Assim, quer-se demonstrar que o ensino de Geometria mediante a visão interdisciplinarpode culminar num ensino numa perspectiva transdisciplinar.
id UERN-5_3863dbd8fce9e073cdf916cb9a9e9303
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/584
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling O ENSINO DE GEOMETRIA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR COMO INICIATIVA PARA UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINARGeometriainterdisciplinaridadetransdisciplinaridadeO presente trabalho visa refletir sobre as contribuições que a interdisciplinaridade e atransdisciplinaridade podem deixar para o ensino de Matemática, mais precisamentede Geometria, tendo em vista as dificuldades que os professores da Educação Básicaencontram para ensinar este assunto. Nesse sentido pretende-se inicialmente, mostrarque é plenamente possí­vel trabalhar o referido tema de forma interdisciplinar, ou seja,abordá-lo através das diferentes disciplinas Matemática, Geografia, Lí­ngua Portuguesa,etc. para depois, partindo desse projeto em conjunto, chegar à transdisciplinaridade.Assim, quer-se demonstrar que o ensino de Geometria mediante a visão interdisciplinarpode culminar num ensino numa perspectiva transdisciplinar.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/584Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 1 n. 3 (2015): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/584/492Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessMiguel Arcanjo FilhoAgamenon Henrique de Carvalho Tavares2020-10-29T12:52:08Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/584Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:52:08Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE GEOMETRIA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR COMO INICIATIVA PARA UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR
title O ENSINO DE GEOMETRIA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR COMO INICIATIVA PARA UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR
spellingShingle O ENSINO DE GEOMETRIA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR COMO INICIATIVA PARA UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR
Miguel Arcanjo Filho
Geometria
interdisciplinaridade
transdisciplinaridade
title_short O ENSINO DE GEOMETRIA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR COMO INICIATIVA PARA UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR
title_full O ENSINO DE GEOMETRIA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR COMO INICIATIVA PARA UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR
title_fullStr O ENSINO DE GEOMETRIA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR COMO INICIATIVA PARA UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR
title_full_unstemmed O ENSINO DE GEOMETRIA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR COMO INICIATIVA PARA UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR
title_sort O ENSINO DE GEOMETRIA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR COMO INICIATIVA PARA UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR
author Miguel Arcanjo Filho
author_facet Miguel Arcanjo Filho
Agamenon Henrique de Carvalho Tavares
author_role author
author2 Agamenon Henrique de Carvalho Tavares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miguel Arcanjo Filho
Agamenon Henrique de Carvalho Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
interdisciplinaridade
transdisciplinaridade
topic Geometria
interdisciplinaridade
transdisciplinaridade
description O presente trabalho visa refletir sobre as contribuições que a interdisciplinaridade e atransdisciplinaridade podem deixar para o ensino de Matemática, mais precisamentede Geometria, tendo em vista as dificuldades que os professores da Educação Básicaencontram para ensinar este assunto. Nesse sentido pretende-se inicialmente, mostrarque é plenamente possí­vel trabalhar o referido tema de forma interdisciplinar, ou seja,abordá-lo através das diferentes disciplinas Matemática, Geografia, Lí­ngua Portuguesa,etc. para depois, partindo desse projeto em conjunto, chegar à transdisciplinaridade.Assim, quer-se demonstrar que o ensino de Geometria mediante a visão interdisciplinarpode culminar num ensino numa perspectiva transdisciplinar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/584
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/584/492
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 1 n. 3 (2015): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751124513030144