O ENSINO DE GEOMETRIA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR COMO INICIATIVA PARA UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/584 |
Resumo: | O presente trabalho visa refletir sobre as contribuições que a interdisciplinaridade e atransdisciplinaridade podem deixar para o ensino de Matemática, mais precisamentede Geometria, tendo em vista as dificuldades que os professores da Educação Básicaencontram para ensinar este assunto. Nesse sentido pretende-se inicialmente, mostrarque é plenamente possível trabalhar o referido tema de forma interdisciplinar, ou seja,abordá-lo através das diferentes disciplinas Matemática, Geografia, Língua Portuguesa,etc. para depois, partindo desse projeto em conjunto, chegar à transdisciplinaridade.Assim, quer-se demonstrar que o ensino de Geometria mediante a visão interdisciplinarpode culminar num ensino numa perspectiva transdisciplinar. |
id |
UERN-5_3863dbd8fce9e073cdf916cb9a9e9303 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/584 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DE GEOMETRIA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR COMO INICIATIVA PARA UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINARGeometriainterdisciplinaridadetransdisciplinaridadeO presente trabalho visa refletir sobre as contribuições que a interdisciplinaridade e atransdisciplinaridade podem deixar para o ensino de Matemática, mais precisamentede Geometria, tendo em vista as dificuldades que os professores da Educação Básicaencontram para ensinar este assunto. Nesse sentido pretende-se inicialmente, mostrarque é plenamente possível trabalhar o referido tema de forma interdisciplinar, ou seja,abordá-lo através das diferentes disciplinas Matemática, Geografia, Língua Portuguesa,etc. para depois, partindo desse projeto em conjunto, chegar à transdisciplinaridade.Assim, quer-se demonstrar que o ensino de Geometria mediante a visão interdisciplinarpode culminar num ensino numa perspectiva transdisciplinar.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/584Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 1 n. 3 (2015): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/584/492Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessMiguel Arcanjo FilhoAgamenon Henrique de Carvalho Tavares2020-10-29T12:52:08Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/584Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:52:08Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DE GEOMETRIA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR COMO INICIATIVA PARA UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR |
title |
O ENSINO DE GEOMETRIA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR COMO INICIATIVA PARA UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR |
spellingShingle |
O ENSINO DE GEOMETRIA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR COMO INICIATIVA PARA UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR Miguel Arcanjo Filho Geometria interdisciplinaridade transdisciplinaridade |
title_short |
O ENSINO DE GEOMETRIA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR COMO INICIATIVA PARA UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR |
title_full |
O ENSINO DE GEOMETRIA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR COMO INICIATIVA PARA UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR |
title_fullStr |
O ENSINO DE GEOMETRIA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR COMO INICIATIVA PARA UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DE GEOMETRIA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR COMO INICIATIVA PARA UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR |
title_sort |
O ENSINO DE GEOMETRIA NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR COMO INICIATIVA PARA UMA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR |
author |
Miguel Arcanjo Filho |
author_facet |
Miguel Arcanjo Filho Agamenon Henrique de Carvalho Tavares |
author_role |
author |
author2 |
Agamenon Henrique de Carvalho Tavares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miguel Arcanjo Filho Agamenon Henrique de Carvalho Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria interdisciplinaridade transdisciplinaridade |
topic |
Geometria interdisciplinaridade transdisciplinaridade |
description |
O presente trabalho visa refletir sobre as contribuições que a interdisciplinaridade e atransdisciplinaridade podem deixar para o ensino de Matemática, mais precisamentede Geometria, tendo em vista as dificuldades que os professores da Educação Básicaencontram para ensinar este assunto. Nesse sentido pretende-se inicialmente, mostrarque é plenamente possível trabalhar o referido tema de forma interdisciplinar, ou seja,abordá-lo através das diferentes disciplinas Matemática, Geografia, Língua Portuguesa,etc. para depois, partindo desse projeto em conjunto, chegar à transdisciplinaridade.Assim, quer-se demonstrar que o ensino de Geometria mediante a visão interdisciplinarpode culminar num ensino numa perspectiva transdisciplinar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/584 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/584 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/584/492 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 1 n. 3 (2015): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751124513030144 |