DANÇANDO, CANTANDO E CONTANDO HISTÓRIAS, OS VELHOS DO MATO GRANDE/RN EDUCAM ATRAVÉS DOS GESTOS E DA ORALIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2519 |
Resumo: | Compartilho fragmentos da dissertação que trata de uma Educação que se concretiza na oralidade e na gestualidade dos velhos mestres brincantes do território do Mato Grande/RN e propõe uma reflexão sobre o trânsito entre esses saberes e a educação escolar. Assim, assume os seguintes objetivos: identificar os velhos mestres brincantes da região do Mato Grande, registrar suas experiências de vida relacionadas às brincadeiras da tradição e o modo como os mesmos percebem essas referências na atualidade, investigar e registrar práticas educativas que considerem as brincadeiras dos velhos na educação atual. Assim realiza um mapeamento do território do Mato Grande/RN a partir do qual identifica dezessete velhos brincantes. Considera e registra suas experiências com os folguedos populares e a partir desses registros passa a discutir os modos pelos quais a tradição oral do Mato Grande pode ser reconhecida a partir das ações: narrar, cantar e dançar. Por último, lança um olhar para a relação entre o velho, o conhecimento da tradição e a educação sistematizada. |
id |
IFRN-3_dd27d527db4dec88206e5258dd73340a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/2519 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
DANÇANDO, CANTANDO E CONTANDO HISTÓRIAS, OS VELHOS DO MATO GRANDE/RN EDUCAM ATRAVÉS DOS GESTOS E DA ORALIDADEbrincadeirasvelhosoralidadeeducação.Compartilho fragmentos da dissertação que trata de uma Educação que se concretiza na oralidade e na gestualidade dos velhos mestres brincantes do território do Mato Grande/RN e propõe uma reflexão sobre o trânsito entre esses saberes e a educação escolar. Assim, assume os seguintes objetivos: identificar os velhos mestres brincantes da região do Mato Grande, registrar suas experiências de vida relacionadas às brincadeiras da tradição e o modo como os mesmos percebem essas referências na atualidade, investigar e registrar práticas educativas que considerem as brincadeiras dos velhos na educação atual. Assim realiza um mapeamento do território do Mato Grande/RN a partir do qual identifica dezessete velhos brincantes. Considera e registra suas experiências com os folguedos populares e a partir desses registros passa a discutir os modos pelos quais a tradição oral do Mato Grande pode ser reconhecida a partir das ações: narrar, cantar e dançar. Por último, lança um olhar para a relação entre o velho, o conhecimento da tradição e a educação sistematizada.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/251910.15628/holos.2014.2519HOLOS; v. 5 (2014); 22-311807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2519/pdf_92Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSobral Paiva de Aquino, Maria ElizabetePorpino, Karenine de Oliveira2022-05-01T20:27:03Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/2519Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:27:03Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DANÇANDO, CANTANDO E CONTANDO HISTÓRIAS, OS VELHOS DO MATO GRANDE/RN EDUCAM ATRAVÉS DOS GESTOS E DA ORALIDADE |
title |
DANÇANDO, CANTANDO E CONTANDO HISTÓRIAS, OS VELHOS DO MATO GRANDE/RN EDUCAM ATRAVÉS DOS GESTOS E DA ORALIDADE |
spellingShingle |
DANÇANDO, CANTANDO E CONTANDO HISTÓRIAS, OS VELHOS DO MATO GRANDE/RN EDUCAM ATRAVÉS DOS GESTOS E DA ORALIDADE Sobral Paiva de Aquino, Maria Elizabete brincadeiras velhos oralidade educação. |
title_short |
DANÇANDO, CANTANDO E CONTANDO HISTÓRIAS, OS VELHOS DO MATO GRANDE/RN EDUCAM ATRAVÉS DOS GESTOS E DA ORALIDADE |
title_full |
DANÇANDO, CANTANDO E CONTANDO HISTÓRIAS, OS VELHOS DO MATO GRANDE/RN EDUCAM ATRAVÉS DOS GESTOS E DA ORALIDADE |
title_fullStr |
DANÇANDO, CANTANDO E CONTANDO HISTÓRIAS, OS VELHOS DO MATO GRANDE/RN EDUCAM ATRAVÉS DOS GESTOS E DA ORALIDADE |
title_full_unstemmed |
DANÇANDO, CANTANDO E CONTANDO HISTÓRIAS, OS VELHOS DO MATO GRANDE/RN EDUCAM ATRAVÉS DOS GESTOS E DA ORALIDADE |
title_sort |
DANÇANDO, CANTANDO E CONTANDO HISTÓRIAS, OS VELHOS DO MATO GRANDE/RN EDUCAM ATRAVÉS DOS GESTOS E DA ORALIDADE |
author |
Sobral Paiva de Aquino, Maria Elizabete |
author_facet |
Sobral Paiva de Aquino, Maria Elizabete Porpino, Karenine de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Porpino, Karenine de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sobral Paiva de Aquino, Maria Elizabete Porpino, Karenine de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
brincadeiras velhos oralidade educação. |
topic |
brincadeiras velhos oralidade educação. |
description |
Compartilho fragmentos da dissertação que trata de uma Educação que se concretiza na oralidade e na gestualidade dos velhos mestres brincantes do território do Mato Grande/RN e propõe uma reflexão sobre o trânsito entre esses saberes e a educação escolar. Assim, assume os seguintes objetivos: identificar os velhos mestres brincantes da região do Mato Grande, registrar suas experiências de vida relacionadas às brincadeiras da tradição e o modo como os mesmos percebem essas referências na atualidade, investigar e registrar práticas educativas que considerem as brincadeiras dos velhos na educação atual. Assim realiza um mapeamento do território do Mato Grande/RN a partir do qual identifica dezessete velhos brincantes. Considera e registra suas experiências com os folguedos populares e a partir desses registros passa a discutir os modos pelos quais a tradição oral do Mato Grande pode ser reconhecida a partir das ações: narrar, cantar e dançar. Por último, lança um olhar para a relação entre o velho, o conhecimento da tradição e a educação sistematizada. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2519 10.15628/holos.2014.2519 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2519 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2014.2519 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2519/pdf_92 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 5 (2014); 22-31 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951620974739456 |