DANÇANDO, CANTANDO E CONTANDO HISTÓRIAS, OS VELHOS DO MATO GRANDE/RN EDUCAM ATRAVÉS DOS GESTOS E DA ORALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobral Paiva de Aquino, Maria Elizabete
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Porpino, Karenine de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2519
Resumo: Compartilho fragmentos da dissertação que trata de uma Educação que se concretiza na oralidade e na gestualidade dos velhos mestres brincantes do território do Mato Grande/RN e propõe uma reflexão sobre o trânsito entre esses saberes e a educação escolar. Assim, assume os seguintes objetivos: identificar os velhos mestres brincantes da região do Mato Grande, registrar suas experiências de vida relacionadas às brincadeiras da tradição e o modo como os mesmos percebem essas referências na atualidade, investigar e registrar práticas educativas que considerem as brincadeiras dos velhos na educação atual. Assim realiza um mapeamento do território do Mato Grande/RN a partir do qual identifica dezessete velhos brincantes.  Considera e registra suas experiências com os folguedos populares e a partir desses registros passa a discutir os modos pelos quais a tradição oral do Mato Grande pode ser reconhecida a partir das ações: narrar, cantar e dançar. Por último, lança um olhar para a relação entre o velho, o conhecimento da tradição e a educação sistematizada.
id IFRN-3_dd27d527db4dec88206e5258dd73340a
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/2519
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling DANÇANDO, CANTANDO E CONTANDO HISTÓRIAS, OS VELHOS DO MATO GRANDE/RN EDUCAM ATRAVÉS DOS GESTOS E DA ORALIDADEbrincadeirasvelhosoralidadeeducação.Compartilho fragmentos da dissertação que trata de uma Educação que se concretiza na oralidade e na gestualidade dos velhos mestres brincantes do território do Mato Grande/RN e propõe uma reflexão sobre o trânsito entre esses saberes e a educação escolar. Assim, assume os seguintes objetivos: identificar os velhos mestres brincantes da região do Mato Grande, registrar suas experiências de vida relacionadas às brincadeiras da tradição e o modo como os mesmos percebem essas referências na atualidade, investigar e registrar práticas educativas que considerem as brincadeiras dos velhos na educação atual. Assim realiza um mapeamento do território do Mato Grande/RN a partir do qual identifica dezessete velhos brincantes.  Considera e registra suas experiências com os folguedos populares e a partir desses registros passa a discutir os modos pelos quais a tradição oral do Mato Grande pode ser reconhecida a partir das ações: narrar, cantar e dançar. Por último, lança um olhar para a relação entre o velho, o conhecimento da tradição e a educação sistematizada.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/251910.15628/holos.2014.2519HOLOS; v. 5 (2014); 22-311807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2519/pdf_92Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSobral Paiva de Aquino, Maria ElizabetePorpino, Karenine de Oliveira2022-05-01T20:27:03Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/2519Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:27:03Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv DANÇANDO, CANTANDO E CONTANDO HISTÓRIAS, OS VELHOS DO MATO GRANDE/RN EDUCAM ATRAVÉS DOS GESTOS E DA ORALIDADE
title DANÇANDO, CANTANDO E CONTANDO HISTÓRIAS, OS VELHOS DO MATO GRANDE/RN EDUCAM ATRAVÉS DOS GESTOS E DA ORALIDADE
spellingShingle DANÇANDO, CANTANDO E CONTANDO HISTÓRIAS, OS VELHOS DO MATO GRANDE/RN EDUCAM ATRAVÉS DOS GESTOS E DA ORALIDADE
Sobral Paiva de Aquino, Maria Elizabete
brincadeiras
velhos
oralidade
educação.
title_short DANÇANDO, CANTANDO E CONTANDO HISTÓRIAS, OS VELHOS DO MATO GRANDE/RN EDUCAM ATRAVÉS DOS GESTOS E DA ORALIDADE
title_full DANÇANDO, CANTANDO E CONTANDO HISTÓRIAS, OS VELHOS DO MATO GRANDE/RN EDUCAM ATRAVÉS DOS GESTOS E DA ORALIDADE
title_fullStr DANÇANDO, CANTANDO E CONTANDO HISTÓRIAS, OS VELHOS DO MATO GRANDE/RN EDUCAM ATRAVÉS DOS GESTOS E DA ORALIDADE
title_full_unstemmed DANÇANDO, CANTANDO E CONTANDO HISTÓRIAS, OS VELHOS DO MATO GRANDE/RN EDUCAM ATRAVÉS DOS GESTOS E DA ORALIDADE
title_sort DANÇANDO, CANTANDO E CONTANDO HISTÓRIAS, OS VELHOS DO MATO GRANDE/RN EDUCAM ATRAVÉS DOS GESTOS E DA ORALIDADE
author Sobral Paiva de Aquino, Maria Elizabete
author_facet Sobral Paiva de Aquino, Maria Elizabete
Porpino, Karenine de Oliveira
author_role author
author2 Porpino, Karenine de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sobral Paiva de Aquino, Maria Elizabete
Porpino, Karenine de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv brincadeiras
velhos
oralidade
educação.
topic brincadeiras
velhos
oralidade
educação.
description Compartilho fragmentos da dissertação que trata de uma Educação que se concretiza na oralidade e na gestualidade dos velhos mestres brincantes do território do Mato Grande/RN e propõe uma reflexão sobre o trânsito entre esses saberes e a educação escolar. Assim, assume os seguintes objetivos: identificar os velhos mestres brincantes da região do Mato Grande, registrar suas experiências de vida relacionadas às brincadeiras da tradição e o modo como os mesmos percebem essas referências na atualidade, investigar e registrar práticas educativas que considerem as brincadeiras dos velhos na educação atual. Assim realiza um mapeamento do território do Mato Grande/RN a partir do qual identifica dezessete velhos brincantes.  Considera e registra suas experiências com os folguedos populares e a partir desses registros passa a discutir os modos pelos quais a tradição oral do Mato Grande pode ser reconhecida a partir das ações: narrar, cantar e dançar. Por último, lança um olhar para a relação entre o velho, o conhecimento da tradição e a educação sistematizada.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2519
10.15628/holos.2014.2519
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2519
identifier_str_mv 10.15628/holos.2014.2519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2519/pdf_92
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 5 (2014); 22-31
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951620974739456