DA SOLIDÃO À COLABORAÇÃO: UMA METODOLOGIA PARA ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12398 |
Resumo: | O estudo objetivou projetar, implantar e avaliar a aplicação de seminários como ferramenta para mitigar as dificuldades apresentadas pelos discentes no processo de orientação e elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s). Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, realizada em três fases: diagnóstico, seminários e avaliação. A coleta de dados foi realizada por meio de observação do comportamento dos alunos durante os seminários e por questionários. Os participantes relataram dificuldades para gerir o tempo e de escrita acadêmica. Os seminários contribuíram para aumentar o diálogo, a colaboração, a motivação, oportunizaram a autoavaliação e contribuíram para amenizar a percepção dos alunos quanto às dificuldades. |
id |
IFRN-3_ddf9589cd3749368b3a850610b2a1720 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/12398 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
DA SOLIDÃO À COLABORAÇÃO: UMA METODOLOGIA PARA ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM TEMPOS DE PANDEMIATrabalho de Conclusão de CursoOrientação por meio remotoAdministraçãoEducação Profissional e TecnológicaO estudo objetivou projetar, implantar e avaliar a aplicação de seminários como ferramenta para mitigar as dificuldades apresentadas pelos discentes no processo de orientação e elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s). Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, realizada em três fases: diagnóstico, seminários e avaliação. A coleta de dados foi realizada por meio de observação do comportamento dos alunos durante os seminários e por questionários. Os participantes relataram dificuldades para gerir o tempo e de escrita acadêmica. Os seminários contribuíram para aumentar o diálogo, a colaboração, a motivação, oportunizaram a autoavaliação e contribuíram para amenizar a percepção dos alunos quanto às dificuldades.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2022-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1239810.15628/holos.2022.12398HOLOS; v. 1 (2022); 1-141807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12398/3317Copyright (c) 2022 HOLOShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos Junior, Ismael Mendes dosSales, Hamilton dos ReisSantos, Matheus SimõesQuaresma, Leonardo PereiraSantos, Nayara Teixeira dos2023-04-06T23:59:31Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/12398Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-04-06T23:59:31Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DA SOLIDÃO À COLABORAÇÃO: UMA METODOLOGIA PARA ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title |
DA SOLIDÃO À COLABORAÇÃO: UMA METODOLOGIA PARA ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM TEMPOS DE PANDEMIA |
spellingShingle |
DA SOLIDÃO À COLABORAÇÃO: UMA METODOLOGIA PARA ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM TEMPOS DE PANDEMIA Santos Junior, Ismael Mendes dos Trabalho de Conclusão de Curso Orientação por meio remoto Administração Educação Profissional e Tecnológica |
title_short |
DA SOLIDÃO À COLABORAÇÃO: UMA METODOLOGIA PARA ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title_full |
DA SOLIDÃO À COLABORAÇÃO: UMA METODOLOGIA PARA ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title_fullStr |
DA SOLIDÃO À COLABORAÇÃO: UMA METODOLOGIA PARA ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title_full_unstemmed |
DA SOLIDÃO À COLABORAÇÃO: UMA METODOLOGIA PARA ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title_sort |
DA SOLIDÃO À COLABORAÇÃO: UMA METODOLOGIA PARA ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM TEMPOS DE PANDEMIA |
author |
Santos Junior, Ismael Mendes dos |
author_facet |
Santos Junior, Ismael Mendes dos Sales, Hamilton dos Reis Santos, Matheus Simões Quaresma, Leonardo Pereira Santos, Nayara Teixeira dos |
author_role |
author |
author2 |
Sales, Hamilton dos Reis Santos, Matheus Simões Quaresma, Leonardo Pereira Santos, Nayara Teixeira dos |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Junior, Ismael Mendes dos Sales, Hamilton dos Reis Santos, Matheus Simões Quaresma, Leonardo Pereira Santos, Nayara Teixeira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso Orientação por meio remoto Administração Educação Profissional e Tecnológica |
topic |
Trabalho de Conclusão de Curso Orientação por meio remoto Administração Educação Profissional e Tecnológica |
description |
O estudo objetivou projetar, implantar e avaliar a aplicação de seminários como ferramenta para mitigar as dificuldades apresentadas pelos discentes no processo de orientação e elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s). Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, realizada em três fases: diagnóstico, seminários e avaliação. A coleta de dados foi realizada por meio de observação do comportamento dos alunos durante os seminários e por questionários. Os participantes relataram dificuldades para gerir o tempo e de escrita acadêmica. Os seminários contribuíram para aumentar o diálogo, a colaboração, a motivação, oportunizaram a autoavaliação e contribuíram para amenizar a percepção dos alunos quanto às dificuldades. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12398 10.15628/holos.2022.12398 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12398 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2022.12398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12398/3317 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 HOLOS https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 HOLOS https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 1 (2022); 1-14 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951616107249664 |