DA SOLIDÃO À COLABORAÇÃO: UMA METODOLOGIA PARA ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Junior, Ismael Mendes dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sales, Hamilton dos Reis, Santos, Matheus Simões, Quaresma, Leonardo Pereira, Santos, Nayara Teixeira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12398
Resumo: O estudo objetivou projetar, implantar e avaliar a aplicação de seminários como ferramenta para mitigar as dificuldades apresentadas pelos discentes no processo de orientação e elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s). Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, realizada em três fases: diagnóstico, seminários e avaliação. A coleta de dados foi realizada por meio de observação do comportamento dos alunos durante os seminários e por questionários. Os participantes relataram dificuldades para gerir o tempo e de escrita acadêmica. Os seminários contribuíram para aumentar o diálogo, a colaboração, a motivação, oportunizaram a autoavaliação e contribuíram para amenizar a percepção dos alunos quanto às dificuldades.
id IFRN-3_ddf9589cd3749368b3a850610b2a1720
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/12398
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling DA SOLIDÃO À COLABORAÇÃO: UMA METODOLOGIA PARA ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM TEMPOS DE PANDEMIATrabalho de Conclusão de CursoOrientação por meio remotoAdministraçãoEducação Profissional e TecnológicaO estudo objetivou projetar, implantar e avaliar a aplicação de seminários como ferramenta para mitigar as dificuldades apresentadas pelos discentes no processo de orientação e elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s). Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, realizada em três fases: diagnóstico, seminários e avaliação. A coleta de dados foi realizada por meio de observação do comportamento dos alunos durante os seminários e por questionários. Os participantes relataram dificuldades para gerir o tempo e de escrita acadêmica. Os seminários contribuíram para aumentar o diálogo, a colaboração, a motivação, oportunizaram a autoavaliação e contribuíram para amenizar a percepção dos alunos quanto às dificuldades.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2022-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1239810.15628/holos.2022.12398HOLOS; v. 1 (2022); 1-141807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12398/3317Copyright (c) 2022 HOLOShttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos Junior, Ismael Mendes dosSales, Hamilton dos ReisSantos, Matheus SimõesQuaresma, Leonardo PereiraSantos, Nayara Teixeira dos2023-04-06T23:59:31Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/12398Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2023-04-06T23:59:31Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv DA SOLIDÃO À COLABORAÇÃO: UMA METODOLOGIA PARA ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM TEMPOS DE PANDEMIA
title DA SOLIDÃO À COLABORAÇÃO: UMA METODOLOGIA PARA ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM TEMPOS DE PANDEMIA
spellingShingle DA SOLIDÃO À COLABORAÇÃO: UMA METODOLOGIA PARA ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Santos Junior, Ismael Mendes dos
Trabalho de Conclusão de Curso
Orientação por meio remoto
Administração
Educação Profissional e Tecnológica
title_short DA SOLIDÃO À COLABORAÇÃO: UMA METODOLOGIA PARA ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM TEMPOS DE PANDEMIA
title_full DA SOLIDÃO À COLABORAÇÃO: UMA METODOLOGIA PARA ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM TEMPOS DE PANDEMIA
title_fullStr DA SOLIDÃO À COLABORAÇÃO: UMA METODOLOGIA PARA ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM TEMPOS DE PANDEMIA
title_full_unstemmed DA SOLIDÃO À COLABORAÇÃO: UMA METODOLOGIA PARA ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM TEMPOS DE PANDEMIA
title_sort DA SOLIDÃO À COLABORAÇÃO: UMA METODOLOGIA PARA ORIENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM TEMPOS DE PANDEMIA
author Santos Junior, Ismael Mendes dos
author_facet Santos Junior, Ismael Mendes dos
Sales, Hamilton dos Reis
Santos, Matheus Simões
Quaresma, Leonardo Pereira
Santos, Nayara Teixeira dos
author_role author
author2 Sales, Hamilton dos Reis
Santos, Matheus Simões
Quaresma, Leonardo Pereira
Santos, Nayara Teixeira dos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Junior, Ismael Mendes dos
Sales, Hamilton dos Reis
Santos, Matheus Simões
Quaresma, Leonardo Pereira
Santos, Nayara Teixeira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso
Orientação por meio remoto
Administração
Educação Profissional e Tecnológica
topic Trabalho de Conclusão de Curso
Orientação por meio remoto
Administração
Educação Profissional e Tecnológica
description O estudo objetivou projetar, implantar e avaliar a aplicação de seminários como ferramenta para mitigar as dificuldades apresentadas pelos discentes no processo de orientação e elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s). Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, realizada em três fases: diagnóstico, seminários e avaliação. A coleta de dados foi realizada por meio de observação do comportamento dos alunos durante os seminários e por questionários. Os participantes relataram dificuldades para gerir o tempo e de escrita acadêmica. Os seminários contribuíram para aumentar o diálogo, a colaboração, a motivação, oportunizaram a autoavaliação e contribuíram para amenizar a percepção dos alunos quanto às dificuldades.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12398
10.15628/holos.2022.12398
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12398
identifier_str_mv 10.15628/holos.2022.12398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/12398/3317
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 HOLOS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 HOLOS
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 1 (2022); 1-14
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951616107249664