O Trabalho de Conclusão de Curso: diálogos entre a prática de ensino e a formação do historiador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Raquel da Silva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42915
Resumo: O Trabalho de Conclusão de Curso apresenta-se nas Licenciaturas em História como possibilidade para pensar diferentes temáticas, das quais destacam-se os seguintes aspectos: o processo de inclusão de temas historiográficos ausentes nos livros didáticos nas salas de aula, a relação entre a graduação e a cultura escolar, a formação profissional dos historiadores e a prática docente. Além disso, a escrita do TCC está ligada às reflexões oriundas da experiência docente dos alunos nas disciplinas de Estágio Supervisionado em História que ainda exige, dentre outras questões, que os alunos da graduação estudem as intervenções possíveis no processo de construção do conhecimento histórico nas escolas. Nesse sentido, o TCC surge como mecanismo para levantar problematizações cujo objetivo é realizar uma avaliação crítica da formação de professores e do trabalho docente. Esse aspecto também possibilita pensar nos saberes e no discurso ético ligado ao trabalho educacional. Utiliza-se, para essa análise, os estudos de Tardif (2012), Caimi (2009), Fonseca (2003), na tentativa de investigar como a função social do professor e as competências das áreas específicas se constituem como saberes docentes. Os autores citados analisam de maneira significativa a elaboração de perfis para o estágio, como formação inicial, além da constituição de padrões de comportamentos entre os alunos de prática de ensino que iniciam as visitas às instituições educacionais até o momento do primeiro emprego como professores. Vale destacar, que diferentemente do que essas obras apresentaram, entende-se como campo de atuação do professor, ou melhor, do educador em formação, os espaços que apresentam como finalidade a formação do indivíduo, compreendendo que a sua ação não se restringe à escola, mas inclui-se como locais de formação, todos os grupos sociais que visam integrar o aprendizado ao uso social do conhecimento. [...]
id UFC-7_3ab2a2862bf9e785387f794d1de63902
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42915
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O Trabalho de Conclusão de Curso: diálogos entre a prática de ensino e a formação do historiadorDocênciaTrabalho de Conclusão de CursoTrabalho de Conclusão de Curso - CriticaO Trabalho de Conclusão de Curso apresenta-se nas Licenciaturas em História como possibilidade para pensar diferentes temáticas, das quais destacam-se os seguintes aspectos: o processo de inclusão de temas historiográficos ausentes nos livros didáticos nas salas de aula, a relação entre a graduação e a cultura escolar, a formação profissional dos historiadores e a prática docente. Além disso, a escrita do TCC está ligada às reflexões oriundas da experiência docente dos alunos nas disciplinas de Estágio Supervisionado em História que ainda exige, dentre outras questões, que os alunos da graduação estudem as intervenções possíveis no processo de construção do conhecimento histórico nas escolas. Nesse sentido, o TCC surge como mecanismo para levantar problematizações cujo objetivo é realizar uma avaliação crítica da formação de professores e do trabalho docente. Esse aspecto também possibilita pensar nos saberes e no discurso ético ligado ao trabalho educacional. Utiliza-se, para essa análise, os estudos de Tardif (2012), Caimi (2009), Fonseca (2003), na tentativa de investigar como a função social do professor e as competências das áreas específicas se constituem como saberes docentes. Os autores citados analisam de maneira significativa a elaboração de perfis para o estágio, como formação inicial, além da constituição de padrões de comportamentos entre os alunos de prática de ensino que iniciam as visitas às instituições educacionais até o momento do primeiro emprego como professores. Vale destacar, que diferentemente do que essas obras apresentaram, entende-se como campo de atuação do professor, ou melhor, do educador em formação, os espaços que apresentam como finalidade a formação do indivíduo, compreendendo que a sua ação não se restringe à escola, mas inclui-se como locais de formação, todos os grupos sociais que visam integrar o aprendizado ao uso social do conhecimento. [...]Expressão Gráfica; Wave Media2019-06-19T17:42:46Z2019-06-19T17:42:46Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfALVES, Raquel da Silva. O Trabalho de Conclusão de Curso: diálogos entre a prática de ensino e a formação do historiador. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012.978 85 4200 096 2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42915Alves, Raquel da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T15:03:43Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42915Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:54:38.765468Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Trabalho de Conclusão de Curso: diálogos entre a prática de ensino e a formação do historiador
title O Trabalho de Conclusão de Curso: diálogos entre a prática de ensino e a formação do historiador
spellingShingle O Trabalho de Conclusão de Curso: diálogos entre a prática de ensino e a formação do historiador
Alves, Raquel da Silva
Docência
Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso - Critica
title_short O Trabalho de Conclusão de Curso: diálogos entre a prática de ensino e a formação do historiador
title_full O Trabalho de Conclusão de Curso: diálogos entre a prática de ensino e a formação do historiador
title_fullStr O Trabalho de Conclusão de Curso: diálogos entre a prática de ensino e a formação do historiador
title_full_unstemmed O Trabalho de Conclusão de Curso: diálogos entre a prática de ensino e a formação do historiador
title_sort O Trabalho de Conclusão de Curso: diálogos entre a prática de ensino e a formação do historiador
author Alves, Raquel da Silva
author_facet Alves, Raquel da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Raquel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso - Critica
topic Docência
Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso - Critica
description O Trabalho de Conclusão de Curso apresenta-se nas Licenciaturas em História como possibilidade para pensar diferentes temáticas, das quais destacam-se os seguintes aspectos: o processo de inclusão de temas historiográficos ausentes nos livros didáticos nas salas de aula, a relação entre a graduação e a cultura escolar, a formação profissional dos historiadores e a prática docente. Além disso, a escrita do TCC está ligada às reflexões oriundas da experiência docente dos alunos nas disciplinas de Estágio Supervisionado em História que ainda exige, dentre outras questões, que os alunos da graduação estudem as intervenções possíveis no processo de construção do conhecimento histórico nas escolas. Nesse sentido, o TCC surge como mecanismo para levantar problematizações cujo objetivo é realizar uma avaliação crítica da formação de professores e do trabalho docente. Esse aspecto também possibilita pensar nos saberes e no discurso ético ligado ao trabalho educacional. Utiliza-se, para essa análise, os estudos de Tardif (2012), Caimi (2009), Fonseca (2003), na tentativa de investigar como a função social do professor e as competências das áreas específicas se constituem como saberes docentes. Os autores citados analisam de maneira significativa a elaboração de perfis para o estágio, como formação inicial, além da constituição de padrões de comportamentos entre os alunos de prática de ensino que iniciam as visitas às instituições educacionais até o momento do primeiro emprego como professores. Vale destacar, que diferentemente do que essas obras apresentaram, entende-se como campo de atuação do professor, ou melhor, do educador em formação, os espaços que apresentam como finalidade a formação do indivíduo, compreendendo que a sua ação não se restringe à escola, mas inclui-se como locais de formação, todos os grupos sociais que visam integrar o aprendizado ao uso social do conhecimento. [...]
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2019-06-19T17:42:46Z
2019-06-19T17:42:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES, Raquel da Silva. O Trabalho de Conclusão de Curso: diálogos entre a prática de ensino e a formação do historiador. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012.
978 85 4200 096 2
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42915
identifier_str_mv ALVES, Raquel da Silva. O Trabalho de Conclusão de Curso: diálogos entre a prática de ensino e a formação do historiador. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA, 3.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UFC, 10., 1-3 out. 2012, Fortaleza (Ce). Anais... Fortaleza (Ce): Expressão Gráfica; Wave Media, 2012.
978 85 4200 096 2
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Expressão Gráfica; Wave Media
publisher.none.fl_str_mv Expressão Gráfica; Wave Media
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028993166737408