FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PERFIL DOCENTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NO IFTM - CÂMPUS PARACATU
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2916 |
Resumo: | Este estudo teve por finalidade analisar a formação profissional e o perfil do docente que atua no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Câmpus Paracatu. O referencial teórico contemplou diversas concepções teóricas a respeito da formação docente e formação para a educação profissional. Identificou-se que ainda são poucas as pesquisas que tratam especificamente da educação profissional. A metodologia utilizada pautou-se em entrevistas com os docentes, feitas por meio de questionários contendo questões abertas e fechadas. No total foram entrevistados 33 docentes. Constatou-se que em geral o docente que ingressa na instituição pesquisada possui experiência docente anterior. Além disso, percebeu-se a carência dos docentes quanto à formação pedagógica e a discordância de grande parte dos entrevistados quanto à diversidade de modalidades existentes nos Institutos Federais. Os resultados também revelam que a formação pedagógica constitui-se necessária também aos licenciados, devido o fato dos mesmos não considerarem sua formação inicial como suficiente para atuação docente. |
id |
IFRN-3_de1f7c3c069b18eaf437f5f707dace22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/2916 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PERFIL DOCENTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NO IFTM - CÂMPUS PARACATUFormação docenteEducação ProfissionalFormação pedagógicaEste estudo teve por finalidade analisar a formação profissional e o perfil do docente que atua no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Câmpus Paracatu. O referencial teórico contemplou diversas concepções teóricas a respeito da formação docente e formação para a educação profissional. Identificou-se que ainda são poucas as pesquisas que tratam especificamente da educação profissional. A metodologia utilizada pautou-se em entrevistas com os docentes, feitas por meio de questionários contendo questões abertas e fechadas. No total foram entrevistados 33 docentes. Constatou-se que em geral o docente que ingressa na instituição pesquisada possui experiência docente anterior. Além disso, percebeu-se a carência dos docentes quanto à formação pedagógica e a discordância de grande parte dos entrevistados quanto à diversidade de modalidades existentes nos Institutos Federais. Os resultados também revelam que a formação pedagógica constitui-se necessária também aos licenciados, devido o fato dos mesmos não considerarem sua formação inicial como suficiente para atuação docente.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/291610.15628/holos.2018.2916HOLOS; v. 3 (2018); 303-3131807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2916/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Terezinha Rosa de AguiarSouza, João Felipe2022-05-01T19:31:29Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/2916Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:31:29Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PERFIL DOCENTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NO IFTM - CÂMPUS PARACATU |
title |
FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PERFIL DOCENTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NO IFTM - CÂMPUS PARACATU |
spellingShingle |
FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PERFIL DOCENTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NO IFTM - CÂMPUS PARACATU Souza, Terezinha Rosa de Aguiar Formação docente Educação Profissional Formação pedagógica |
title_short |
FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PERFIL DOCENTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NO IFTM - CÂMPUS PARACATU |
title_full |
FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PERFIL DOCENTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NO IFTM - CÂMPUS PARACATU |
title_fullStr |
FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PERFIL DOCENTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NO IFTM - CÂMPUS PARACATU |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PERFIL DOCENTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NO IFTM - CÂMPUS PARACATU |
title_sort |
FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PERFIL DOCENTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NO IFTM - CÂMPUS PARACATU |
author |
Souza, Terezinha Rosa de Aguiar |
author_facet |
Souza, Terezinha Rosa de Aguiar Souza, João Felipe |
author_role |
author |
author2 |
Souza, João Felipe |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Terezinha Rosa de Aguiar Souza, João Felipe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Educação Profissional Formação pedagógica |
topic |
Formação docente Educação Profissional Formação pedagógica |
description |
Este estudo teve por finalidade analisar a formação profissional e o perfil do docente que atua no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Câmpus Paracatu. O referencial teórico contemplou diversas concepções teóricas a respeito da formação docente e formação para a educação profissional. Identificou-se que ainda são poucas as pesquisas que tratam especificamente da educação profissional. A metodologia utilizada pautou-se em entrevistas com os docentes, feitas por meio de questionários contendo questões abertas e fechadas. No total foram entrevistados 33 docentes. Constatou-se que em geral o docente que ingressa na instituição pesquisada possui experiência docente anterior. Além disso, percebeu-se a carência dos docentes quanto à formação pedagógica e a discordância de grande parte dos entrevistados quanto à diversidade de modalidades existentes nos Institutos Federais. Os resultados também revelam que a formação pedagógica constitui-se necessária também aos licenciados, devido o fato dos mesmos não considerarem sua formação inicial como suficiente para atuação docente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2916 10.15628/holos.2018.2916 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2916 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2018.2916 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2916/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 3 (2018); 303-313 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1752129794278948864 |