FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PERFIL DOCENTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NO IFTM - CÂMPUS PARACATU

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Terezinha Rosa de Aguiar
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza, João Felipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2916
Resumo: Este estudo teve por finalidade analisar a formação profissional e o perfil do docente que atua no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Câmpus Paracatu. O referencial teórico contemplou diversas concepções teóricas a respeito da formação docente e formação para a educação profissional. Identificou-se que ainda são poucas as pesquisas que tratam especificamente da educação profissional. A metodologia utilizada pautou-se em entrevistas com os docentes, feitas por meio de questionários contendo questões abertas e fechadas. No total foram entrevistados 33 docentes. Constatou-se que em geral o docente que ingressa na instituição pesquisada possui experiência docente anterior. Além disso, percebeu-se a carência dos docentes quanto à formação pedagógica e a discordância de grande parte dos entrevistados quanto à diversidade de modalidades existentes nos Institutos Federais. Os resultados também revelam que a formação pedagógica constitui-se necessária também aos licenciados, devido o fato dos mesmos não considerarem sua formação inicial como suficiente para atuação docente.
id IFRN-3_de1f7c3c069b18eaf437f5f707dace22
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/2916
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PERFIL DOCENTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NO IFTM - CÂMPUS PARACATUFormação docenteEducação ProfissionalFormação pedagógicaEste estudo teve por finalidade analisar a formação profissional e o perfil do docente que atua no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Câmpus Paracatu. O referencial teórico contemplou diversas concepções teóricas a respeito da formação docente e formação para a educação profissional. Identificou-se que ainda são poucas as pesquisas que tratam especificamente da educação profissional. A metodologia utilizada pautou-se em entrevistas com os docentes, feitas por meio de questionários contendo questões abertas e fechadas. No total foram entrevistados 33 docentes. Constatou-se que em geral o docente que ingressa na instituição pesquisada possui experiência docente anterior. Além disso, percebeu-se a carência dos docentes quanto à formação pedagógica e a discordância de grande parte dos entrevistados quanto à diversidade de modalidades existentes nos Institutos Federais. Os resultados também revelam que a formação pedagógica constitui-se necessária também aos licenciados, devido o fato dos mesmos não considerarem sua formação inicial como suficiente para atuação docente.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/291610.15628/holos.2018.2916HOLOS; v. 3 (2018); 303-3131807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2916/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Terezinha Rosa de AguiarSouza, João Felipe2022-05-01T19:31:29Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/2916Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:31:29Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PERFIL DOCENTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NO IFTM - CÂMPUS PARACATU
title FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PERFIL DOCENTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NO IFTM - CÂMPUS PARACATU
spellingShingle FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PERFIL DOCENTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NO IFTM - CÂMPUS PARACATU
Souza, Terezinha Rosa de Aguiar
Formação docente
Educação Profissional
Formação pedagógica
title_short FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PERFIL DOCENTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NO IFTM - CÂMPUS PARACATU
title_full FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PERFIL DOCENTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NO IFTM - CÂMPUS PARACATU
title_fullStr FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PERFIL DOCENTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NO IFTM - CÂMPUS PARACATU
title_full_unstemmed FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PERFIL DOCENTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NO IFTM - CÂMPUS PARACATU
title_sort FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PERFIL DOCENTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NO IFTM - CÂMPUS PARACATU
author Souza, Terezinha Rosa de Aguiar
author_facet Souza, Terezinha Rosa de Aguiar
Souza, João Felipe
author_role author
author2 Souza, João Felipe
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Terezinha Rosa de Aguiar
Souza, João Felipe
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Educação Profissional
Formação pedagógica
topic Formação docente
Educação Profissional
Formação pedagógica
description Este estudo teve por finalidade analisar a formação profissional e o perfil do docente que atua no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Câmpus Paracatu. O referencial teórico contemplou diversas concepções teóricas a respeito da formação docente e formação para a educação profissional. Identificou-se que ainda são poucas as pesquisas que tratam especificamente da educação profissional. A metodologia utilizada pautou-se em entrevistas com os docentes, feitas por meio de questionários contendo questões abertas e fechadas. No total foram entrevistados 33 docentes. Constatou-se que em geral o docente que ingressa na instituição pesquisada possui experiência docente anterior. Além disso, percebeu-se a carência dos docentes quanto à formação pedagógica e a discordância de grande parte dos entrevistados quanto à diversidade de modalidades existentes nos Institutos Federais. Os resultados também revelam que a formação pedagógica constitui-se necessária também aos licenciados, devido o fato dos mesmos não considerarem sua formação inicial como suficiente para atuação docente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2916
10.15628/holos.2018.2916
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2916
identifier_str_mv 10.15628/holos.2018.2916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2916/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 3 (2018); 303-313
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1752129794278948864