FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza Silva, Ronegildo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sandra Freires da Silva Azêvedo, Hellen, da Silva, Francislene Rosas, Marlo, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
DOI: 10.36524/profept.v4i3.603
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/603
Resumo: A Educação Profissional e Tecnológica - EPT já tem uma história de mais de 100 anos em nosso país. No entanto a partir de 2005 com os planos de expansão da Rede Federal é que essa modalidade conseguiu universalizar sua oferta em todos os estados da federação. Com essa expansão física e universalização de acesso surgiu a necessidade de formação continuada para os docentes que atuam na EPT. Nesse contexto a presente pesquisa busca analisar a formação docente no Instituto Federal do Acre – Campus Cruzeiro do Sul, discutindo como essa formação vem sento trabalhada na percepção dos docentes do referido campus. Foi realizada pesquisa bibliográfica, documental, e aplicação de questionários junto aos docentes. Os dados foram analisados e discutidos a luz dos referencias teóricos que discutem a formação continuada na educação de modo geral e na EPT. Como resultado a pesquisa aponta que a formação docente verticalizada (pós-graduação) cresceu significativamente no Campus, mas que a formação continuada horizontal nas temáticas didático-pedagógicas pouco tem sido realizada no Campus. Mostrou também que as jornadas pedagógicas do campus pouco têm contribuído para a melhoria das práticas docente e que os mesmos desejam ter formações continuadas de cunho pedagógico que os façam refletir e discutir as problemáticas enfrentadas em sala de aula.
id IFES-1_e1275a52c1f16b11d66fd193d80572c4
oai_identifier_str oai::article/603
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
spelling FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTEFormação continuadaFormação pedagógica DocentesEducação profissionalA Educação Profissional e Tecnológica - EPT já tem uma história de mais de 100 anos em nosso país. No entanto a partir de 2005 com os planos de expansão da Rede Federal é que essa modalidade conseguiu universalizar sua oferta em todos os estados da federação. Com essa expansão física e universalização de acesso surgiu a necessidade de formação continuada para os docentes que atuam na EPT. Nesse contexto a presente pesquisa busca analisar a formação docente no Instituto Federal do Acre – Campus Cruzeiro do Sul, discutindo como essa formação vem sento trabalhada na percepção dos docentes do referido campus. Foi realizada pesquisa bibliográfica, documental, e aplicação de questionários junto aos docentes. Os dados foram analisados e discutidos a luz dos referencias teóricos que discutem a formação continuada na educação de modo geral e na EPT. Como resultado a pesquisa aponta que a formação docente verticalizada (pós-graduação) cresceu significativamente no Campus, mas que a formação continuada horizontal nas temáticas didático-pedagógicas pouco tem sido realizada no Campus. Mostrou também que as jornadas pedagógicas do campus pouco têm contribuído para a melhoria das práticas docente e que os mesmos desejam ter formações continuadas de cunho pedagógico que os façam refletir e discutir as problemáticas enfrentadas em sala de aula.EDIFES2021-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/60310.36524/profept.v4i3.603Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 3 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 100-1302594-482710.36524/profept.v4i3reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/603/632Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Souza Silva, RonegildoSandra Freires da Silva Azêvedo, Hellen da Silva, Francislene RosasMarlo, José 2021-02-10T21:36:37Zoai::article/603Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:16.910499Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE
title FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE
spellingShingle FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE
FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE
de Souza Silva, Ronegildo
Formação continuada
Formação pedagógica
Docentes
Educação profissional
de Souza Silva, Ronegildo
Formação continuada
Formação pedagógica
Docentes
Educação profissional
title_short FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE
title_full FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE
title_fullStr FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE
FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE
FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE
title_sort FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE
author de Souza Silva, Ronegildo
author_facet de Souza Silva, Ronegildo
de Souza Silva, Ronegildo
Sandra Freires da Silva Azêvedo, Hellen
da Silva, Francislene Rosas
Marlo, José
Sandra Freires da Silva Azêvedo, Hellen
da Silva, Francislene Rosas
Marlo, José
author_role author
author2 Sandra Freires da Silva Azêvedo, Hellen
da Silva, Francislene Rosas
Marlo, José
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza Silva, Ronegildo
Sandra Freires da Silva Azêvedo, Hellen
da Silva, Francislene Rosas
Marlo, José
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Formação pedagógica
Docentes
Educação profissional
topic Formação continuada
Formação pedagógica
Docentes
Educação profissional
description A Educação Profissional e Tecnológica - EPT já tem uma história de mais de 100 anos em nosso país. No entanto a partir de 2005 com os planos de expansão da Rede Federal é que essa modalidade conseguiu universalizar sua oferta em todos os estados da federação. Com essa expansão física e universalização de acesso surgiu a necessidade de formação continuada para os docentes que atuam na EPT. Nesse contexto a presente pesquisa busca analisar a formação docente no Instituto Federal do Acre – Campus Cruzeiro do Sul, discutindo como essa formação vem sento trabalhada na percepção dos docentes do referido campus. Foi realizada pesquisa bibliográfica, documental, e aplicação de questionários junto aos docentes. Os dados foram analisados e discutidos a luz dos referencias teóricos que discutem a formação continuada na educação de modo geral e na EPT. Como resultado a pesquisa aponta que a formação docente verticalizada (pós-graduação) cresceu significativamente no Campus, mas que a formação continuada horizontal nas temáticas didático-pedagógicas pouco tem sido realizada no Campus. Mostrou também que as jornadas pedagógicas do campus pouco têm contribuído para a melhoria das práticas docente e que os mesmos desejam ter formações continuadas de cunho pedagógico que os façam refletir e discutir as problemáticas enfrentadas em sala de aula.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/603
10.36524/profept.v4i3.603
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/603
identifier_str_mv 10.36524/profept.v4i3.603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/603/632
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 3 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 100-130
2594-4827
10.36524/profept.v4i3
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1822181075351240704
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.36524/profept.v4i3.603