FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/603 |
Resumo: | A Educação Profissional e Tecnológica - EPT já tem uma história de mais de 100 anos em nosso país. No entanto a partir de 2005 com os planos de expansão da Rede Federal é que essa modalidade conseguiu universalizar sua oferta em todos os estados da federação. Com essa expansão física e universalização de acesso surgiu a necessidade de formação continuada para os docentes que atuam na EPT. Nesse contexto a presente pesquisa busca analisar a formação docente no Instituto Federal do Acre – Campus Cruzeiro do Sul, discutindo como essa formação vem sento trabalhada na percepção dos docentes do referido campus. Foi realizada pesquisa bibliográfica, documental, e aplicação de questionários junto aos docentes. Os dados foram analisados e discutidos a luz dos referencias teóricos que discutem a formação continuada na educação de modo geral e na EPT. Como resultado a pesquisa aponta que a formação docente verticalizada (pós-graduação) cresceu significativamente no Campus, mas que a formação continuada horizontal nas temáticas didático-pedagógicas pouco tem sido realizada no Campus. Mostrou também que as jornadas pedagógicas do campus pouco têm contribuído para a melhoria das práticas docente e que os mesmos desejam ter formações continuadas de cunho pedagógico que os façam refletir e discutir as problemáticas enfrentadas em sala de aula. |
id |
IFES-1_e1275a52c1f16b11d66fd193d80572c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/603 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTEFormação continuadaFormação pedagógica DocentesEducação profissionalA Educação Profissional e Tecnológica - EPT já tem uma história de mais de 100 anos em nosso país. No entanto a partir de 2005 com os planos de expansão da Rede Federal é que essa modalidade conseguiu universalizar sua oferta em todos os estados da federação. Com essa expansão física e universalização de acesso surgiu a necessidade de formação continuada para os docentes que atuam na EPT. Nesse contexto a presente pesquisa busca analisar a formação docente no Instituto Federal do Acre – Campus Cruzeiro do Sul, discutindo como essa formação vem sento trabalhada na percepção dos docentes do referido campus. Foi realizada pesquisa bibliográfica, documental, e aplicação de questionários junto aos docentes. Os dados foram analisados e discutidos a luz dos referencias teóricos que discutem a formação continuada na educação de modo geral e na EPT. Como resultado a pesquisa aponta que a formação docente verticalizada (pós-graduação) cresceu significativamente no Campus, mas que a formação continuada horizontal nas temáticas didático-pedagógicas pouco tem sido realizada no Campus. Mostrou também que as jornadas pedagógicas do campus pouco têm contribuído para a melhoria das práticas docente e que os mesmos desejam ter formações continuadas de cunho pedagógico que os façam refletir e discutir as problemáticas enfrentadas em sala de aula.EDIFES2021-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/60310.36524/profept.v4i3.603Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 3 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 100-1302594-482710.36524/profept.v4i3reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/603/632Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Souza Silva, RonegildoSandra Freires da Silva Azêvedo, Hellen da Silva, Francislene RosasMarlo, José 2021-02-10T21:36:37Zoai::article/603Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:16.910499Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE |
title |
FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE de Souza Silva, Ronegildo Formação continuada Formação pedagógica Docentes Educação profissional |
title_short |
FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE |
title_full |
FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE |
title_sort |
FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE |
author |
de Souza Silva, Ronegildo |
author_facet |
de Souza Silva, Ronegildo Sandra Freires da Silva Azêvedo, Hellen da Silva, Francislene Rosas Marlo, José |
author_role |
author |
author2 |
Sandra Freires da Silva Azêvedo, Hellen da Silva, Francislene Rosas Marlo, José |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza Silva, Ronegildo Sandra Freires da Silva Azêvedo, Hellen da Silva, Francislene Rosas Marlo, José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Formação pedagógica Docentes Educação profissional |
topic |
Formação continuada Formação pedagógica Docentes Educação profissional |
description |
A Educação Profissional e Tecnológica - EPT já tem uma história de mais de 100 anos em nosso país. No entanto a partir de 2005 com os planos de expansão da Rede Federal é que essa modalidade conseguiu universalizar sua oferta em todos os estados da federação. Com essa expansão física e universalização de acesso surgiu a necessidade de formação continuada para os docentes que atuam na EPT. Nesse contexto a presente pesquisa busca analisar a formação docente no Instituto Federal do Acre – Campus Cruzeiro do Sul, discutindo como essa formação vem sento trabalhada na percepção dos docentes do referido campus. Foi realizada pesquisa bibliográfica, documental, e aplicação de questionários junto aos docentes. Os dados foram analisados e discutidos a luz dos referencias teóricos que discutem a formação continuada na educação de modo geral e na EPT. Como resultado a pesquisa aponta que a formação docente verticalizada (pós-graduação) cresceu significativamente no Campus, mas que a formação continuada horizontal nas temáticas didático-pedagógicas pouco tem sido realizada no Campus. Mostrou também que as jornadas pedagógicas do campus pouco têm contribuído para a melhoria das práticas docente e que os mesmos desejam ter formações continuadas de cunho pedagógico que os façam refletir e discutir as problemáticas enfrentadas em sala de aula. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/603 10.36524/profept.v4i3.603 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/603 |
identifier_str_mv |
10.36524/profept.v4i3.603 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/603/632 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revista https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revista https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 3 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 100-130 2594-4827 10.36524/profept.v4i3 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1798948029425778688 |