FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza Silva, Ronegildo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sandra Freires da Silva Azêvedo, Hellen, da Silva, Francislene Rosas, Marlo, José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/603
Resumo: A Educação Profissional e Tecnológica - EPT já tem uma história de mais de 100 anos em nosso país. No entanto a partir de 2005 com os planos de expansão da Rede Federal é que essa modalidade conseguiu universalizar sua oferta em todos os estados da federação. Com essa expansão física e universalização de acesso surgiu a necessidade de formação continuada para os docentes que atuam na EPT. Nesse contexto a presente pesquisa busca analisar a formação docente no Instituto Federal do Acre – Campus Cruzeiro do Sul, discutindo como essa formação vem sento trabalhada na percepção dos docentes do referido campus. Foi realizada pesquisa bibliográfica, documental, e aplicação de questionários junto aos docentes. Os dados foram analisados e discutidos a luz dos referencias teóricos que discutem a formação continuada na educação de modo geral e na EPT. Como resultado a pesquisa aponta que a formação docente verticalizada (pós-graduação) cresceu significativamente no Campus, mas que a formação continuada horizontal nas temáticas didático-pedagógicas pouco tem sido realizada no Campus. Mostrou também que as jornadas pedagógicas do campus pouco têm contribuído para a melhoria das práticas docente e que os mesmos desejam ter formações continuadas de cunho pedagógico que os façam refletir e discutir as problemáticas enfrentadas em sala de aula.
id IFES-1_e1275a52c1f16b11d66fd193d80572c4
oai_identifier_str oai::article/603
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTEFormação continuadaFormação pedagógica DocentesEducação profissionalA Educação Profissional e Tecnológica - EPT já tem uma história de mais de 100 anos em nosso país. No entanto a partir de 2005 com os planos de expansão da Rede Federal é que essa modalidade conseguiu universalizar sua oferta em todos os estados da federação. Com essa expansão física e universalização de acesso surgiu a necessidade de formação continuada para os docentes que atuam na EPT. Nesse contexto a presente pesquisa busca analisar a formação docente no Instituto Federal do Acre – Campus Cruzeiro do Sul, discutindo como essa formação vem sento trabalhada na percepção dos docentes do referido campus. Foi realizada pesquisa bibliográfica, documental, e aplicação de questionários junto aos docentes. Os dados foram analisados e discutidos a luz dos referencias teóricos que discutem a formação continuada na educação de modo geral e na EPT. Como resultado a pesquisa aponta que a formação docente verticalizada (pós-graduação) cresceu significativamente no Campus, mas que a formação continuada horizontal nas temáticas didático-pedagógicas pouco tem sido realizada no Campus. Mostrou também que as jornadas pedagógicas do campus pouco têm contribuído para a melhoria das práticas docente e que os mesmos desejam ter formações continuadas de cunho pedagógico que os façam refletir e discutir as problemáticas enfrentadas em sala de aula.EDIFES2021-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/60310.36524/profept.v4i3.603Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 3 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 100-1302594-482710.36524/profept.v4i3reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/603/632Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Souza Silva, RonegildoSandra Freires da Silva Azêvedo, Hellen da Silva, Francislene RosasMarlo, José 2021-02-10T21:36:37Zoai::article/603Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:16.910499Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE
title FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE
spellingShingle FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE
de Souza Silva, Ronegildo
Formação continuada
Formação pedagógica
Docentes
Educação profissional
title_short FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE
title_full FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE
title_fullStr FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE
title_sort FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE
author de Souza Silva, Ronegildo
author_facet de Souza Silva, Ronegildo
Sandra Freires da Silva Azêvedo, Hellen
da Silva, Francislene Rosas
Marlo, José
author_role author
author2 Sandra Freires da Silva Azêvedo, Hellen
da Silva, Francislene Rosas
Marlo, José
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza Silva, Ronegildo
Sandra Freires da Silva Azêvedo, Hellen
da Silva, Francislene Rosas
Marlo, José
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Formação pedagógica
Docentes
Educação profissional
topic Formação continuada
Formação pedagógica
Docentes
Educação profissional
description A Educação Profissional e Tecnológica - EPT já tem uma história de mais de 100 anos em nosso país. No entanto a partir de 2005 com os planos de expansão da Rede Federal é que essa modalidade conseguiu universalizar sua oferta em todos os estados da federação. Com essa expansão física e universalização de acesso surgiu a necessidade de formação continuada para os docentes que atuam na EPT. Nesse contexto a presente pesquisa busca analisar a formação docente no Instituto Federal do Acre – Campus Cruzeiro do Sul, discutindo como essa formação vem sento trabalhada na percepção dos docentes do referido campus. Foi realizada pesquisa bibliográfica, documental, e aplicação de questionários junto aos docentes. Os dados foram analisados e discutidos a luz dos referencias teóricos que discutem a formação continuada na educação de modo geral e na EPT. Como resultado a pesquisa aponta que a formação docente verticalizada (pós-graduação) cresceu significativamente no Campus, mas que a formação continuada horizontal nas temáticas didático-pedagógicas pouco tem sido realizada no Campus. Mostrou também que as jornadas pedagógicas do campus pouco têm contribuído para a melhoria das práticas docente e que os mesmos desejam ter formações continuadas de cunho pedagógico que os façam refletir e discutir as problemáticas enfrentadas em sala de aula.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/603
10.36524/profept.v4i3.603
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/603
identifier_str_mv 10.36524/profept.v4i3.603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/603/632
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 3 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 100-130
2594-4827
10.36524/profept.v4i3
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948029425778688