FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
DOI: | 10.36524/profept.v4i3.603 |
Texto Completo: | https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/603 |
Resumo: | A Educação Profissional e Tecnológica - EPT já tem uma história de mais de 100 anos em nosso país. No entanto a partir de 2005 com os planos de expansão da Rede Federal é que essa modalidade conseguiu universalizar sua oferta em todos os estados da federação. Com essa expansão física e universalização de acesso surgiu a necessidade de formação continuada para os docentes que atuam na EPT. Nesse contexto a presente pesquisa busca analisar a formação docente no Instituto Federal do Acre – Campus Cruzeiro do Sul, discutindo como essa formação vem sento trabalhada na percepção dos docentes do referido campus. Foi realizada pesquisa bibliográfica, documental, e aplicação de questionários junto aos docentes. Os dados foram analisados e discutidos a luz dos referencias teóricos que discutem a formação continuada na educação de modo geral e na EPT. Como resultado a pesquisa aponta que a formação docente verticalizada (pós-graduação) cresceu significativamente no Campus, mas que a formação continuada horizontal nas temáticas didático-pedagógicas pouco tem sido realizada no Campus. Mostrou também que as jornadas pedagógicas do campus pouco têm contribuído para a melhoria das práticas docente e que os mesmos desejam ter formações continuadas de cunho pedagógico que os façam refletir e discutir as problemáticas enfrentadas em sala de aula. |
id |
IFES-1_e1275a52c1f16b11d66fd193d80572c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::article/603 |
network_acronym_str |
IFES-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
spelling |
FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTEFormação continuadaFormação pedagógica DocentesEducação profissionalA Educação Profissional e Tecnológica - EPT já tem uma história de mais de 100 anos em nosso país. No entanto a partir de 2005 com os planos de expansão da Rede Federal é que essa modalidade conseguiu universalizar sua oferta em todos os estados da federação. Com essa expansão física e universalização de acesso surgiu a necessidade de formação continuada para os docentes que atuam na EPT. Nesse contexto a presente pesquisa busca analisar a formação docente no Instituto Federal do Acre – Campus Cruzeiro do Sul, discutindo como essa formação vem sento trabalhada na percepção dos docentes do referido campus. Foi realizada pesquisa bibliográfica, documental, e aplicação de questionários junto aos docentes. Os dados foram analisados e discutidos a luz dos referencias teóricos que discutem a formação continuada na educação de modo geral e na EPT. Como resultado a pesquisa aponta que a formação docente verticalizada (pós-graduação) cresceu significativamente no Campus, mas que a formação continuada horizontal nas temáticas didático-pedagógicas pouco tem sido realizada no Campus. Mostrou também que as jornadas pedagógicas do campus pouco têm contribuído para a melhoria das práticas docente e que os mesmos desejam ter formações continuadas de cunho pedagógico que os façam refletir e discutir as problemáticas enfrentadas em sala de aula.EDIFES2021-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/60310.36524/profept.v4i3.603Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 3 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 100-1302594-482710.36524/profept.v4i3reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/603/632Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Souza Silva, RonegildoSandra Freires da Silva Azêvedo, Hellen da Silva, Francislene RosasMarlo, José 2021-02-10T21:36:37Zoai::article/603Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:16.910499Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE |
title |
FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE de Souza Silva, Ronegildo Formação continuada Formação pedagógica Docentes Educação profissional de Souza Silva, Ronegildo Formação continuada Formação pedagógica Docentes Educação profissional |
title_short |
FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE |
title_full |
FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE |
title_sort |
FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ATUAÇÃO DOCENTE |
author |
de Souza Silva, Ronegildo |
author_facet |
de Souza Silva, Ronegildo de Souza Silva, Ronegildo Sandra Freires da Silva Azêvedo, Hellen da Silva, Francislene Rosas Marlo, José Sandra Freires da Silva Azêvedo, Hellen da Silva, Francislene Rosas Marlo, José |
author_role |
author |
author2 |
Sandra Freires da Silva Azêvedo, Hellen da Silva, Francislene Rosas Marlo, José |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza Silva, Ronegildo Sandra Freires da Silva Azêvedo, Hellen da Silva, Francislene Rosas Marlo, José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Formação pedagógica Docentes Educação profissional |
topic |
Formação continuada Formação pedagógica Docentes Educação profissional |
description |
A Educação Profissional e Tecnológica - EPT já tem uma história de mais de 100 anos em nosso país. No entanto a partir de 2005 com os planos de expansão da Rede Federal é que essa modalidade conseguiu universalizar sua oferta em todos os estados da federação. Com essa expansão física e universalização de acesso surgiu a necessidade de formação continuada para os docentes que atuam na EPT. Nesse contexto a presente pesquisa busca analisar a formação docente no Instituto Federal do Acre – Campus Cruzeiro do Sul, discutindo como essa formação vem sento trabalhada na percepção dos docentes do referido campus. Foi realizada pesquisa bibliográfica, documental, e aplicação de questionários junto aos docentes. Os dados foram analisados e discutidos a luz dos referencias teóricos que discutem a formação continuada na educação de modo geral e na EPT. Como resultado a pesquisa aponta que a formação docente verticalizada (pós-graduação) cresceu significativamente no Campus, mas que a formação continuada horizontal nas temáticas didático-pedagógicas pouco tem sido realizada no Campus. Mostrou também que as jornadas pedagógicas do campus pouco têm contribuído para a melhoria das práticas docente e que os mesmos desejam ter formações continuadas de cunho pedagógico que os façam refletir e discutir as problemáticas enfrentadas em sala de aula. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/603 10.36524/profept.v4i3.603 |
url |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/603 |
identifier_str_mv |
10.36524/profept.v4i3.603 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/603/632 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revista https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação Profissional e Tecnológica em Revista https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
publisher.none.fl_str_mv |
EDIFES |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Profissional e Tecnológica em Revista; v. 4 n. 3 (2020): Educação Profissional e Tecnológica em Revista; 100-130 2594-4827 10.36524/profept.v4i3 reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) instacron:IFES |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
instacron_str |
IFES |
institution |
IFES |
reponame_str |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
collection |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com |
_version_ |
1822181075351240704 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.36524/profept.v4i3.603 |