EMPREENDEDORISMO EM PORTUGAL DE IMIGRANTES DE PAÍSES FORA DA UNIÃO EUROPEIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paço, Suzy Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ramos, Maria Conceição Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6924
Resumo: O crescimento positivo do empreendedorismo imigrante na Europa e o reconhecimento da sua capacidade de criar novos postos de trabalho aumentaram a importância atribuída a esta temática a nível internacional. No entanto, em Portugal, pela escassez e dispersão de dados, a investigação ainda é limitada, importando caracterizar o empreendedorismo imigrante neste país, através da distinção por género, idade, nacionalidade, educação e atividades, e determinar qual o seu contributo. Assim, através de entrevistas semiestruturadas, foi possível obter depoimentos de imigrantes provenientes do Brasil, China, Bangladesh, Ucrânia, Rússia e Índia. Em suma, os empreendedores entrevistados contribuem positivamente em Portugal, criando emprego e transmitindo novos conhecimentos e competências. No que respeita à sua caracterização, os resultados revelaram uma maior presença masculina, empreendedores com idade acima dos 40 anos, de nacionalidade essencialmente brasileira, com qualificações média/alta e com investimentos sobretudo nos setores do retalho e prestação de serviços. Os entrevistados evidenciaram que a burocracia e a língua do país de acolhimento são algumas das dificuldades sentidas na concretização do seu empreendimento e que o envolvimento com associações empresariais e de imigrantes é reduzido.
id IFRN-3_df294bef5c1baa85e683611a5586c45f
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/6924
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling EMPREENDEDORISMO EM PORTUGAL DE IMIGRANTES DE PAÍSES FORA DA UNIÃO EUROPEIAEmpreendedorismo imigrantecaracterizaçãocontributosimigraçãoPortugalO crescimento positivo do empreendedorismo imigrante na Europa e o reconhecimento da sua capacidade de criar novos postos de trabalho aumentaram a importância atribuída a esta temática a nível internacional. No entanto, em Portugal, pela escassez e dispersão de dados, a investigação ainda é limitada, importando caracterizar o empreendedorismo imigrante neste país, através da distinção por género, idade, nacionalidade, educação e atividades, e determinar qual o seu contributo. Assim, através de entrevistas semiestruturadas, foi possível obter depoimentos de imigrantes provenientes do Brasil, China, Bangladesh, Ucrânia, Rússia e Índia. Em suma, os empreendedores entrevistados contribuem positivamente em Portugal, criando emprego e transmitindo novos conhecimentos e competências. No que respeita à sua caracterização, os resultados revelaram uma maior presença masculina, empreendedores com idade acima dos 40 anos, de nacionalidade essencialmente brasileira, com qualificações média/alta e com investimentos sobretudo nos setores do retalho e prestação de serviços. Os entrevistados evidenciaram que a burocracia e a língua do país de acolhimento são algumas das dificuldades sentidas na concretização do seu empreendimento e que o envolvimento com associações empresariais e de imigrantes é reduzido.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/692410.15628/holos.2018.6924HOLOS; v. 2 (2018); 365-3851807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6924/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaço, Suzy RodriguesRamos, Maria Conceição Pereira2022-05-01T19:31:48Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/6924Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:31:48Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv EMPREENDEDORISMO EM PORTUGAL DE IMIGRANTES DE PAÍSES FORA DA UNIÃO EUROPEIA
title EMPREENDEDORISMO EM PORTUGAL DE IMIGRANTES DE PAÍSES FORA DA UNIÃO EUROPEIA
spellingShingle EMPREENDEDORISMO EM PORTUGAL DE IMIGRANTES DE PAÍSES FORA DA UNIÃO EUROPEIA
Paço, Suzy Rodrigues
Empreendedorismo imigrante
caracterização
contributos
imigração
Portugal
title_short EMPREENDEDORISMO EM PORTUGAL DE IMIGRANTES DE PAÍSES FORA DA UNIÃO EUROPEIA
title_full EMPREENDEDORISMO EM PORTUGAL DE IMIGRANTES DE PAÍSES FORA DA UNIÃO EUROPEIA
title_fullStr EMPREENDEDORISMO EM PORTUGAL DE IMIGRANTES DE PAÍSES FORA DA UNIÃO EUROPEIA
title_full_unstemmed EMPREENDEDORISMO EM PORTUGAL DE IMIGRANTES DE PAÍSES FORA DA UNIÃO EUROPEIA
title_sort EMPREENDEDORISMO EM PORTUGAL DE IMIGRANTES DE PAÍSES FORA DA UNIÃO EUROPEIA
author Paço, Suzy Rodrigues
author_facet Paço, Suzy Rodrigues
Ramos, Maria Conceição Pereira
author_role author
author2 Ramos, Maria Conceição Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paço, Suzy Rodrigues
Ramos, Maria Conceição Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo imigrante
caracterização
contributos
imigração
Portugal
topic Empreendedorismo imigrante
caracterização
contributos
imigração
Portugal
description O crescimento positivo do empreendedorismo imigrante na Europa e o reconhecimento da sua capacidade de criar novos postos de trabalho aumentaram a importância atribuída a esta temática a nível internacional. No entanto, em Portugal, pela escassez e dispersão de dados, a investigação ainda é limitada, importando caracterizar o empreendedorismo imigrante neste país, através da distinção por género, idade, nacionalidade, educação e atividades, e determinar qual o seu contributo. Assim, através de entrevistas semiestruturadas, foi possível obter depoimentos de imigrantes provenientes do Brasil, China, Bangladesh, Ucrânia, Rússia e Índia. Em suma, os empreendedores entrevistados contribuem positivamente em Portugal, criando emprego e transmitindo novos conhecimentos e competências. No que respeita à sua caracterização, os resultados revelaram uma maior presença masculina, empreendedores com idade acima dos 40 anos, de nacionalidade essencialmente brasileira, com qualificações média/alta e com investimentos sobretudo nos setores do retalho e prestação de serviços. Os entrevistados evidenciaram que a burocracia e a língua do país de acolhimento são algumas das dificuldades sentidas na concretização do seu empreendimento e que o envolvimento com associações empresariais e de imigrantes é reduzido.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6924
10.15628/holos.2018.6924
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6924
identifier_str_mv 10.15628/holos.2018.6924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6924/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 2 (2018); 365-385
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951624169750528