O Pibid na Formação dos Licenciandos em Química do IFTM – Campus Uberaba: (Re)Pensando a Docência na Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3489 |
Resumo: | O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é uma iniciativa da Capes que visa a valorização, o incentivo à docência a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública. O Pibid IFTM iniciou suas atividades em 2011, com subprojetos na área de Química, Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Computação. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as influências das atividades desenvolvidas no Pibid subprojeto de Química (entre 2011 e 2013) para a formação do futuro professor, entre os estudantes bolsistas do curso de Licenciatura em Química do IFTM, Campus Uberaba. A pesquisa foi realizada com abordagem quanti-qualitativa, incluindo a coleta de dados e a análise de respostas aos questionários disponibilizados on-line pela ferramenta Google Drive. A análise dos dados discursivos foi organizada por categorias diante das similitudes de opiniões. Os resultados da pesquisa evidenciam as transformações que o programa vem causando na vida dos participantes do Pibid, colaborando para a melhoria da formação pessoal, cidadã e acadêmica dos licenciandos em Química. Verificou-se que a maioria dos objetivos do programa foram efetivados, com destaque para a inserção dos licenciandos no cotidiano das escolas conveniadas da Educação Básica. Mas, ressalta-se a importância de um constante processo de revisão e de atualização estratégica, tática e operacional para que os efeitos do programa sejam ainda mais significativos, a médio e longo prazo. |
id |
IFRN-3_e3181f6300ceeed198462c83a12a6a2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/3489 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
O Pibid na Formação dos Licenciandos em Química do IFTM – Campus Uberaba: (Re)Pensando a Docência na Educação BásicaFormação inicial e continuadainiciação à docênciaLicenciatura em QuímicaPibidO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é uma iniciativa da Capes que visa a valorização, o incentivo à docência a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública. O Pibid IFTM iniciou suas atividades em 2011, com subprojetos na área de Química, Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Computação. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as influências das atividades desenvolvidas no Pibid subprojeto de Química (entre 2011 e 2013) para a formação do futuro professor, entre os estudantes bolsistas do curso de Licenciatura em Química do IFTM, Campus Uberaba. A pesquisa foi realizada com abordagem quanti-qualitativa, incluindo a coleta de dados e a análise de respostas aos questionários disponibilizados on-line pela ferramenta Google Drive. A análise dos dados discursivos foi organizada por categorias diante das similitudes de opiniões. Os resultados da pesquisa evidenciam as transformações que o programa vem causando na vida dos participantes do Pibid, colaborando para a melhoria da formação pessoal, cidadã e acadêmica dos licenciandos em Química. Verificou-se que a maioria dos objetivos do programa foram efetivados, com destaque para a inserção dos licenciandos no cotidiano das escolas conveniadas da Educação Básica. Mas, ressalta-se a importância de um constante processo de revisão e de atualização estratégica, tática e operacional para que os efeitos do programa sejam ainda mais significativos, a médio e longo prazo.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2016-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/348910.15628/holos.2016.3489HOLOS; v. 3 (2016); 150-1731807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3489/1491Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Alana KelyeneLima, Geraldo Gonçalves de2022-05-01T20:21:44Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/3489Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:21:44Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Pibid na Formação dos Licenciandos em Química do IFTM – Campus Uberaba: (Re)Pensando a Docência na Educação Básica |
title |
O Pibid na Formação dos Licenciandos em Química do IFTM – Campus Uberaba: (Re)Pensando a Docência na Educação Básica |
spellingShingle |
O Pibid na Formação dos Licenciandos em Química do IFTM – Campus Uberaba: (Re)Pensando a Docência na Educação Básica Pereira, Alana Kelyene Formação inicial e continuada iniciação à docência Licenciatura em Química Pibid |
title_short |
O Pibid na Formação dos Licenciandos em Química do IFTM – Campus Uberaba: (Re)Pensando a Docência na Educação Básica |
title_full |
O Pibid na Formação dos Licenciandos em Química do IFTM – Campus Uberaba: (Re)Pensando a Docência na Educação Básica |
title_fullStr |
O Pibid na Formação dos Licenciandos em Química do IFTM – Campus Uberaba: (Re)Pensando a Docência na Educação Básica |
title_full_unstemmed |
O Pibid na Formação dos Licenciandos em Química do IFTM – Campus Uberaba: (Re)Pensando a Docência na Educação Básica |
title_sort |
O Pibid na Formação dos Licenciandos em Química do IFTM – Campus Uberaba: (Re)Pensando a Docência na Educação Básica |
author |
Pereira, Alana Kelyene |
author_facet |
Pereira, Alana Kelyene Lima, Geraldo Gonçalves de |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Geraldo Gonçalves de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Alana Kelyene Lima, Geraldo Gonçalves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial e continuada iniciação à docência Licenciatura em Química Pibid |
topic |
Formação inicial e continuada iniciação à docência Licenciatura em Química Pibid |
description |
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é uma iniciativa da Capes que visa a valorização, o incentivo à docência a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública. O Pibid IFTM iniciou suas atividades em 2011, com subprojetos na área de Química, Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Computação. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as influências das atividades desenvolvidas no Pibid subprojeto de Química (entre 2011 e 2013) para a formação do futuro professor, entre os estudantes bolsistas do curso de Licenciatura em Química do IFTM, Campus Uberaba. A pesquisa foi realizada com abordagem quanti-qualitativa, incluindo a coleta de dados e a análise de respostas aos questionários disponibilizados on-line pela ferramenta Google Drive. A análise dos dados discursivos foi organizada por categorias diante das similitudes de opiniões. Os resultados da pesquisa evidenciam as transformações que o programa vem causando na vida dos participantes do Pibid, colaborando para a melhoria da formação pessoal, cidadã e acadêmica dos licenciandos em Química. Verificou-se que a maioria dos objetivos do programa foram efetivados, com destaque para a inserção dos licenciandos no cotidiano das escolas conveniadas da Educação Básica. Mas, ressalta-se a importância de um constante processo de revisão e de atualização estratégica, tática e operacional para que os efeitos do programa sejam ainda mais significativos, a médio e longo prazo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3489 10.15628/holos.2016.3489 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3489 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2016.3489 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3489/1491 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 3 (2016); 150-173 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951621514756096 |