O Pibid na Formação dos Licenciandos em Química do IFTM – Campus Uberaba: (Re)Pensando a Docência na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Alana Kelyene
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lima, Geraldo Gonçalves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3489
Resumo: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é uma iniciativa da Capes que visa a valorização, o incentivo à docência a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública. O Pibid IFTM iniciou suas atividades em 2011, com subprojetos na área de Química, Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Computação. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as influências das atividades desenvolvidas no Pibid subprojeto de Química (entre 2011 e 2013) para a formação do futuro professor, entre os estudantes bolsistas do curso de Licenciatura em Química do IFTM, Campus Uberaba. A pesquisa foi realizada com abordagem quanti-qualitativa, incluindo a coleta de dados e a análise de respostas aos questionários disponibilizados on-line pela ferramenta Google Drive. A análise dos dados discursivos foi organizada por categorias diante das similitudes de opiniões. Os resultados da pesquisa evidenciam as transformações que o programa vem causando na vida dos participantes do Pibid, colaborando para a melhoria da formação pessoal, cidadã e acadêmica dos licenciandos em Química. Verificou-se que a maioria dos objetivos do programa foram efetivados, com destaque para a inserção dos licenciandos no cotidiano das escolas conveniadas da Educação Básica. Mas, ressalta-se a importância de um constante processo de revisão e de atualização estratégica, tática e operacional para que os efeitos do programa sejam ainda mais significativos, a médio e longo prazo.
id IFRN-3_e3181f6300ceeed198462c83a12a6a2b
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/3489
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling O Pibid na Formação dos Licenciandos em Química do IFTM – Campus Uberaba: (Re)Pensando a Docência na Educação BásicaFormação inicial e continuadainiciação à docênciaLicenciatura em QuímicaPibidO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é uma iniciativa da Capes que visa a valorização, o incentivo à docência a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública. O Pibid IFTM iniciou suas atividades em 2011, com subprojetos na área de Química, Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Computação. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as influências das atividades desenvolvidas no Pibid subprojeto de Química (entre 2011 e 2013) para a formação do futuro professor, entre os estudantes bolsistas do curso de Licenciatura em Química do IFTM, Campus Uberaba. A pesquisa foi realizada com abordagem quanti-qualitativa, incluindo a coleta de dados e a análise de respostas aos questionários disponibilizados on-line pela ferramenta Google Drive. A análise dos dados discursivos foi organizada por categorias diante das similitudes de opiniões. Os resultados da pesquisa evidenciam as transformações que o programa vem causando na vida dos participantes do Pibid, colaborando para a melhoria da formação pessoal, cidadã e acadêmica dos licenciandos em Química. Verificou-se que a maioria dos objetivos do programa foram efetivados, com destaque para a inserção dos licenciandos no cotidiano das escolas conveniadas da Educação Básica. Mas, ressalta-se a importância de um constante processo de revisão e de atualização estratégica, tática e operacional para que os efeitos do programa sejam ainda mais significativos, a médio e longo prazo.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2016-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/348910.15628/holos.2016.3489HOLOS; v. 3 (2016); 150-1731807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3489/1491Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Alana KelyeneLima, Geraldo Gonçalves de2022-05-01T20:21:44Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/3489Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:21:44Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv O Pibid na Formação dos Licenciandos em Química do IFTM – Campus Uberaba: (Re)Pensando a Docência na Educação Básica
title O Pibid na Formação dos Licenciandos em Química do IFTM – Campus Uberaba: (Re)Pensando a Docência na Educação Básica
spellingShingle O Pibid na Formação dos Licenciandos em Química do IFTM – Campus Uberaba: (Re)Pensando a Docência na Educação Básica
Pereira, Alana Kelyene
Formação inicial e continuada
iniciação à docência
Licenciatura em Química
Pibid
title_short O Pibid na Formação dos Licenciandos em Química do IFTM – Campus Uberaba: (Re)Pensando a Docência na Educação Básica
title_full O Pibid na Formação dos Licenciandos em Química do IFTM – Campus Uberaba: (Re)Pensando a Docência na Educação Básica
title_fullStr O Pibid na Formação dos Licenciandos em Química do IFTM – Campus Uberaba: (Re)Pensando a Docência na Educação Básica
title_full_unstemmed O Pibid na Formação dos Licenciandos em Química do IFTM – Campus Uberaba: (Re)Pensando a Docência na Educação Básica
title_sort O Pibid na Formação dos Licenciandos em Química do IFTM – Campus Uberaba: (Re)Pensando a Docência na Educação Básica
author Pereira, Alana Kelyene
author_facet Pereira, Alana Kelyene
Lima, Geraldo Gonçalves de
author_role author
author2 Lima, Geraldo Gonçalves de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Alana Kelyene
Lima, Geraldo Gonçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial e continuada
iniciação à docência
Licenciatura em Química
Pibid
topic Formação inicial e continuada
iniciação à docência
Licenciatura em Química
Pibid
description O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência é uma iniciativa da Capes que visa a valorização, o incentivo à docência a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública. O Pibid IFTM iniciou suas atividades em 2011, com subprojetos na área de Química, Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Computação. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as influências das atividades desenvolvidas no Pibid subprojeto de Química (entre 2011 e 2013) para a formação do futuro professor, entre os estudantes bolsistas do curso de Licenciatura em Química do IFTM, Campus Uberaba. A pesquisa foi realizada com abordagem quanti-qualitativa, incluindo a coleta de dados e a análise de respostas aos questionários disponibilizados on-line pela ferramenta Google Drive. A análise dos dados discursivos foi organizada por categorias diante das similitudes de opiniões. Os resultados da pesquisa evidenciam as transformações que o programa vem causando na vida dos participantes do Pibid, colaborando para a melhoria da formação pessoal, cidadã e acadêmica dos licenciandos em Química. Verificou-se que a maioria dos objetivos do programa foram efetivados, com destaque para a inserção dos licenciandos no cotidiano das escolas conveniadas da Educação Básica. Mas, ressalta-se a importância de um constante processo de revisão e de atualização estratégica, tática e operacional para que os efeitos do programa sejam ainda mais significativos, a médio e longo prazo.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3489
10.15628/holos.2016.3489
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3489
identifier_str_mv 10.15628/holos.2016.3489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3489/1491
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 3 (2016); 150-173
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951621514756096