O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Química (PIBID): reflexões para a formação docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFLA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40981 |
Resumo: | PIBID is a program that aim pre service chemistry teaching. Their actions have been consolidated since it was implemented in 2008 and is reality in various institutions of higher education in Brazil. In view of the importance of this program nationwide, is analyzed in this paper the pre service chemistry motivation of a University in Minas Gerais to admission this program as well as their expectations with respect to the contribution that for teacher training. Semi-structured interviews were conducted with twelve participants during the second semester of 2013. The results show that although some undergraduates have started the course without understanding the true role of teaching, participation in PIBID appears to be contributing to a immersion of future teachers in professional practice as well, increasing their interest in follow the teaching career. |
id |
UFLA_9cb146dcfedd5e9fe60158a1a8f7030e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/40981 |
network_acronym_str |
UFLA |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFLA |
repository_id_str |
|
spelling |
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Química (PIBID): reflexões para a formação docenteThe Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): reflections for teacher trainingFormação docentePIBIDLicenciaturaTeacher trainingInitial academic studiesPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID)PIBID is a program that aim pre service chemistry teaching. Their actions have been consolidated since it was implemented in 2008 and is reality in various institutions of higher education in Brazil. In view of the importance of this program nationwide, is analyzed in this paper the pre service chemistry motivation of a University in Minas Gerais to admission this program as well as their expectations with respect to the contribution that for teacher training. Semi-structured interviews were conducted with twelve participants during the second semester of 2013. The results show that although some undergraduates have started the course without understanding the true role of teaching, participation in PIBID appears to be contributing to a immersion of future teachers in professional practice as well, increasing their interest in follow the teaching career.O PIBID é um programa que visa a formação inicial de professores. Suas ações vêm se consolidando desde que foi implantado, em 2008, e é realidade em várias instituições de ensino superior no Brasil. Tendo em vista a relevância desse programa em âmbito nacional, analisa-se nesse trabalho a motivação dos estudantes da Licenciatura em Química de uma Universidade do sul de Minas Gerais ao ingressarem nesse programa, bem como, as expectativas dos professores em formação inicial com relação à contribuição desse programa para a formação docente. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com doze participantes do PIBID/Química durante o segundo período letivo do ano de 2013. Os resultados mostram que, embora alguns licenciandos tenham iniciado o curso sem compreenderem o verdadeiro papel da docência, a participação no PIBID parece estar contribuindo para uma imersão dos futuros professores na prática profissional, bem como, aumentando o interesse deles em seguirem a carreira docente.Universidade Federal de Sergipe (UFS)2020-05-18T03:28:42Z2020-05-18T03:28:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBARBOSA. G. L. S.; SOUZA, J. A. de; SUART, R. de C. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Química (PIBID): reflexões para a formação docente. Scientia Plena, [S.l.], v. 11, n. 9, p. 1-11, 2015. DOI: 10.14808/sci.plena.2015.097201.http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40981Scientia Plenareponame:Repositório Institucional da UFLAinstname:Universidade Federal de Lavras (UFLA)instacron:UFLAhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Gisele Letícia dos SantosSouza, Josefina Aparecida deSuart, Rita de Cássiapor2020-05-18T03:28:42Zoai:localhost:1/40981Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufla.br/oai/requestnivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.bropendoar:2020-05-18T03:28:42Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Química (PIBID): reflexões para a formação docente The Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): reflections for teacher training |
title |
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Química (PIBID): reflexões para a formação docente |
spellingShingle |
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Química (PIBID): reflexões para a formação docente Barbosa, Gisele Letícia dos Santos Formação docente PIBID Licenciatura Teacher training Initial academic studies Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) |
title_short |
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Química (PIBID): reflexões para a formação docente |
title_full |
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Química (PIBID): reflexões para a formação docente |
title_fullStr |
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Química (PIBID): reflexões para a formação docente |
title_full_unstemmed |
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Química (PIBID): reflexões para a formação docente |
title_sort |
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Química (PIBID): reflexões para a formação docente |
author |
Barbosa, Gisele Letícia dos Santos |
author_facet |
Barbosa, Gisele Letícia dos Santos Souza, Josefina Aparecida de Suart, Rita de Cássia |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Josefina Aparecida de Suart, Rita de Cássia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Gisele Letícia dos Santos Souza, Josefina Aparecida de Suart, Rita de Cássia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente PIBID Licenciatura Teacher training Initial academic studies Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) |
topic |
Formação docente PIBID Licenciatura Teacher training Initial academic studies Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) |
description |
PIBID is a program that aim pre service chemistry teaching. Their actions have been consolidated since it was implemented in 2008 and is reality in various institutions of higher education in Brazil. In view of the importance of this program nationwide, is analyzed in this paper the pre service chemistry motivation of a University in Minas Gerais to admission this program as well as their expectations with respect to the contribution that for teacher training. Semi-structured interviews were conducted with twelve participants during the second semester of 2013. The results show that although some undergraduates have started the course without understanding the true role of teaching, participation in PIBID appears to be contributing to a immersion of future teachers in professional practice as well, increasing their interest in follow the teaching career. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-18T03:28:42Z 2020-05-18T03:28:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARBOSA. G. L. S.; SOUZA, J. A. de; SUART, R. de C. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Química (PIBID): reflexões para a formação docente. Scientia Plena, [S.l.], v. 11, n. 9, p. 1-11, 2015. DOI: 10.14808/sci.plena.2015.097201. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40981 |
identifier_str_mv |
BARBOSA. G. L. S.; SOUZA, J. A. de; SUART, R. de C. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Química (PIBID): reflexões para a formação docente. Scientia Plena, [S.l.], v. 11, n. 9, p. 1-11, 2015. DOI: 10.14808/sci.plena.2015.097201. |
url |
http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/40981 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Scientia Plena reponame:Repositório Institucional da UFLA instname:Universidade Federal de Lavras (UFLA) instacron:UFLA |
instname_str |
Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
instacron_str |
UFLA |
institution |
UFLA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFLA |
collection |
Repositório Institucional da UFLA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFLA - Universidade Federal de Lavras (UFLA) |
repository.mail.fl_str_mv |
nivaldo@ufla.br || repositorio.biblioteca@ufla.br |
_version_ |
1815439298336391168 |