PRODUÇÃO DE GELEIA REAL POR ABELHAS AFRICANIZADAS EM MOSSORÓ, RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Daniel Santiago
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Paiva, Charle da Silva, Mendes, Alba Regina de Andrade, Batista, Jael Soares, Maracajá, Patrício Borges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1478
Resumo: Este trabalho foi realizado com o intuito de avaliar a produção de geleia real de abelhas africanizadas com a utilização de diferentes concentrações de água de coco no substrato-base das larvas. O experimento foi realizado durante o mês de agosto de 2010 na Fazenda Experimental da UFERSA, Mossoró-RN. Para produção da geleia real foi utilizado o método Doolittle, utilizando-se cúpulas de acrílico de cor laranja. Cada cúpula recebeu 300 µl de solução com geleia real (GR). Foram utilizadas 03 colmeias mini-recria modelo Ribeirão Preto. Os tratamentos testados constaram de solução de GR diluída em água de coco nas seguintes concentrações: 25% de GR; 50% de GR; e 75% de GR. Cada parcela foi composta de 20 cúpulas, sendo contabilizadas apenas as cúpulas com larvas aceitas pelas operárias para o cálculo das variáveis: PA - Percentual de aceitação de larvas; PL - Peso das larvas; PGR - Produção por cúpula de GR; GRT - Produção de Geleia Real total. Os dados foram analisados utilizando-se ANOVA em blocos casualizados com 03 repetições, e os tratamentos também foram comparadas por analise de regressão linear com o auxilio do software R versão 2.13.0. Verificou-se efeito significativo para a aceitação das larvas (P>0,01) e a variável produção de geleia real por tratamento (P>0,05), o peso das larvas, submetidos aos tratamentos, não mostrou efeito significativo. Houve influencia da concentração de substrato ofertado às larvas transferidas na aceitação das mesmas pelas operárias e na produção de geleia real. Conclui-se que o uso do substrato com geleia real influencia no índice de aceitação e sobrevivência das larvas e que o uso da água de coco na diluição da geleia real apresentou resultados satisfatórios.
id IFRN-3_e67cc0c2c786afb9007d9f9c412b559a
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/1478
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling PRODUÇÃO DE GELEIA REAL POR ABELHAS AFRICANIZADAS EM MOSSORÓ, RIO GRANDE DO NORTE, BRASILÁgua de cocoApis mellifera L.Geleia realRio Grande do NorteEste trabalho foi realizado com o intuito de avaliar a produção de geleia real de abelhas africanizadas com a utilização de diferentes concentrações de água de coco no substrato-base das larvas. O experimento foi realizado durante o mês de agosto de 2010 na Fazenda Experimental da UFERSA, Mossoró-RN. Para produção da geleia real foi utilizado o método Doolittle, utilizando-se cúpulas de acrílico de cor laranja. Cada cúpula recebeu 300 µl de solução com geleia real (GR). Foram utilizadas 03 colmeias mini-recria modelo Ribeirão Preto. Os tratamentos testados constaram de solução de GR diluída em água de coco nas seguintes concentrações: 25% de GR; 50% de GR; e 75% de GR. Cada parcela foi composta de 20 cúpulas, sendo contabilizadas apenas as cúpulas com larvas aceitas pelas operárias para o cálculo das variáveis: PA - Percentual de aceitação de larvas; PL - Peso das larvas; PGR - Produção por cúpula de GR; GRT - Produção de Geleia Real total. Os dados foram analisados utilizando-se ANOVA em blocos casualizados com 03 repetições, e os tratamentos também foram comparadas por analise de regressão linear com o auxilio do software R versão 2.13.0. Verificou-se efeito significativo para a aceitação das larvas (P>0,01) e a variável produção de geleia real por tratamento (P>0,05), o peso das larvas, submetidos aos tratamentos, não mostrou efeito significativo. Houve influencia da concentração de substrato ofertado às larvas transferidas na aceitação das mesmas pelas operárias e na produção de geleia real. Conclui-se que o uso do substrato com geleia real influencia no índice de aceitação e sobrevivência das larvas e que o uso da água de coco na diluição da geleia real apresentou resultados satisfatórios.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2015-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/147810.15628/holos.2015.1478HOLOS; v. 6 (2015); 77-891807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1478/1213Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Daniel SantiagoPaiva, Charle da SilvaMendes, Alba Regina de AndradeBatista, Jael SoaresMaracajá, Patrício Borges2022-05-01T20:24:47Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/1478Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:24:47Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv PRODUÇÃO DE GELEIA REAL POR ABELHAS AFRICANIZADAS EM MOSSORÓ, RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL
title PRODUÇÃO DE GELEIA REAL POR ABELHAS AFRICANIZADAS EM MOSSORÓ, RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL
spellingShingle PRODUÇÃO DE GELEIA REAL POR ABELHAS AFRICANIZADAS EM MOSSORÓ, RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL
Pereira, Daniel Santiago
Água de coco
Apis mellifera L.
Geleia real
Rio Grande do Norte
title_short PRODUÇÃO DE GELEIA REAL POR ABELHAS AFRICANIZADAS EM MOSSORÓ, RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL
title_full PRODUÇÃO DE GELEIA REAL POR ABELHAS AFRICANIZADAS EM MOSSORÓ, RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL
title_fullStr PRODUÇÃO DE GELEIA REAL POR ABELHAS AFRICANIZADAS EM MOSSORÓ, RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL
title_full_unstemmed PRODUÇÃO DE GELEIA REAL POR ABELHAS AFRICANIZADAS EM MOSSORÓ, RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL
title_sort PRODUÇÃO DE GELEIA REAL POR ABELHAS AFRICANIZADAS EM MOSSORÓ, RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL
author Pereira, Daniel Santiago
author_facet Pereira, Daniel Santiago
Paiva, Charle da Silva
Mendes, Alba Regina de Andrade
Batista, Jael Soares
Maracajá, Patrício Borges
author_role author
author2 Paiva, Charle da Silva
Mendes, Alba Regina de Andrade
Batista, Jael Soares
Maracajá, Patrício Borges
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Daniel Santiago
Paiva, Charle da Silva
Mendes, Alba Regina de Andrade
Batista, Jael Soares
Maracajá, Patrício Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Água de coco
Apis mellifera L.
Geleia real
Rio Grande do Norte
topic Água de coco
Apis mellifera L.
Geleia real
Rio Grande do Norte
description Este trabalho foi realizado com o intuito de avaliar a produção de geleia real de abelhas africanizadas com a utilização de diferentes concentrações de água de coco no substrato-base das larvas. O experimento foi realizado durante o mês de agosto de 2010 na Fazenda Experimental da UFERSA, Mossoró-RN. Para produção da geleia real foi utilizado o método Doolittle, utilizando-se cúpulas de acrílico de cor laranja. Cada cúpula recebeu 300 µl de solução com geleia real (GR). Foram utilizadas 03 colmeias mini-recria modelo Ribeirão Preto. Os tratamentos testados constaram de solução de GR diluída em água de coco nas seguintes concentrações: 25% de GR; 50% de GR; e 75% de GR. Cada parcela foi composta de 20 cúpulas, sendo contabilizadas apenas as cúpulas com larvas aceitas pelas operárias para o cálculo das variáveis: PA - Percentual de aceitação de larvas; PL - Peso das larvas; PGR - Produção por cúpula de GR; GRT - Produção de Geleia Real total. Os dados foram analisados utilizando-se ANOVA em blocos casualizados com 03 repetições, e os tratamentos também foram comparadas por analise de regressão linear com o auxilio do software R versão 2.13.0. Verificou-se efeito significativo para a aceitação das larvas (P>0,01) e a variável produção de geleia real por tratamento (P>0,05), o peso das larvas, submetidos aos tratamentos, não mostrou efeito significativo. Houve influencia da concentração de substrato ofertado às larvas transferidas na aceitação das mesmas pelas operárias e na produção de geleia real. Conclui-se que o uso do substrato com geleia real influencia no índice de aceitação e sobrevivência das larvas e que o uso da água de coco na diluição da geleia real apresentou resultados satisfatórios.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1478
10.15628/holos.2015.1478
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1478
identifier_str_mv 10.15628/holos.2015.1478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1478/1213
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 6 (2015); 77-89
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951619681845248