LIÇÕES APRENDIDAS DA EXPERIÊNCIA DOS DOCENTES NO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11614 |
Resumo: | Este trabalho busca compreender as lições aprendidas decorrentes da experiência vivenciada pelos docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no ensino remoto durante a pandemia da Covid 19. A coleta de dados foi realizada mediante entrevistas em profundidade por meio de roteiro de questões semiestruturadas e a análise foi baseada nos ciclos de codificação de Saldaña (2016). Os resultados identificaram aprendizados relacionados à necessidade de adaptação ao novo contexto; às estratégias de ensino; às lições decorrentes especificamente da nova experiência; à importância de se considerar a situação vivenciada e as novas demandas dos alunos; à preparação dos professores e ao conhecimento das funcionalidades das tecnologias adotadas. A relevância do estudo se fundamenta na sistematização dos aprendizados dos professores quanto ao ensino remoto visando subsidiar a tomada de decisão da gestão universitária bem como nortear e facilitar a preparação dos docentes para outras experiências semelhantes. |
id |
IFRN-3_ec30c68442d1c9ec7fef67e70dd7ebc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/11614 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
LIÇÕES APRENDIDAS DA EXPERIÊNCIA DOS DOCENTES NO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19Lições aprendidasensino remotoCovid 19ensino superiorprofessores universitários.Este trabalho busca compreender as lições aprendidas decorrentes da experiência vivenciada pelos docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no ensino remoto durante a pandemia da Covid 19. A coleta de dados foi realizada mediante entrevistas em profundidade por meio de roteiro de questões semiestruturadas e a análise foi baseada nos ciclos de codificação de Saldaña (2016). Os resultados identificaram aprendizados relacionados à necessidade de adaptação ao novo contexto; às estratégias de ensino; às lições decorrentes especificamente da nova experiência; à importância de se considerar a situação vivenciada e as novas demandas dos alunos; à preparação dos professores e ao conhecimento das funcionalidades das tecnologias adotadas. A relevância do estudo se fundamenta na sistematização dos aprendizados dos professores quanto ao ensino remoto visando subsidiar a tomada de decisão da gestão universitária bem como nortear e facilitar a preparação dos docentes para outras experiências semelhantes. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2021-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1161410.15628/holos.2021.11614HOLOS; v. 4 (2021); 1-251807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11614/pdfCopyright (c) 2021 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Jéssica Vivianne da Cunha Silva deRodrigues, Solange dos SantosRamos, Anatália Saraiva Martins2022-04-29T11:01:12Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/11614Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-04-29T11:01:12Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LIÇÕES APRENDIDAS DA EXPERIÊNCIA DOS DOCENTES NO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 |
title |
LIÇÕES APRENDIDAS DA EXPERIÊNCIA DOS DOCENTES NO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 |
spellingShingle |
LIÇÕES APRENDIDAS DA EXPERIÊNCIA DOS DOCENTES NO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 Brito, Jéssica Vivianne da Cunha Silva de Lições aprendidas ensino remoto Covid 19 ensino superior professores universitários. |
title_short |
LIÇÕES APRENDIDAS DA EXPERIÊNCIA DOS DOCENTES NO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 |
title_full |
LIÇÕES APRENDIDAS DA EXPERIÊNCIA DOS DOCENTES NO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 |
title_fullStr |
LIÇÕES APRENDIDAS DA EXPERIÊNCIA DOS DOCENTES NO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 |
title_full_unstemmed |
LIÇÕES APRENDIDAS DA EXPERIÊNCIA DOS DOCENTES NO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 |
title_sort |
LIÇÕES APRENDIDAS DA EXPERIÊNCIA DOS DOCENTES NO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 |
author |
Brito, Jéssica Vivianne da Cunha Silva de |
author_facet |
Brito, Jéssica Vivianne da Cunha Silva de Rodrigues, Solange dos Santos Ramos, Anatália Saraiva Martins |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Solange dos Santos Ramos, Anatália Saraiva Martins |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Jéssica Vivianne da Cunha Silva de Rodrigues, Solange dos Santos Ramos, Anatália Saraiva Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lições aprendidas ensino remoto Covid 19 ensino superior professores universitários. |
topic |
Lições aprendidas ensino remoto Covid 19 ensino superior professores universitários. |
description |
Este trabalho busca compreender as lições aprendidas decorrentes da experiência vivenciada pelos docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no ensino remoto durante a pandemia da Covid 19. A coleta de dados foi realizada mediante entrevistas em profundidade por meio de roteiro de questões semiestruturadas e a análise foi baseada nos ciclos de codificação de Saldaña (2016). Os resultados identificaram aprendizados relacionados à necessidade de adaptação ao novo contexto; às estratégias de ensino; às lições decorrentes especificamente da nova experiência; à importância de se considerar a situação vivenciada e as novas demandas dos alunos; à preparação dos professores e ao conhecimento das funcionalidades das tecnologias adotadas. A relevância do estudo se fundamenta na sistematização dos aprendizados dos professores quanto ao ensino remoto visando subsidiar a tomada de decisão da gestão universitária bem como nortear e facilitar a preparação dos docentes para outras experiências semelhantes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11614 10.15628/holos.2021.11614 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11614 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2021.11614 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11614/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 4 (2021); 1-25 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951625726885888 |