LIÇÕES APRENDIDAS DA EXPERIÊNCIA DOS DOCENTES NO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Jéssica Vivianne da Cunha Silva de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rodrigues, Solange dos Santos, Ramos, Anatália Saraiva Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11614
Resumo: Este trabalho busca compreender as lições aprendidas decorrentes da experiência vivenciada pelos docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no ensino remoto durante a pandemia da Covid 19. A coleta de dados foi realizada mediante entrevistas em profundidade por meio de roteiro de questões semiestruturadas e a análise foi baseada nos ciclos de codificação de Saldaña (2016). Os resultados identificaram aprendizados relacionados à necessidade de adaptação ao novo contexto; às estratégias de ensino; às lições decorrentes especificamente da nova experiência; à importância de se considerar a situação vivenciada e as novas demandas dos alunos; à preparação dos professores e ao conhecimento das funcionalidades das tecnologias adotadas. A relevância do estudo se fundamenta na sistematização dos aprendizados dos professores quanto ao ensino remoto visando subsidiar a tomada de decisão da gestão universitária bem como nortear e facilitar a preparação dos docentes para outras experiências semelhantes. 
id IFRN-3_ec30c68442d1c9ec7fef67e70dd7ebc5
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/11614
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling LIÇÕES APRENDIDAS DA EXPERIÊNCIA DOS DOCENTES NO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19Lições aprendidasensino remotoCovid 19ensino superiorprofessores universitários.Este trabalho busca compreender as lições aprendidas decorrentes da experiência vivenciada pelos docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no ensino remoto durante a pandemia da Covid 19. A coleta de dados foi realizada mediante entrevistas em profundidade por meio de roteiro de questões semiestruturadas e a análise foi baseada nos ciclos de codificação de Saldaña (2016). Os resultados identificaram aprendizados relacionados à necessidade de adaptação ao novo contexto; às estratégias de ensino; às lições decorrentes especificamente da nova experiência; à importância de se considerar a situação vivenciada e as novas demandas dos alunos; à preparação dos professores e ao conhecimento das funcionalidades das tecnologias adotadas. A relevância do estudo se fundamenta na sistematização dos aprendizados dos professores quanto ao ensino remoto visando subsidiar a tomada de decisão da gestão universitária bem como nortear e facilitar a preparação dos docentes para outras experiências semelhantes. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2021-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1161410.15628/holos.2021.11614HOLOS; v. 4 (2021); 1-251807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11614/pdfCopyright (c) 2021 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Jéssica Vivianne da Cunha Silva deRodrigues, Solange dos SantosRamos, Anatália Saraiva Martins2022-04-29T11:01:12Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/11614Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-04-29T11:01:12Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv LIÇÕES APRENDIDAS DA EXPERIÊNCIA DOS DOCENTES NO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
title LIÇÕES APRENDIDAS DA EXPERIÊNCIA DOS DOCENTES NO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
spellingShingle LIÇÕES APRENDIDAS DA EXPERIÊNCIA DOS DOCENTES NO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
Brito, Jéssica Vivianne da Cunha Silva de
Lições aprendidas
ensino remoto
Covid 19
ensino superior
professores universitários.
title_short LIÇÕES APRENDIDAS DA EXPERIÊNCIA DOS DOCENTES NO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
title_full LIÇÕES APRENDIDAS DA EXPERIÊNCIA DOS DOCENTES NO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
title_fullStr LIÇÕES APRENDIDAS DA EXPERIÊNCIA DOS DOCENTES NO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
title_full_unstemmed LIÇÕES APRENDIDAS DA EXPERIÊNCIA DOS DOCENTES NO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
title_sort LIÇÕES APRENDIDAS DA EXPERIÊNCIA DOS DOCENTES NO ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
author Brito, Jéssica Vivianne da Cunha Silva de
author_facet Brito, Jéssica Vivianne da Cunha Silva de
Rodrigues, Solange dos Santos
Ramos, Anatália Saraiva Martins
author_role author
author2 Rodrigues, Solange dos Santos
Ramos, Anatália Saraiva Martins
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Jéssica Vivianne da Cunha Silva de
Rodrigues, Solange dos Santos
Ramos, Anatália Saraiva Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Lições aprendidas
ensino remoto
Covid 19
ensino superior
professores universitários.
topic Lições aprendidas
ensino remoto
Covid 19
ensino superior
professores universitários.
description Este trabalho busca compreender as lições aprendidas decorrentes da experiência vivenciada pelos docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no ensino remoto durante a pandemia da Covid 19. A coleta de dados foi realizada mediante entrevistas em profundidade por meio de roteiro de questões semiestruturadas e a análise foi baseada nos ciclos de codificação de Saldaña (2016). Os resultados identificaram aprendizados relacionados à necessidade de adaptação ao novo contexto; às estratégias de ensino; às lições decorrentes especificamente da nova experiência; à importância de se considerar a situação vivenciada e as novas demandas dos alunos; à preparação dos professores e ao conhecimento das funcionalidades das tecnologias adotadas. A relevância do estudo se fundamenta na sistematização dos aprendizados dos professores quanto ao ensino remoto visando subsidiar a tomada de decisão da gestão universitária bem como nortear e facilitar a preparação dos docentes para outras experiências semelhantes. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11614
10.15628/holos.2021.11614
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11614
identifier_str_mv 10.15628/holos.2021.11614
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11614/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 4 (2021); 1-25
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951625726885888