Problematização da experiência e cuidado parrésico nos processos educativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6849 |
Resumo: | O presente artigo discute a utilização da parrésia, ferramenta conceitual explorada por Michel Foucault em seu pensamento tardio, como indutor e catalisador ético da problematização da experiência, de modo a propiciar e acelerar a ethopoiésis do educando em um mundo plural e sem absolutos. |
id |
IFRN-3_ed265d4226993d418d8156c3106a81db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/6849 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
Problematização da experiência e cuidado parrésico nos processos educativosFilosofia da EducaçãoSistemas pedagógicosParrésiaProblematização da experiênciaO presente artigo discute a utilização da parrésia, ferramenta conceitual explorada por Michel Foucault em seu pensamento tardio, como indutor e catalisador ético da problematização da experiência, de modo a propiciar e acelerar a ethopoiésis do educando em um mundo plural e sem absolutos.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/684910.15628/holos.2018.6849HOLOS; v. 2 (2018); 415-4231807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6849/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, IbrahimLima, Walter Matias2022-05-01T19:31:48Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/6849Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:31:48Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Problematização da experiência e cuidado parrésico nos processos educativos |
title |
Problematização da experiência e cuidado parrésico nos processos educativos |
spellingShingle |
Problematização da experiência e cuidado parrésico nos processos educativos Campos, Ibrahim Filosofia da Educação Sistemas pedagógicos Parrésia Problematização da experiência |
title_short |
Problematização da experiência e cuidado parrésico nos processos educativos |
title_full |
Problematização da experiência e cuidado parrésico nos processos educativos |
title_fullStr |
Problematização da experiência e cuidado parrésico nos processos educativos |
title_full_unstemmed |
Problematização da experiência e cuidado parrésico nos processos educativos |
title_sort |
Problematização da experiência e cuidado parrésico nos processos educativos |
author |
Campos, Ibrahim |
author_facet |
Campos, Ibrahim Lima, Walter Matias |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Walter Matias |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Ibrahim Lima, Walter Matias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia da Educação Sistemas pedagógicos Parrésia Problematização da experiência |
topic |
Filosofia da Educação Sistemas pedagógicos Parrésia Problematização da experiência |
description |
O presente artigo discute a utilização da parrésia, ferramenta conceitual explorada por Michel Foucault em seu pensamento tardio, como indutor e catalisador ético da problematização da experiência, de modo a propiciar e acelerar a ethopoiésis do educando em um mundo plural e sem absolutos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6849 10.15628/holos.2018.6849 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6849 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2018.6849 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6849/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 2 (2018); 415-423 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951624148779008 |