ANÁLISE DO PERFIL DOS APRENDIZES E SERVIDORES DA ESCOLA DE ARTÍFICES DE NATAL (1909-1937)
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7127 |
Resumo: | A análise do perfil de discentes e servidores que compuseram a Escola de Aprendizes e Artífices em Natal, entre os anos de 1909 e 1937, é parte de uma pesquisa mais ampla, realizada em programa de doutoramento, que foi desenvolvida a partir de projetos de pesquisa contemplados com bolsa pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus São Gonçalo do Amarante. Tem como objetivo construir um perfil socioeconômico dos aprendizes que ingressaram na Escola no referido período, de modo a entender, entre outros aspectos, as razões para um elevado índice de evasão na instituição, bem como os mecanismos de disciplina usados no espaço escolar. Já em relação aos servidores, objetivou-se saber, entre outras questões, se havia um perfil específico desejado para esses profissionais, bem como se fatores políticos eram considerados para sua nomeação. Em busca das respostas aos questionamentos propostos, exploramos, entre outras fontes, livros de matrícula, diários de classe e termos de posse. Com isso conseguiu-se mapear mais de 1.400 registros de alunos e mais de 60 servidores, durante o período pesquisado. |
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ANÁLISE DO PERFIL DOS APRENDIZES E SERVIDORES DA ESCOLA DE ARTÍFICES DE NATAL (1909-1937)Ensino IndustrialDisciplinaAprendizesServidoresA análise do perfil de discentes e servidores que compuseram a Escola de Aprendizes e Artífices em Natal, entre os anos de 1909 e 1937, é parte de uma pesquisa mais ampla, realizada em programa de doutoramento, que foi desenvolvida a partir de projetos de pesquisa contemplados com bolsa pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus São Gonçalo do Amarante. Tem como objetivo construir um perfil socioeconômico dos aprendizes que ingressaram na Escola no referido período, de modo a entender, entre outros aspectos, as razões para um elevado índice de evasão na instituição, bem como os mecanismos de disciplina usados no espaço escolar. Já em relação aos servidores, objetivou-se saber, entre outras questões, se havia um perfil específico desejado para esses profissionais, bem como se fatores políticos eram considerados para sua nomeação. Em busca das respostas aos questionamentos propostos, exploramos, entre outras fontes, livros de matrícula, diários de classe e termos de posse. Com isso conseguiu-se mapear mais de 1.400 registros de alunos e mais de 60 servidores, durante o período pesquisado.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/712710.15628/holos.2020.7127HOLOS; v. 1 (2020); 1-221807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7127/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarinho Brandão Santos, RenatoGuedes da Silva, Jennefer Larissa2022-05-01T19:17:26Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/7127Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:17:26Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
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